02/06/2018

What´s your name? Leite Glória


O Gordini foi lançado no Brasil em 1962, na época era produzido no Brasil sobre licença da Renault pela Willys Overland, em São Bernardo do Campo. O carro foi lançado como um sucessor melhorado Dauphine, veio com câmbio de 4 marchas e motor melhorado, que apesar dos mesmos 845 cc rendia 40 CV ao invés dos 31 CV do Dauphine. 
A performance foi bastante elogiada, afinal o Gordini acelerava de 0 a 100 km/h em 28,7 segundos (uia!) e atingia 125 km/h de máxima, já o consumo era de 8,3 km/l na cidade. 
Por fim, apesar do espaço interno não ser dos maiores, apenas 4 metros de comprimento e 1,44 metro de altura, o conjunto foi bem avaliado pela imprensa e enchia a fábrica de otimismo com as vendas do novo modelo.
Sucesso garantido? #sqn...
Tudo porque o Gordini acabou ganhando um apelido inconveniente, que prejudicou bastante sua imagem no mercado: LEITE GLÓRIA!!
De onde vem isso? 
O apelido foi herdado de uma campanha publicitária da época de leite em pó, onde o fabricante do leite exaltava que o seu produto "desmanchava sem bater"!
A associação do leite com o Gordini veio por causa de muitas críticas com a suspensão, mal adaptada as nossas ruas esburacadas, e com a temperatura, que subia tanto que transformava a água do radiador em vapor.
Na verdade, o carro acabou ganhando outros apelidos igualmente ruins, alguns chamavam de “modess” (absorvente feminino) porque era para ser usado uma vez e depois jogado fora, a suspensão (tão criticada) foi denominada pela fábrica como “Aerostable”, mas passou a ser chamada popularmente de "aerocapotable". 
Duro fazer sucesso desse jeito...
Em outubro de 1964, a Willys promoveu um teste de resistência com pilotos famosos para melhorar a fama do modelo (boa história para outro post), mas não teve muito jeito de melhorar a reputação do carrinho.😌
O fato é que o Gordini tinha mesmo tudo para dar certo, as tais falhas de projeto poderiam ter sido facilmente resolvidas em testes de durabilidade, mas inúmeros problemas e a má fama ficou cristalizada e suas vendas ficaram muito prejudicadas. 
O carro saiu de linha em 1968.
O teste de resistência de 1964, certamente assunto para outro post.

Um comentário:

ellmond4144 disse...

O Gordini Fez reír muito gente, seu apelativo de leíte gloria,lembro desses tempos velhos.