Na década de 1960 o governo brasileiro lançou um programa para impulsionar as vendas de carros 0 KM, em especial para classes mais baixas da população. Esta iniciativa lembrava vagamente um programa lançado na Alemanha, nos anos 1930, para criar carros populares e que deu origem a vários modelos econômicos, entre eles o fusca.
Aqui foi criada uma linha especial de financiamento da Caixa Econômica Federal com regras especificas para enquadrar os modelos populares, o pagamento poderia ser em até 48 meses com juro de 1% ao mês.
Vários fabricantes nacionais
aderiram ao programa lançando versões simples dos seus modelos adequados a
faixa de preço, a Willys ofereceu o Gordini, a Vemag com versões do DKW e do
Simca e a VW veio com um Fusca bem espartano, que ficou popularmente conhecido como "pé
de boi" 🐮.
O carro praticamente era
motor e pneus, com o mínimo de "supérfluos";
Mecânica: motor 1.200 cm3 de 36 CV, sistema elétrico de 6 volts e escapamento com apenas uma saída.
Forração: A Interma era mínima, porta-malas sem forração e vidros mais
finos, o barulho do motor era infernal.
Cores: poderia ser escolhida livremente, desde que
fosse Azul Pastel ou Cinza Pérola. 😅
Acabamento: Maçaneta da tampa do motor sem chave, não tinha
esguicho para limpar o para-brisas, não tinha retrovisor externo, não tinha
setas direcionais e nenhum cromado.
Peso: Caindo de 730 kg parra 670kg, 60 quilos menos da versão
"normal"
Mas,
de onde veio o "pé de boi"?
No
popular "pé de boi" era um apelido usado para definir um
trabalhador braçal, simples e com pouca qualificação, mas capaz de encarar qualquer tipo
de serviço pesado sem reclamar.
Logo, houve uma associação natural do apelido com este modelo do Fusca, afinal já o fusca já tinha fama de encarrar qualquer desafio, além da nova versão
ser muito mais simples.
Com
o peso aliviado o carro ficou mesmo mais ágil, mas perdeu o mínimo conforto que já tinha. Mesmo com preço reduzido de R$4,8
milhões de cruzeiros para R$4 milhões de cruzeiros, só foram vendidos vendeu cerca de 3.000
unidades do pé de boi entre 1965 e 1966, quando a VW parou a produção deste modelo.
Na verdade, o programa do governo como um todo não ajudou muito mercado de
automóveis (novidade!!), apenas em alguns nichos do mercado como dos táxis foi notada um aumento considerável nas vendas.