Já fazia algum tempo que não postamos posters promocionais das mais tradicionais e legais corridas do mundo.
Agora vamos de Rallye Monte Carlo, teve a primeira edição disputada em 1911 quase que sem interrupções (exceto 1913 a 1923, 1940 a 1948, 1957 e 1974), temos a impressão que é o Rallye mais antigo do mundo, precisamos pesquisar.
Além do rallye oficial válido pelo WRC existe uma versão só para carros históricos, o "Rallye Monte Carlo Historique" que vem sendo disputado desde 1998 (acho que deve ser mais legal do que a prova do WRC)...
Vamos começar uma lista de posts com algumas propaganda memoráveis, a primeira é a campanha da Honda de 1984 chamada "monotonia", vencedora de muitos prêmios em 1984 e 1985.
Na opinião deste blog uma das mais engraçadas e originais...
Já falamos sobre a origem do apelido 7 Galo e do Ford Bigode, agora qual a relação entre uma pick-up e uma miss? Muito maior do que você pensa!
A Chevrolet 3100 fabricada entre 1955 e 1957 ficou famosa mais pelo seu apelido do que por suas qualidade mecânicas, a "homenagem" é referência a uma das mais belas mulheres do mundo na época; a miss brasileira Martha Rocha (neste caso com "H" no nome).
Ainda não entendeu?
Em julho de 1954 a lindíssima Martha Rocha, aos 18 anos, representava o Brasil no concurso de Miss Universo em Long Beach, na época o concurso tinha muito mais prestígio do que atualmente.
Todas as pesquisas já a consideravam vencedora, mas Martha Rocha ficou em segundo lugar, perdendo para a americana Miriam Stevenson (onde foi o concurso mesmo?).
Foi divulgado um história que Martha Rocha só ficou em 2º lugar porque seu quadril era "2 polegadas" maior que da vencedora, na verdade, isso foi uma invenção do jornalista João Martins da revista "O Cruzeiro" para consolar o orgulho ferido do brasileiro.
Caramba, vejam só, o "pachequismo" vem de muito tempo atrás!
A referência com a nova Pick-up da GM tem algumas versões; da comparação com o modelo anterior, da nova carroceira muito mais elegante, da nova caçamba cheia de curvas e a distância entre eixos que era "algumas polegadas" maior.
O fato é que Martha Rocha tornou-se uma celebridade de muito famosa e o apelido grudou na pick-up, até os dias de hoje.
Não sei se a relação com a miss é justa ou se o apelido ajudou a vender mais pick-ups, só sei que se esta história ocorresse hoje em dia teria um monte de gente reclamando de sexismo e outro monte de gente fazendo "memes" na internet.
Após
contarmos a história de Nikolaus Otto, vamos dar uma olhada mais a
fundo sobre a sua grande criação.
Voltando um pouco na história do desenvolvimento dos motores de combustão
interna, os
primeiros motores utilizavam gases naturais (como
carvão) como combustível, eram muito barulhentos, pouco confiáveis e
eficientes, em 1820 o reverendo W. Cecil apresentou o que é considerado como o
primeiro modelo realmente funcional à Sociedade Filosófica de Cambridge, na
Inglaterra.
Depois,
em 1838, o inglês William Barnett patenteou um motor a gás que comprimia uma
mistura de combustível e ar, o protótipo tinha um único cilindro e êmbolo.
O
francês Jean Joseph Ëtienne Lenoir apresentou o seu modelo em 1860 empregando
gás de iluminação de rua como combustível. Ainda era um motor monocilíndrico,
mas introduzia um sistema de ignição com acumulador elétrico, este sistema foi
muito usado para energizar máquinas têxteis, tornos hidráulicos e bombas de
água.
Motor de Lenoir
Apenas
2 anos mais tarde, em 1862, um outro inventor francês, Beau de Roche,
desenvolveu a teoria de um motor de quatro tempos, Roche não chegou a construir
um protótipo, mas a base deste trabalho é a mesma que foi utilizada por
Nikolaus Otto para criar o motor de 4 tempos de combustão. Foi justamente este
argumento que foi utilizado por competidores de Otto para quebrar a patente dos
seus motores, como citamos neste post.
Em
1867, Nikolaus August Otto e Eugen Langen construíram de fato o primeiro motor
eficiente movido a gás, com quatro tempos de combustão. As patentes dos motores
de 2 tempos e 4 tempos foram registradas em 1876 nos EUA.
A
ideia básica de Otto foi construir um mecanismo, semelhante aos conjuntos
mecânicos de pedal e manivela utilizados em serviços braçais e nas bicicletas,
por onde uma mistura de ar e combustível pudesse explodir gerando força e
movimento. Esse mecanismo passava por 4 ciclos, ou etapas, distintas, daí o
nome como ficou conhecido o motor de combustão interna ciclo Otto ou
motor de 4 tempos.
O
motor de Otto apresentava inúmeras vantagens se comparado aos motores movidos a
vapor; baixo peso porque dispensava um reservatório de água para ser aquecida,
carregava uma quantidade menor de combustível (gás, benzeno ou gasolina) porque
não era necessário gerar vapor utilizando lenha ou carvão, além disso o motor também
consumia uma quantidade menor de combustível, se comparado aos modelos a vapor.
A
potência dos motores de combustão interna também se desatacava, porque a
explosão do combustível gerava um poder térmico e um deslocamento de gases muito mais eficiente. O curioso é que na época a gasolina era considerada um
subproduto do petróleo e jogada fora!
Os
4 ciclos, ou tempos, de funcionamento do motor são;
1
– Admissão: As válvulas de admissão são abertas e as válvulas de escape
fechadas, assim através do coletor de admissão a mistura ar e combustível entra na câmera de combustão dos cilindros.
2
– Compressão: Com as válvulas de admissão e escapamentos fechadas, a mistura é comprimida através do
movimento ascendente dos pistões.
3
– Combustão: A mistura comprimida é detonada através da ação de uma centelha
(faísca) produzida pela vela de ignição. É gerada uma explosão produzindo uma
expansão dos gases que então empurram o pistão para baixo, produzindo o
movimento.
4
– Escape: As válvulas de admissão são fechadas e as válvulas de escapamentos
abertas, ocorre a exaustão dos gases resultantes da explosão através dos
coletores de escapamento.
Tão
simples e tão genial, como deve ser os grandes avanços da tecnologia.