22/07/2020

Carros Feios (Parte 6)

Mais 3 exemplos de projetos lindos... pelo menos na opinião da mãe dos projetistas (que sempre adoram os projetos dos filhotes).
Tata mostra utilitários mais baratos do mundo - Jornal do Carro ...
16) Tata MAGIC IRIS: O Iris apareceu ao mundo no Salão do Automóvel de Nova Deli em 2010, mais uma "obra de arte" da Tata.
A ideia era ser a "minivan mais barata do mundo", de fato talvez esse fosse a única opção de marketing possível, pois o Iris usava um motor de 611cc e 11 cavalos, sim isso mesmo, que levava o carro a incríveis 55 km/h de velocidade final.
Ah, nesse caso feiura é genética, o Tata Magic Iris é montado sobre a plataforma do indefectível Tata Nano.

Nissan Juke - Wikipedia
17) Nissan JUKE: O Juke foi projetado na Nissan Design Europe em Londres e refinado no Design Center da Nissan no Japão, muita gente envolvido para fazer um carro lindo destes?
Foi produzido entre 2010 e 2019 nas plantas do Japão (Yokosuka), Reino Unido (Sunderland) e na Indonésia (Purwakarta), e vendido em praticamente no mundo inteiro; Japão, Europa, Estados Unidos, China, Nova Zelândia e até no Chile. 
Pelo menos, do ponto de vista comercial, não dá para dizer que não teve sucesso.
Curiosamente, em agosto de 2013 a Nissan lançou um comercial do Juke com os Stormtroopers da Star Wars, até que o visual do carro fica bem com o Darth Vader.
Longa Duração: Toyota Prius continua suave como carro novo após ...
18) Toyota Prius: Bem conhecido aqui no Brasil, o Toyota Prius foi um dos primeiros carros híbridos, movido a gasolina e eletricidade, a marcar presença de verdade no mercado mundial.
A primeira geração foi lançada no mercado japonês em 1997, em 2001 foi lançado em outros mercados mundiais. A segunda geração do Prius foi lançada em 2004 e a terceira em 2009, depois veio a quarta geração no mercado japonês em dezembro de 2015 e na Europa e na América do Norte ao início de 2016.
Vendido 90 países e regiões já atingiu 5,7 milhões de unidades em 2016, certamente pelo seu apelo tecnológico moderno e alta eficiência, economia de combustível de 21,1 km/l e emite 44% menos gás carbônico.
Já imaginaram se fosse bonito?

20/07/2020

Reclaimed Rust

Gostamos de rock, gostamos de carros e gostamos de roqueiros que gostam de carros, neste aspecto parece que o James Hetfield não está brincando em serviço (já falamos um pouco dele neste post)!
Pois bem, eis que nosso amigo James resolveu exibir algumas de suas obras de arte no Petersen Museum em LA numa exibição chamada "Reclaimed Rust" que começou em fevereiro de 2020 e deveria ir até outubro de 2020, mas devido aos tempos malucos que vivemos foi prolongada até 28 de março de 2021... 
Quer sabe mais? Aqui e aqui tem muita informação e fotos destas maravilhas, só falta programar a viagem para LA para conhecer...

Lincoln Zephyr 1937 "Voodoo Priest"

Auburn Roadster 1936 “Slow Burn”
Packard 1934 "Aquarius"
Ford 1936 “Iron Fist”

Ford F-100 1956 “Str8edge”

Jaguar Mk4 1948 "Black Pearl"

Buick Skylark 1953 "Skyscraper"
Ford 1937 "Crimson Ghost"
  
Lincoln Continental 1961

07/07/2020

What´s your nickname? VESGO

Foto 5: O escocês Jackie Stewart, tricampeão de F1, grande adversário de Emerson Fittipaldi, era conhecido como o "Vesgo" por um quase imperceptível estrabismo.Foto: Divulgação/Pilotos
Imaginem se não tivesse nada na visão?!?!?
Um apelido desse tipo para um piloto até parece "desrespeitoso", mas considerando o nível do piloto até ficou simpático.
Falamos, simplesmente, do escocês John Young Stewart (Milton, West Dunbartonshire, 11 de junho de 1939) ou, simplesmente, Jackie Stewart!
Tricampeão mundial de F1 (1969, 1971 e 1973) e 27 vitórias de GP, entre outras coisas...
Uma verdadeira lenda das pistas, o apelido de Sir Jackie Stewart vem de um,  quase imperceptível, estrabismo (também é conhecido por outro apelido: "The Flying Scot").

17/06/2020

Cooper Car Company (Parte 1)

Em dezembro de 1947 numa pequena garagem em Surbiton, Surrey, Inglaterra, três mecânicos decidiram começar a construir carros de corrida. Eles eram Charles Cooper, seu filho John e o seu amigo de infância Eric Brandon...
Será que naquele momento eles imaginavam o que estavam criando?
Cooper Car Company foi a equipe que dominou a F1 no final dos anos 1950 e inicio de 1960, além de vencerem muitas corridas de Rally.
A primeira criação da equipe foi o "Cooper 500", um chassis para a F3 utilizando motores de motocicleta de 500cc (JAP Prestwich), na estrutura, por falta de materiais após a WWII, foram utilizados dois front-ends antigos do Fiat Topolino.
Seguramente, o que diferenciou a equipe de John Cooper foi instalar o motor atrás do piloto, apesar que inicialmente foi uma escolha definida por motivos práticos e não técnicos, pois estavam usando um motor de motocicleta com transmissão por corrente, então era mais conveniente coloca-lo na traseira.
Cooper 500
Logo, a Cooper tornou-se o maior fabricante de carros de corrida na época, até o final dos anos 1950 estima-se terem construído por volta de 300 carros, dominando em especial a F3 onde venceram 64 das 78 grandes corridas entre 1951 e 1954. 
Este sucesso os encorajou a encarar categorias maiores, modificando um chassi 500 foi lançado o T12 para a F1. O primeiro bom resultado foi a classificação de Harry Schell no GP de Mônaco de 1950, era a primeira aparição de um carro de motor traseiro num GP desde os Auto-Union de antes da WWII.
Em 1952 foi apresentado o Cooper Bristol de F2, desta vez com motor dianteiro e  conduzido por pilotos do nível de Juan Manuel Fangio e Mike Hawthorn. O sucesso na F2 ajudou a aumentar a reputação da empresa (lembrando que o regulamento de F2 na época também regia as corridas de GP).
Para 1955 a Cooper voltou a criar um carro com motor traseiro para a F2, ainda baseado no Cooper 500, mas agora utilizando motores Coventry Climax modificados de bombas de incêndio, dai o apelido "Bobtails". 
Cooper T51
Projetado por Owen Maddock (conhecido como "Barba") e Charles Cooper (conhecido como "Bigode"), eles finalmente constataram que o centro de gravidade mais próximo do meio diminuía os problemas relacionados a rotações e deixava o projeto muito mais eficaz.
Em 1957 Jack Brabham conseguiu o sexto lugar no GP de Mônaco, em 1958 Stirling Moss venceu o GP da Argentina com um Cooper da equipe de Rob Walker e Maurice Trintignant venceu o GP de Mônaco, consolidando a revolução do motor traseiro na F1.
O ápice para a equipe Cooper veio em 1959 com Jack Brabham e a equipe vencendo os campeonatos de construtores e de pilotos, aliás, os primeiros a triunfar na F1 com um carro com motor traseiro após a WWII. 

E o melhor, o mesmo piloto e equipe repetiram a façanha em 1960!
Entre 1960 e 1963 a Fórmula Junior também foi amplamente dominada pela Cooper com os modelos T52, T56, T59 e T67, neste período um "certo" Ken Tyrrell iniciava sua carreira e criou uma equipe de muito sucesso, tendo John Love e Tony Maggs como pilotos. 
Jack Brabham em 1960
O design "diferente e engraçado" vindo da Europa chegou a ser ridicularizado pelas outras equipes americanas, mas após largar em terceiro e terminar em nono os adversários se renderam a revolução do motor traseiro nos Estados Unidos (Lembrando que Jim Clark, com um Lotus, foi o primeiro a vencer a Indy 500 com um carro de motor traseiro em 1965).
Voltando ao campeonato de F1, as demais equipes logo começaram a fabricar carros com motor traseiro e o diferencial da Cooper foi sendo superado por equipes mais estruturadas como Lotus, BRM e Ferrari. 
Para piorar a situação da BRM, em 1963 John Cooper ficou gravemente ferido em um acidente de avião e teve que se afastar e, no ano seguinte, o criador da equipe Charles Cooper que já vinha doente a algum tempo acabou falecendo...
Neste cenário, difícil, John Cooper acabou decidindo vender a equipe de F1 no final do ano de 1964...