08/04/2014

Morgan Car Company

Uma das coisas que me fazem dar valor para carros antigos é que eles pertencem a um tempo onde as coisas eram feitas com mais paixão e arte, em alguns casos. Como muitas pessoas eu nunca fui muito entusiasmado pelo estilo dos carros da Morgan, mas depois que eu soube como são produzidos, com paixão e arte, aumentou muito o meu respeito por esta empresa e seus carros.
A Morgan Motor Company é uma fabricante de automóveis britânica, localizada em Malvern Link na região de Malvern (Worcestershire), atualmente emprega menos de 200 pessoas que produzem em média 600 carros por ano.
A empresa foi fundada em 1910 por Henry Frederick Stanley Morgan, também conhecido por "HFS" e foi dirigida por ele até a sua morte aos 77 anos em 1959. Seu filho Peter Morgan assumiu a companhia até pouco antes da sua morte em 2003, atualmente a companhia é administrada pela terceira geração da família, Charles Morgan, filho de Peter Morgan.
Os primeiros veículos produzidos eram de apenas três rodas, com modelos de dois ou quatro lugares. Conhecidos como “Three-Wheelers” (triciclos) fizeram sucesso e se tornaram o ícone da montadora. Somente em 1936 foi produzido pela Morgan seu primeiro veículo com 4 rodas, foi chamado de Morgan 4/4 por ter quatro rodas e quatro cilindros e está em produção até hoje.
Todo o processo produtivo de carrocerias e chassis é artesanal, utilizando como matéria prima madeira e chapas metálicas cortadas e moldadas pelos trabalhadores, ou artesões que é o termo mais apropriado.  Além de mecânicos e pintores, soa estranho para uma montadora, mas são os marceneiros os grandes responsáveis pela fabricação dos carros. 
Todos os carros são produzidos e montados manualmente, o que garante que nenhum carro seja igual ao outro. A lista de espera varia de aproximadamente de um a dois anos, embora no passado tenha chegado há dez anos!
Um modelo básico pode sair por U$44.000, porém alguns modelos de topo podem sair por até U$300.000. Na fábrica existe um centro de visitação e um museu, a comemoração dos 100 anos de existência foi muito especial para a Morgan, ocasião em que receberam milhares de visitantes e fãs. 
Para marcar o centenário foi lançado o novo modelo AERO, chamado de AERO Super Sport, que resgata o nome dado ao modelo de alto desempenho de 1930.
Vale fazer uma visita ao site oficial da empresa (www.morgan-motor.co.uk), além dos modelos em detalhes toda a história da companhia é apresentada em fatos e fotos. 
Abaixo, algumas fotos mostram um pouco do processo produtivo do AERO e do 4/4, fica fácil de saber porque esta empresa é tão admirável no meio de tantas outras cada vez mais superficiais e sem graça. 

Nenhum comentário: