Dizem que a diferença entre ser um piloto e um jogador (futebol, vôlei, basquete, etc) é que para ser jogador é necessário ter apenas uma bola. Ok, Isso é uma verdade! Então nesta linha de raciocínio para ser competidor do Touristy Trophy (TT) em Man Isle é preciso ter três bolas!!!!! No final do post você vai concordar...
O “Isle of Man Tourist Trophy Race” é uma corrida é realizada em formato contra relógio em vias públicas, especialmente fechadas e preparadas para a corrida, ocorre tradicionalmente entre a última semana do mês de maio e a primeira semana de Junho. O traçado mudou ao longo do tempo, mas continua sendo um evento muito perigoso onde mais de 240 pilotos morreram em mais de 100 anos de competição.
A história inicia em 1903 com as proibições para correr em estradas da Grã-Bretanha, graças a uma lei do Parlamento que definiu o limite de velocidade em incríveis 20 mph! Em 1904 foi estabelecida uma medida conciliatória e foi permitido estabelecer um circuito aberto de 52,15 milhas na Ilha de Man, ainda hoje conhecido como "Highlands", para corridas de carros. O primeiro vencedor foi Clifford Earl (Napier) em 7 horas 26,5 minutos para 5 voltas (255,5 quilômetros).
No ano seguinte decidiu-se executar uma corrida para motocicletas, mas um acidente de Ramsey Hairpin, um dos favoritos, e da incapacidade das motos para subir as montanhas forçou os organizadores a mudar para um traçado para 25 milhas, que deu origem ao conhecido “Snaefell Mountain”, o vencedor após 5 voltas (125 milhas) foi J.S. Campbell (Ariel) em “inacreditáveis” 4 horas, 9 minutos e 36 segundos a uma velocidade média de 30,04 mph.
O primeiro “Isle of Man TT Race” ocorre em 1907, o vencedor da categoria monocilindro foi Charlie Collier a uma velocidade média de 38,21 mph e o vencedor da classe de dois cilindros foi Rem Fowler em uma moto Norton (primeira vitória da marca) a uma velocidade média de 36,21 mph. O TT de 1914 foi o último antes da Primeira Guerra Mundial e outro evento só ocorreu em 1920. Nesta década as condições da estrada começaram a melhorar e com isso também os recordes de velocidade, o recorde de volta de 1920 foi 55,62 mph e até nova pausa por conta da 2º. Guerra Mundial os recordes chegaram a mais de 90 mph por volta. A edição de 1923 viu a introdução da primeira corrida de “sidecar” vencida por Freddie Dixon e Walter Perry e na categoria JR. (350cc) Stanley Woods conseguiu a primeira de suas dez vitórias TT.
Após uma pausa de oito anos, o Isle of Man TT voltou em 1947, o evento fez parte do campeonato mundial da FIM no período de 1949-1976, antes do GP oficial ser transferido para o Reino Unido por preocupações de segurança. Em 1949 o TT se tornou um ícone para o Campeonato do Mundo de Motociclismo e esse status trouxe a nata dos pilotos como Carlo Ubbiali, Tarquinio Provini, Geoff Duke, Bob McIntyre, Bill Lomas e Ken Kavanagh, também marcou o notável surgimento de fabricantes italianos como Mondial, MV Augusta e Gilera. Em 1957, o escocês Bob McIntyre tornou-se o primeiro piloto atingir 100 mph em uma volta do circuito “Snaeffel Mountain”.
Os anos sessenta e início dos anos sessenta são conhecidos como a era de ouro do TT, pilotos como John Surtees, Mike Hailwood, Giacomo Agostini, Phil Read e Jim Redman competiam regularmente. Entre 1965 e 1972 Agostini conseguiu 11 vitórias, enquanto em 1967 Hailwood estabeleceu um novo recorde de volta em 108,77 mph que durou por mais de 11 anos. Foi nesta época que tivemos a primeira aparição de uma empresa japonesa novata, uma tal Honda. A batalha entre Giacomo Agostini (MV Agusta) e Mike Hailwood (Honda) em 1967 é considerada por muitos como a maior da historia da corrida.
A partir do final dos anos setenta o TT começou a seguir uma trilha própria, se distanciando (pilotos, regulamento, motos) dos mundiais de velocidade. Nesta época começaram a surgir talentos como do lendário Joey Dunlop.
Os anos oitenta foram dominados por Dunlop, ele cravou 115 mph em uma volta em 1980, e em 1983 ganhou o primeiro de seis torneios consecutivos Fórmula TT de Honda.
Em 1992 foi também o ano em Joey Dunlop igualou o recorde de Mike Hailwood de 14 vitórias do TT ao vencer em sua Honda 125cc. Em 1992 também tivemos a chegada do Campeão Mundial de Superbike Carl Fogarty, que travou corridas épicas com Steve Hislop.
Aos 48 anos, Joey Dunlop registrou seu 26 º e último triunfo no TT. Apenas em 2001 o TT foi cancelado (terceira vez) por preocupações sobre uma epidemia de febre aftosa no Reino Unido. A edição de 2004 foi marcada pelo um “hat-trick” de vitórias de John McGuinness, que em 2003 já havia chegado a velocidades médias de 129,4 mph!
Em 2007 marcou o centenário do Isle of Man TT e contou com uma encenação especial com motos da época realizada ao lado de Tynwald Hill, McGuinness conseguiu a sua 15 º vitória TT em 2009 na categoria Superbike e em 2010 bateu o recorde de volta a 131,578 mph.
Lista dos maiores vencedores, em todas as categorias, da história do TT até a edição de 2013;
- Pilotos: Joey Dunlop com 26 vitórias (78 participações), John McGuiness com 21 vitórias, Mike Hailwood com 14 vitórias (34 participações), Steve Hislop com 11 vitórias (26 participações), Giacomo Agostini com 10 vitórias (16 participações), Phill Read com 8 vitórias (33 participações) e John Surtees com 6 vitórias (11 participações)
- Marcas: Honda com 111 vitórias; Yamaha com 105 vitórias; Norton com 43 vitórias; MV Agusta com 34 vitórias; BMW com 30 vitórias e Suzuki com 28 vitórias.
Um comentário:
gostei dessa publicação.
!
Postar um comentário