14/09/2014

Câmbio Automático precisa de carinho...

Os câmbios automáticos e suas derivações (CVT, Tiptronik, etc), além do maior conforto, ajudam a vida dos motoristas, digamos, com menor habilidade.  Estão cada vez mais presentes em nossos carros e deixaram de ser exclusividade dos modelos mais caros e luxuosos.
Nestes dias de trânsito cada vez mais caótico isso é uma boa notícia, porém, nem com toda a tecnologia vai garantir 100% de imunidade a barbeiragens ou mal uso.
Estes equipamentos também precisam de cuidados, vejam algumas dicas para aumentar a vida útil do seu...
Respeite as regras de manutenção;
- Troque o óleo de câmbio respeitando a quilometragem descrita no manual do proprietário.
- NUNCA utilize um óleo de câmbio de características diferentes do manual, dê preferência para comprar em concessionárias ou lojas confiáveis.
Hábitos ruins ao dirigir;
- Ao parar o veículo coloque a alavanca na posição neutra, puxe o freio de estacionamento e só então coloque a alavanca na posição "P", assim você evita aquele "tranquinho" que causa desgastes nos componentes internos do câmbio. 
- Não e engate a ré "R" com o carro ainda em movimento, isso gera um alto desgaste dos componentes internos. Sempre pare totalmente o carro antes.
- Da mesma forma não engatar o “P” com o carro em movimento, isso vai provocar um tranco danoso ao sistema.
- Para subir uma ladeira com o carro muito pesado use as marchas menores ("2" ou "3"), isso evita que o sistema alterne entre as marchas menores sem necessidade.
- Da mesma forma ao atingir um local plano, coloque na posição "D".
- Alguns sistemas mais inteligentes detectam quando o carro não está mais em movimento e faz uma transição automática para o ponto morto. Caso seu carro não for assim e for ficar parado muito tempo no farol, mova a alavanca para a posição "N".
Utilização inadequada;
- Não exceda o peso de carga do seu veículo descrito no manual do proprietário, isso evita sobrecarregar o câmbio e diminuir a vida útil do equipamento.
- Em subida só saia com o carro na posição "1"posição, sair em posição "D" só se estiver em um lugar plano, isso evita um desgaste desnecessário.
- Em descida não use a posição "D" ou "N", na primeira situação o carro pode ganhar muita velocidade e obrigar a frear desnecessariamente, na segunda situação o câmbio fica sem lubrificação. Se o equipamento tiver a opção, use a posição "2" ou "3" e o freio-motor.
Importante; Se ocorrer algum problema mecânico que impeça o carro de se mover, leve-o para a oficina em um guincho de plataforma e não utilize um reboque. Senão as rodas da tração vão rodar com o carro desligado e este estará sem lubrificação, com alto risco de danificar componentes internos da transmissão.

Viu só? Não são apenas os motoristas que "arranham" marchas ou "queimam" embreagem que pode ser chamados de "barbeiros"...

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