Voltamos ao interessante tema de preparação de motores. Já falamos algumas coisas sobre a preparação de ASPIRADOS, agora vamos falar de algo que nos leva a lembrar do Interceptor do Mad Max ou do Challenger de Velozes e Furiosos; O BLOWER!!
O blower, supercharger ou kompressor (em alemão), é um compressor volumétrico cujos rotores são acionados por correias e/ou polias, é instalado na parte superior do motor sobre os carburadores ou coletores de admissão, normalmente devido ao seu tamanho demandam cortar o capô. O que causa um impacto visual inegável ao carro.
Podem ser utilizados com motores carburados ou com injeção, o seu principio de funcionamento é relativamente simples, nada mais é que uma bomba de ar ligada por uma correia ao virabrequim do motor, a sua própria força "empurra" mais mistura ar/combustível ao motor aumentando a aceleração e o torque do motor.
Para saber qual modelo é mais eficiente precisamos analisar a sua Eficiência Volumétrica (volume de ar comprimido, descontando as perdas) e a Eficiência Adiabática (quantidade de energia perdida pelo compressor em forma de calor). Portanto, a melhor escolha permite utilizar modelos menores e mais leves e é fundamental para o sucesso da preparação.
As primeiras gerações de compressores eram chamadas de tipo Lysholm ou parafuso, os modelos mais recentes são os do tipo Roots.
A grande diferença entre os compressores volumétricos dos turbo comprimidos é que nos primeiros a geração de potência é mais uniforme e sentida em baixas e médias rotações, já os últimos geram maior "pico" de potência, sentidas em rotações mais altas (excelente para arrancar feito um louco, com o turbo chiando de um semáforo para o outro!!!). Desta forma, um compressor volumétrico demanda menor troca de marchas e tende a forçar um pouco menos outras partes do motor, como câmbio e embreagem.
Claro que voltamos ao ponto que a finalidade da preparação é importante para determinar qual é o melhor, outro fator é que este tipo de preparação vai muito bem em locais de grandes altitudes, onde a baixa pressão atmosférica reduz o rendimento do motor. Coisas imutáveis da física.
Podem ser utilizados com motores carburados ou com injeção, o seu principio de funcionamento é relativamente simples, nada mais é que uma bomba de ar ligada por uma correia ao virabrequim do motor, a sua própria força "empurra" mais mistura ar/combustível ao motor aumentando a aceleração e o torque do motor.
Para saber qual modelo é mais eficiente precisamos analisar a sua Eficiência Volumétrica (volume de ar comprimido, descontando as perdas) e a Eficiência Adiabática (quantidade de energia perdida pelo compressor em forma de calor). Portanto, a melhor escolha permite utilizar modelos menores e mais leves e é fundamental para o sucesso da preparação.
As primeiras gerações de compressores eram chamadas de tipo Lysholm ou parafuso, os modelos mais recentes são os do tipo Roots.
A grande diferença entre os compressores volumétricos dos turbo comprimidos é que nos primeiros a geração de potência é mais uniforme e sentida em baixas e médias rotações, já os últimos geram maior "pico" de potência, sentidas em rotações mais altas (excelente para arrancar feito um louco, com o turbo chiando de um semáforo para o outro!!!). Desta forma, um compressor volumétrico demanda menor troca de marchas e tende a forçar um pouco menos outras partes do motor, como câmbio e embreagem.
Claro que voltamos ao ponto que a finalidade da preparação é importante para determinar qual é o melhor, outro fator é que este tipo de preparação vai muito bem em locais de grandes altitudes, onde a baixa pressão atmosférica reduz o rendimento do motor. Coisas imutáveis da física.
Falar de Blower é falar de muscle-car, isso porque motores maiores e naturalmente com maior nível de torque e curva mais progressiva se adaptam bem a este tipo de preparação. Além dos fatores "culturais" que já estão gravados no imaginário dos fanáticos.
Vantagens: Aumento da aceleração e torque em rotações baixas e médias. Curva de aumento médio. Risco menor para a durabilidade do motor, se for bem instalado.
Desvantagens: Não cabe muito bem em motores de menor cilindrada, principalmente aqui no nosso pais temos pouca oferta de kits e peças.
Preço elevado, nos EUA um kit novo sai em torno de Us$ 2.000,00.
Ah, uma ultima e chocante revelação: O Blower do carro no Mad Max não era funcional, era só enfeite. Não dá para um compressor funcionar apenas após ser acionado através de um botão na alavanca de câmbio (sentimos por revelar esta verdade tão chocante!).Preço elevado, nos EUA um kit novo sai em torno de Us$ 2.000,00.
Um comentário:
Adorei essa belezinha
Postar um comentário