18/10/2014

Alexis de Sakhnoffsky

Alexis de Sakhnoffsky pode não ser um nome tão conhecido, mas foi um pioneiro importante do design automotivo criador dos primeiros projetos no estilo “Streamline”, também através de uma parceria tardia com a lenda - Preston Tucker, teve forte envolvimento nas primeiras tentativas de introduzir a indústria automotiva no Brasil. 
Alexis Wladimirovich de Sakhnoffsky nasceu em 12 de Novembro de 1901, Kiev, Ucrânia e faleceu em 1964, em Atlanta, EUA. Vindo de uma família aristocrática e rica, era filho do príncipe Vladimir Sakhnovsky conselheiro financeiro de Nicolau II, o último czar Russo. 
Estudou engenharia na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 1917 após a morte de seu pai entrou para o exército com apenas 16 anos. Depois da revolução bolchevique emigrou para Paris, onde começou a trabalhar para a fabricante de carrocerias Vanden Plas tornando-se seu diretor de arte em 1924.
Cord L29
Em 1928 mudou-se para os Estados Unidos e foi contratado como diretor de arte para a Hayes Body Company em Grand Rapids, Michigan. Desenvolveu o projeto do Cord cupê L-29 Hayes que venceu o Grande Prêmio Mônaco Concours d'Elegance e o Grand Prix d'Honneur em Beaulieu Concours, ambos em 1929. Para a Auburn criou a famosa série 8-115 speedster boattail e também fez projetos de carros compactos para a Auburn. Ele também projetou o “American Bantam” em 1937 (também famoso por ser a inspiração do carro do Pato Donald), que foi o antecessor do famoso Jeep da Segunda Guerra Mundial em 1941. 
Mudou-se para a Packard em 1930. Entre os seus principais projetos podemos citar o Devaux (1932), Nash (1933), LaSalle (1934) e o elegante Packard 1108 Sport Phaeton de 12 Cilindros (1934). Entre os anos de 1935 a 1947 Alexis trabalhou para o White Motor Company projetando ônibus, tratores e caminhões de cerveja para canadense Labatt Brewery.
Além de talentoso projetista automotivo atuou em outras áreas elaborando bicicletas, artigos de cozinha e até móveis. Ele também desenhou muitos carros de pedais de brinquedo. Apesar de tornar-se cidadão americano em 1939, durante a WWII retornou para a URSS como um major da Força Aérea com a Missão Militar dos EUA em Moscou. 
No início de 1950 Sakhnoffsky se uniu a Preston Tucker após a sua tumultuada absolvição (assunto para outro post), juntos começaram a formar planos para construir um carro esporte em uma nova fábrica da Tucker no Rio de Janeiro. O projeto foi chamado Tucker Carioca e como sabemos não chegou a ser concretizado, na época a saúde de Tucker já se deteriorava rapidamente em função de um câncer de pulmão. Tucker morreu de pneumonia devido a complicações de sua doença e com ele o projeto da fábrica e do Tucker Carioca.
De 1934 a 1960, foi editor técnico da revista Esquire, publicação focada em projetos conceituais e futuristas de carros, caminhões e barcos, consolidando a sua fama de estilista futurista. 
Alexis faleceu aos 63 anos em 1964, em Atlanta, nos Estados Unidos. Não julgamos se recebeu o devido crédito pelo seu talento, mas é interessante imaginar como poderia ter sido diferente a história da nossa indústria automobilística se a fábrica da Tucker no Rio de Janeiro tivesse sido concretizada.
(Para saber mais: http://www.coachbuilt.com)

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