22/11/2014

Chaparral Cars

Se você tem mais de 40 anos talvez conheça apenas a série de TV com este nome, se tiver esta idade e não for um aficionado por automobilismo, talvez nem isso. 
Então, vamos tentar reparar este hiato e dar crédito a quem merece...
A Chaparral Cars foi uma fabricante e equipe americana de corridas, construíram carros de sucesso durante as décadas de 1960 até 1970, em especial na série CANAM. A empresa foi fundada em 1962 por Hap Sharp e pelo
Chaparral 1
lendário Jim Hall, o nome veio da combinação sonora de “Sharp” e”Hall”, na verdade “Chaparral” é nome de uma planta muito conhecida na Espanha.
Como equipe de corridas fez grande sucesso e inovação. 
O Chaparral 2 já utilizava a “inovadora” fibra de vidro, o Chaparral 2C utilizou um chassi de alumínio, foram eles que introduziram carros com defletores de ar, asas e o conceito de efeito solo (Chaparral 2J CANAM de 1966). Toda essa inovação garantia um visual único e marcante nos seus carros, além do espanto pela velocidade que eles atingiam.
Na verdade o Chaparral 1 foi construído por Troutman e Barnes, Jim Hall foi cliente entre 1957 e 1961, comprava modelos para correr até que decidiu se unir a Sharp para construir seus próprios carros em 1962, pediram permissão para Troutman e Barnes usar o nome de Chaparral.  Os carros produzidos projetados a partir daí foram chamados de “2”.
Chaparral 2D
Muitos modelos ficaram marcados na história do automobilismo, seja pela potência ou originalidade; o Chaparral 2F, 2H, 2G, 2D, 2E e o lendário Chaparral 2J. 
O modelo 2D foi a primeiro modelo de cabine fechada, projetado para corridas de endurance. Em 1966 um 2D venceu em 1000 km de Nürburgring com Phil Hill e Joakim Bonnier, modelo era equipado com um motor Chevrolet de 327 polegadas (5,3 litros) em liga de alumínio, capaz de produzir 420 cavalos em um carro de apenas 924 kg.
Chaparral 2J
O Chaparral 2J talvez seja o modelo mais famoso, mesmo com seus resultados tendo sido prejudicados por problemas mecânicos. Possuía duas ventoinhas na traseira para aumentar a estabilidade, sobretudo em curvas rápidas. O conceito, simples e curioso, se baseou em um aspirador de pó e alguns componentes aerodinâmicos que eram combinados para não deixar o ar escaparem por debaixo do assoalho do carro. Ventoinhas sugavam esse ar e o mandava para fora diminuindo a pressão sob o carro, esse sistema criava uma força descendente sobre o carro. Devido a sua aparência, o carro ficou conhecido como "Carro do Ventilador".
Jim Hall utilizou como poucos as suas habilidades de engenheiro, abordava os problemas de forma metódica junto aos parceiros como Chevrolet e Firestone, transformando em arte a afinação de um carro de corrida. Ele foi o responsável pelo primeiro sistemas de aquisição de dados que foram usados para pesquisa e desenvolvimento pela GM.
Além do sucesso nos campeonatos da SCCA/CASC Can-Am series nas décadas de 1960 e 1970, venceram as 500 Milhas de Indianápolis de 1980 com Johnny Rutherford l, a equipe deixou o automobilismo em 1982.
Na temporada CART de 1991, Jim Hall retornou as pistas em conjunto com VDS Racing, a equipe chamava-se Hall-VDS, mas competindo com chassis Lola T91/00 e motores Ilmor-Chevrolet Indy V8 perderam a magia inovadora que tanto marcou seus carros.


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