Algum tempo atrás falamos sobre os passos para importar um carro antigo, estou certo que diante de um processo tão “fácil e simples” muita gente se empolgou para importar o seu antigo! Sendo assim é natural falarmos sobre a importação de peças, afinal um dia todos estes carros vão precisar de manutenção, preventiva, claro.
De saída podemos dizer que o processo de importação de peças de carros não é tão diferente da importação de outros gêneros de produtos por pessoas físicas, mas vale o esclarecimento que falamos de peças novas compradas de pessoas jurídicas no exterior.
Antes de começar a importação, alguns cuidados;
1) Podemos comprar tudo? Não, atualmente não é permitido comprar pneus, baterias e produtos químicos (fluidos em geral, óleos e tintas). No caso dos produtos químicos explica-se porque é necessário homologação por órgãos reguladores e/ou ambientais, no caso dos pneus pode ser mais uma questão de reserva de mercado (certamente a desculpa, digo explicação oficial, é outra).
2) Temos fatores importantes como variação cambial, impostos (muitos) e burocracia a rodo, então vale pesquisar com carinho se é mesmo tão mais caro comprar as peças aqui no Brasil, mesmo com a sede insana de lucros de alguns vendedores a frustração pode ser menor.
3) Cuidado com especificações técnicas, isso é mais complicado tratando-se de carros antigos. Pesquise e confira N vezes o que está comprando, não é simples ou garantido fazer uma devolução.
4) Um último cuidado é com a diferença de sistemas métricos adotados entre os países. Ex. polegada x milímetros ou peso, isso parece óbvio, mas a ansiedade de colocar o seu carro para rodar de novo leva muita gente a se precipitar.
Agora, vamos ao que interessa;
1) Escolha o fornecedor. Este é um importante passo porque você precisa de uma fonte confiável, normalmente o mais seguro é fazer uma compra de grandes fornecedores online (Ex. Summit Racing), pelo menos é possível ter mais tranquilidade quanto a idoneidade do vendedor.
Certifique-se também se a loja envia ao Brasil, do contrário você vai precisar de um serviço de redistribuição tipo “shipito.com”.
2) Escolhido as peças faça o pagamento. Pagar via cartão de crédito facilita muito, inclusive se futuramente for necessário provar alguma coisa ao fisco.
Compras de pessoas jurídicas até o exorbitante valor de US$50,00 não são sujeitos a tributação de importação. Mas, atenção porque este é o limite do valor final (produto + impostos locais + transporte + seguro), ou seja, a menos que você esteja comprando um par de parafusos, certamente será tributado.
Para valores até US$500,00 o destinatário paga os impostos na retirada da mercadoria, acima disso é obrigatório preencher uma DSI – declaração simplificada de importação no site da Receita Federal para retirar o pedido. A saída é tentar dividir o pacote.
3) Feito a compra vamos ao transporte. Os fornecedores bem estruturados ajudam bastante porque já oferecem várias formas de transporte antes do fechamento do pedido, do contrário o cliente será responsável pela coleta, embalagem e despacho.
Já ouvi diversos relatos que é melhor escolher a modalidade “courier” (DHL, UPS, FEDEX) e não correios. Os fretes via correio são mais baratos, mas os pedidos podem demorar muito e a fiscalização costuma ser mais rígida.
Fretes “courier” são mais caros, mas muito mais rápidos e isso conta se o seu carro estiver parado em alguma oficina com o mecânico p... da vida com você pela demora em chegar as peças.
Os mais experientes na importação de peças preferem contratar um "courier" separado porque dizem sair mais barato.
4) Os prazos de transporte podem variar muito dependendo do meio escolhido e do volume, então vamos considerar que o transporte foi feito e as peças chegaram à Receita Federal. A receita federal não tem compromisso de datas com os contribuintes (que por acaso são quem paga os salários e custos deste órgão) e costuma ser rígida com importação de peças de carros e motos, por isso é normal a encomenda ficar retida por 30 dias ou mais – enquanto isso seu carro parado na garagem...
5) Vamos pagar os nossos impostos!! Partimos do custo da mercadoria, impostos locais, transporte e seguros, tudo me moeda de origem.
Chegando no Brasil temos a variação cambial, IOF (6,38%) que hoje está igual a todos os meios de pagamento internacional. Adicione os tributos Federais II (60%) e tributos Estaduais ICMS cuja alíquota varia por estado (em torno de 18%).
6) É importante se certificar sobre qual valor tudo está sendo tributado. Se a receita federal entender que o seu pedido está com valor declarado não compatível (meia nota), o pedido pode ser taxado com um valor arbitrado. Ai você tem a escolha de aceitar e pagar, ou resolver o problema através de um requerimento chamado “Revisão de Tributação”, baixado pelo site da própria receita e entregue nos correios. Sem comentários, ok?
Lembrando que só a revisão pode levar mais de 30 dias úteis.
7) Por fim, um cuidado que vale o mesmo para importação de carros, a compra de pessoa física não pode ultrapassar US$3.000,00, senão a importação entra no processo de expedição de Guia de importação e já viu...
Algumas indicações;
Summitracing.com = Um dos maiores fornecedores on-line, multimarcas, mais focado em peças mecânicas em geral, ótimo para peças de muscle cars. Basicamente oferece fabricantes que atuam diretamente no mercado americano.
Jegs.com = É um concorrente direto da Summit Racing, disponibilizam um catálogo gratuito por correio que pode facilitar na escolha das peças.
car-part.com = Tem boa variedade de peças antigas e de marcar europeias, se você não acha a peça pode enviar um email e eles te auxiliam na escolha (não testamos). Costumava oferecer peças de funilaria, cuidado com o custo do frete!
Amazon.com = Um dos mais confiáveis sites de compras no mundo, dá para encontar peças para várias marcas de carros, mas não envia diretamente para o Brasi.
Yearone.com = Esta empresa já apareceu em um monte de programas do Discovery Channel, o negócio deles é Muscle Cars.
Ebay.com = Tal qual o nosso Mercado Livre, muitos fornecedores diferentes e coisas usadas. Até onde sabemos não faz entrega direto ao Brasil.
Shipito.com = Não é um site de vendas, ele te fornece um endereço nos EUA onde você pode mandar entregar a peça. Uma vez recebido você faz a transferência do transporte via Shipito. Tem versão em português.
Boas compras!!!!
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