Local de beleza natural incomparável, Pikes Peak fica no estado de Colorado, EUA. Além da importância natural também é o local do segundo evento automotivo mais antigo dos Estados Unidos e que chegará ao seu centenário em 1916, perdendo apenas para as 500 milhas de Indianápolis.
A primeira estrada construída até o topo do monte foi finalizada em 1900, em 12 de agosto de 1901 foi registrada a primeira viagem de carro que conseguiu chegar até o topo, o veiculo foi um Locomobile Steamer de dois cilindros, a aventura levou pouco mais de nove horas!!
Em 1915 um visionário chamado Spencer Penrose percebeu o potencial turístico da região, para promover o lugar foi idealizada uma corrida de automóveis e motocicletas da base até o topo de Pikes Peak. A primeira edição da “The Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC)” foi realizada entre 10 e 12 de Agosto de 1916, com o tempo o evento ficou popularmente conhecido como “The Race to the Clouds”.
A pista (estrada) mede 12,42 milhas (19,99 km), a altitude varia de 4.720 pés (1.440 m) até 14.110 pés (4.300 m), com inclinação média de 7%. Apenas em 2011 foi realizada a primeira prova com a estrada totalmente asfaltada, antes havia trechos de cascalho em cerca de 30% do trajeto. Um detalhe interessante é que o traçado atual da estrada ainda é praticamente igual ao original.
A primeira edição, em 1916, foi vencida por um jovem piloto de 22 anos chamado Rea Lentz, com o “fantástico” tempo de 20'55"s. As taxas de inscrição variavam de US$25,00 a US$50,00 e os prêmios iam de US$500,00 até US$2.000,00, valores interessantes para a época. Para popularizar o evento os carros mais sofisticados da época como Cadillacs e Stuz foram impedidos de participar, o troféu foi avaliado em US$10.000,00 e ficava em poder do vencedor por um ano.
O evento foi aberto para motocicletas desde a primeira edição, o maior vencedor desta categoria é Davey Durelle com 14 vitórias, o recordista atual nesta categoria é Carlin Dunne com o tempo de 09'52", registrado com uma Ducati na edição de 2012.
A primeira guerra mundial interrompeu a continuidade da corrida, a segunda edição aconteceu apenas em 1920 quando passou a fazer parte do calendário da AAA (American Automobile Association), o evento também fez parte do USAC IndyCar Championship entre os anos de 1946 até 1970.
Em média temos 130 participantes por edição, em 2012 foi registrado o recorde com 170 participantes. A classe mais tradicional é a “Open Wheel Division” que já teve entre seus vencedores nomes como Mario Andretti, Al Unser, Bobby Unser e Robby Unser, o recorde atual desta classe foi registrado em 1994 com 10'5.85". Glen Schultz foi o recordista da fase pioneira conseguindo sete títulos na “Open Wheels Division” em 1923, 1926, 1927, 1928, 1930, 1932, e 1933. Ele também ganhou a categoria “Stock Car division” em 1929. Bobby Unser é outro recordista com 8 vitórias em 10 edições, a ultima foi em 4 Julho de 1966.
O evento também é marcado pela participação, e vitórias, femininas. A primeira mulher campeã foi Michele Mouton que venceu as edições de 1984 e 1985 com o lendário Audi Sport Quattro. Em 2012 as mulheres voltaram a triunfar com a Texana Brianne Milho, que tornou-se a primeira mulher a vencer, na categoria Time Attack 4WD, desde Michele Mouton.
Atualmente o recordista geral é ninguém menos do que o mito Sébastien Loeb, ele atingiu o incrível tempo de 8'13 "878 em 30 de Junho de 2013, o seu carro era um protótipo Peugeot 208 T16 Pikes Peak, com motor central de 875 HP. O vídeo ai embaixo tira qualquer dúvida...
Atualmente existem diversas categorias e classes, o que torna o evento muito interessante, entre elas podemos citar;
Divisão 4 rodas;
Unlimited Class: Permite qualquer tipo de veículo, desde que aprovados na inspeção de segurança. A maioria é construída especificamente para esta corrida. Geralmente desta classe sai o recorde geral da competição, como o atual estabelecido em 2013 por Sebastien Loeb.
Unlimited Class: Permite qualquer tipo de veículo, desde que aprovados na inspeção de segurança. A maioria é construída especificamente para esta corrida. Geralmente desta classe sai o recorde geral da competição, como o atual estabelecido em 2013 por Sebastien Loeb.
Time Attack: com veículos de corrida modificados (Time Attack 1) e veículos de produção com pequenas modificações (Time Attack 2).
Pikes Peak Challenge Car: Abrange grande variedade de opções de classe. A "Open Wheels" é a mais tradicional de Pikes Peak, com carros que vão de sprinters estilo Indy até buggies. Esta classe existe desde 1916.
Pikes Peak Open Class: Carros de série “stock” e grandes modificações de motor, transmissões e suspensão.
Divisões 2 rodas;
Pikes Peak Lightweight Division: Permite motores de dois ou quatro tempos.
Divisões 2 rodas;
Pikes Peak Lightweight Division: Permite motores de dois ou quatro tempos.
Pikes Peak Middleweight Division: Representa uma variedade maior de motocicletas, são elegíveis motores de 1 a 4 cilindros e até 849 cc.
Pikes Peak Heavyweight Division: Representa as motos mais rápidas.
Quad Class: Para quadriciclos, limitados o uso de motores até 500cc.
Sidecar Class: Para veículos de três rodas, dois pilotos.
Divisão Pikes Peak Vintage;
A Car Class é composta por carros de corrida vintage ou fabricados antes de 1990, como Mustang, Cobra e outros. Na Motorcycle Vintage incluímos motos com motores de 650cc-750cc, 4 tempos e dois cilindros.
A Car Class é composta por carros de corrida vintage ou fabricados antes de 1990, como Mustang, Cobra e outros. Na Motorcycle Vintage incluímos motos com motores de 650cc-750cc, 4 tempos e dois cilindros.
Divisão de Carros e motocicletas Elétricos;
Classes de protótipos (Modified) e veículos produzidos (Production) em massa, muitos acreditam que esta divisão representará o futuro da competição.
Classes de protótipos (Modified) e veículos produzidos (Production) em massa, muitos acreditam que esta divisão representará o futuro da competição.
VENCEDORES (No geral, de 1981 a 2014)
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