Continuando (e finalizando) a história sobre a "mãe de todas as estradas"...
Com o passar dos anos a rota 66 passou a simbolizar o "caminho para a oportunidade", isso começou a partir da década de 1930 quando milhares de jovens desempregados foram recrutados para trabalhar na sua construção, curiosamente o progresso que a Rota 66 trouxe para a região também motivou o começo do seu declínio.
Em 1956 o “Interstate Highway Act” era assinado pelo presidente Dwight Eisenhower, assim era criado um novo programa para o desenvolvimento do sistema viário americano. O novo programa foi fortemente influenciado pelas Autobahns alemãs e previa a construção de estradas mais modernas e capazes de suportar o aumento da demanda, tudo para não torna-las um gargalo para o desenvolvimento da economia (igual ao que acontece em terra tupiniquins, entende?!?!).
As novas estradas ofereciam trechos mais rápidos e seguros, assim naturalmente o tráfego da Rota 66 começou a ser gradualmente desviado para as novas interestaduais, já no final dos anos 1960 a I-40 tinha substituído boa parte do trecho rural da US-66.
Com o passar dos anos a rota 66 passou a simbolizar o "caminho para a oportunidade", isso começou a partir da década de 1930 quando milhares de jovens desempregados foram recrutados para trabalhar na sua construção, curiosamente o progresso que a Rota 66 trouxe para a região também motivou o começo do seu declínio.
Em 1956 o “Interstate Highway Act” era assinado pelo presidente Dwight Eisenhower, assim era criado um novo programa para o desenvolvimento do sistema viário americano. O novo programa foi fortemente influenciado pelas Autobahns alemãs e previa a construção de estradas mais modernas e capazes de suportar o aumento da demanda, tudo para não torna-las um gargalo para o desenvolvimento da economia (igual ao que acontece em terra tupiniquins, entende?!?!).
As novas estradas ofereciam trechos mais rápidos e seguros, assim naturalmente o tráfego da Rota 66 começou a ser gradualmente desviado para as novas interestaduais, já no final dos anos 1960 a I-40 tinha substituído boa parte do trecho rural da US-66.
Nos anos 1970 outros trechos da Rota 66 foram sendo incorporados pelas novas estradas interestaduais e esvaziando definitivamente a mãe de todas as estradas. Oficialmente a US-66 foi retirada do sistema rodoviário dos Estados Unidos em 27 de Junho de 1985.
Após a “aposentadoria oficial” da estrada a maior parte dos trechos remanescentes que ainda tinham condições de tráfego foram sendo eliminados de várias maneiras; algumas cidades passaram a utilizar os trechos urbanos da US-66 como estradas locais, outros trechos passaram a ser parte de outras
estradas, algumas partes se tornaram privadas e o restante simplesmente foi abandonado.
Após a “aposentadoria oficial” da estrada a maior parte dos trechos remanescentes que ainda tinham condições de tráfego foram sendo eliminados de várias maneiras; algumas cidades passaram a utilizar os trechos urbanos da US-66 como estradas locais, outros trechos passaram a ser parte de outras
estradas, algumas partes se tornaram privadas e o restante simplesmente foi abandonado.
Atualmente não é possível refazer o trecho entre Chicago a Los Angeles pelo traçado original, mas uma boa parte está em estado minimamente trafegável e pode ser percorrida, principalmente entre Springfield, Missouri e Tulsa, Oklahoma.
A fama e magia da estrada sobrevivem porque estas partes do traçado original passaram a ser abertas ao tráfego como atração turística, mantendo características de época como a pista única pavimentada, guias de concreto para marcar a borda da pista e o acostamento de cascalho.
Estes trechos são mantidos como “National Scenic
A fama e magia da estrada sobrevivem porque estas partes do traçado original passaram a ser abertas ao tráfego como atração turística, mantendo características de época como a pista única pavimentada, guias de concreto para marcar a borda da pista e o acostamento de cascalho.
Estes trechos são mantidos como “National Scenic
Byway” e fazem parte da "Historic Route 66", com construções estilo googie e art-deco e atrações como o Veterans Parkway, Arroyo Seco Parkway ou o Cadillac Ranch.
Embora seja difícil encontrar alguma sinalização, os visitantes mais entusiasmados costumam furtar tudo, alguns estados mantem programas oficiais para preservação do restante da memória e do significado da mãe de todas as estradas. Para se ter uma ideia da sua importância em 1999 o presidente Bill Clinton assinou um decreto nomeando a Rota 66 como patrimônio nacional, foi direcionado um orçamento de US$ 10 milhões em financiamentos para preservação e restauro das características históricas ao longo da rota, foram recuperados postos de gasolina, motéis, cafés, pontos comerciais e cinemas drive-in.
Alguns estados da região têm mantido a designação “66” nas novas estradas estaduais, isso seria coincidência? Claro que não! No estado do Missouri, por exemplo, as estradas estaduais 66, 266 e 366 na verdade são trechos modernizados de parte do traçado original da US-66.
Alguns estados da região têm mantido a designação “66” nas novas estradas estaduais, isso seria coincidência? Claro que não! No estado do Missouri, por exemplo, as estradas estaduais 66, 266 e 366 na verdade são trechos modernizados de parte do traçado original da US-66.
Mesmo com tudo isso, podemos afirmar com toda certeza que o verdadeiro legado da US-66 não é uma obra da engenharia ou o que representou para o transporte, a estrada tornou-se um símbolo da nova perspectiva de desenvolvimento econômico do pós-guerra nos Estados Unidos. Milhares de soldados e suas famílias, após o término da segunda guerra, começaram ou recomeçaram suas vidas nas obras de melhoria na estrada ou nos inúmeros negócios que nasceram nas suas margens. A “Route 66” foi muito mais do que uma estrada importante, foi o verdadeiro ícone do sonho americano.
Get your kicks on route 66 and enjoy the ride!!!
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