17/07/2016

Matchbox

Em 1953 a empresa britânica Lesney Products, dos fundadores LESlie e RodNEY Smith,  lançou com grande sucesso uma miniatura da carruagem de coroação da Rainha Elizabeth II, que ocorreu em 1952. No mesmo ano o novo sócio da empresa chamado Jack Odell pediu uma miniatura para sua filha Ann, o motivo? Na escola dela só era permitido levar brinquedos que coubessem em uma caixa de fósforos!
O brinquedo da pequena Ann foi um pequeno rolo compressor, que também fez muito sucesso, dai também veio o nome “Matchbox”, ou caixa de fósforos em inglês.
O sucesso comercial entretanto não veio fácil, as miniaturas Matchbox eram baratas demais para conseguir a preferência dos vendedores, ávidos por lucros, mas as crianças podiam compra-las com alguns trocados e a diversidade de modelos incentivava a colecionarem cada vez mais. Em 1960 foram produzidos cerca de quatro milhões de carrinhos por mês, ou quase 50 milhões por ano.
Apesar do tamanho reduzido os produtos da Lesney esbanjavam detalhes, os carros tinham painéis e as rodas eram quase idênticas aos modelos reais, os modelos mais sofisticados tinham mais de 100 partes distintas.
O processo de criação iniciava na prancheta de desenho, a partir destes desenhos era criado um molde de madeira (até 5x vezes maior que o produto final), depois era feita a redução do molde para a escala, geralmente 1:64 ou 1:75, com um pantógrafo para metais - O pantógrafo é um aparelho para ampliar ou reduzir objetos. 
O passo seguinte era levar o molde para a linha de produção para fundir o metal, tirar as arestas e depois a pintura. 
A partir de 1956 a marca se consolidou com o lançamento de séries de modelos icônicos como os ônibus ingleses de dois andares ou o Bentley 1929 vencedor de Le Mans, no mesmo ano também foram lançados conjuntos de acessórios como postos de gasolina e garagens, a diversidade de produtos sempre foi um dos pontos fortes da marca. 
Já no começo da década de 1960 a Matchbox era considerada a maior fabricante de miniaturas do mundo, brigando no mercado com duas outras grandes marcas - Dinky e Corgi, mas a partir de 1968 a situação mudou e a Matchbox viu o seu domínio ameaçado com o lançamento da gigante americana Mattel Hot Wheels
A resposta da Matchbox contra a concorrência americana demorou um ano com a sua linha de miniaturas “Superfast Wheels”. 
A Matchbox chegou a se recuperar na década de 1970 atualizando os seus modelos e lançando a linha “Rola-Matics”, que eram modelos com partes móveis que se mexiam conforme o carro se movimentava.
(eu tenho um destes!!
Apesar de seus produtos serem mais fiéis aos de modelos reais, a agressividade e maior poder financeiro da Hot Wheels fez a Matchbox ir perdendo prestigio e mercado até ir à falência em 1982. Ironicamente, após mudar de mãos outras vezes, em 1997 a empresa tornou-se de parte da Mattel.
Em 2003 a Matchbox lançou uma linha especial de carros para celebrar o seu 50o. aniversário.
Ao longo de sua história a Matchbox arrematou muitos colecionadores ao redor do mundo, os modelos em suas caixas originais são bem mais valorizados entre os colecionadores, os mais preferidos (e caros) são os feitos entre 1954 a 1960. 
Sem dúvida, a Matchbox foi a grande concorrente da Hot Wheels no mercado de miniaturas e nos corações da molecada.

Nenhum comentário: