A Targa Florio foi uma corrida de resistência disputada em estradas e ruas das montanhas da Sicília, próximo a cidade de Palermo. A prova é considerada é mais antiga competição de carros esportes que existiu, foi criada pelo pioneiro do automobilismo e também piloto Vicenzo Florio em 1906, na verdade ele já tinha criado outra corrida na cidade de Brescia chamada “Coppa Florio” em 1900. Na época o cara era uma espécie de Bill France SR europeu...
Na primeira edição da Targa Florio foram percorridas em um traçado conhecido como “Grande”, totalizava um percurso de 446 km (277 milhas) em três voltas, o vencedor foi Alessandro Cagno com um tempo de mais de nove horas a 50 km/h de média (30 milhas). O recorde de volta do circuito “Grande” foi de "incríveis" 2 horas, 3 minutos e 54 segundos (média de 70,7 km/h), assinalada pelo ás italiano Achille Varzi com um Bugatti Tipo 51 na edição de 1931.
O grande desafio da Targa Florio era superar a dificuldade de pilotar em uma pista de traçado e variações únicas no mundo, o traçado “Grande” tinha mais de 2.000 curvas por volta! Nas edições de 1932 a 1936 e 1951 a 1977 foi utilizado um traçado conhecido como “Circuito Piccolo dele Madonie” de 72 quilômetros (45 milhas) e mais de 800 curvas, geralmente percorrido em 11 voltas.
O traçado da prova formado por estradas públicas tornava quase impossível para os pilotos treinarem, no máximo algumas semanas antes eles colocavam placas nos seus carros de corrida e dividiam o traçado com o trafego normal. Como nos rallies os carros eram liberados um a um, com cerca de 15 segundos de intervalo, o que logo transformava o tráfego dos competidores mais lentos um outro desafio a ser superado.
Durante as décadas de 1920 e 1930 a competição tornou-se uma das mais importantes da Europa, rivalizando com as 24 horas de Le Mans e a Mille Miglia, a corrida só foi interrompida durante as duas grandes guerras.
Em 1953 foi criado a FIA criou o “WSC - World Sportscar Championship” e a partir de 1955 a Targa passou a ser uma etapa oficial do mundial. Neste ano a Ferrari e outras marcas Italianas foram batidas pela Mercedes-Benz que fez uma dobradinha com Stirling Moss / Peter Collins e Juan Manuel Fangio / Karl Kling com os incríveis 300 SLR.
Dream team é isso!
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No final da década de 1960 começaram a participar carros com mais de 600 CV como as Ferraris 512S, Alfa Romeo 33 e Porsche 908/03 Spyders, naturalmente estes monstros voando no meio das vilas repletas de moradores/espectadores elevaram consideravelmente os riscos que já não eram baixos.
Em 1973 ocorreram dois acidentes fatais, um com o piloto Charles Blyth e outro envolvendo um grupo de espectadores e mantando uma pessoa, outros acidentes foram registrados ferindo mais sete espectadores. A FIA também começava a impor novas regras de segurança (barreiras de proteção), que eram impossíveis de serem adotadas pelo tamanho e característica do circuito.
Com tudo isso a Targa foi retirada do WSC no mesmo ano, em 1973.
Em 1973 ocorreram dois acidentes fatais, um com o piloto Charles Blyth e outro envolvendo um grupo de espectadores e mantando uma pessoa, outros acidentes foram registrados ferindo mais sete espectadores. A FIA também começava a impor novas regras de segurança (barreiras de proteção), que eram impossíveis de serem adotadas pelo tamanho e característica do circuito.
Com tudo isso a Targa foi retirada do WSC no mesmo ano, em 1973.
Mesmo fora do WSC a Targa sobreviveu como um evento nacional até 1977, na edição deste ano ocorreu outro acidente fatal vitimando dois espectadores e ferindo gravemente mais cinco pessoas. As autoridades locais decidiram paralisar a prova na quarta volta e isso marcou o fim da Targa Florio como competição. Em 61 edições e 71 anos de história a Targa vitimou nove pessoas, outras provas como a Mille Miglia ou o Tourist Trophy tem um histórico de casualidades muito pior, mesmo assim a segurança e sanidade falaram mais alto antes de haver alguma tragédia maior.
Afora tudo isso a Targa deixou um legado inegável ao automobilismo, após os suas vitórias a Porsche decidiu nomear a versão de teto removível do seu modelo 911 como “Targa”, o que acabou virando uma nomenclatura padrão para este estilo de capota, outras montadoras também utilizaram referencias a prova para nomear seus modelos, como o Leyland P76 Targa Florio.
Lista do Vencedores;
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