02/01/2017

Airstream

Como este é o primeiro post do ano e estamos em um período de férias, nada mais sugestivo do que falar de viagens, de preferência, com muito estilo!😎
Trailers (ou “caravans” para os britânicos) não é um modo de viajar muito popular aqui no Brasil, principalmente pela falta de estrutura para estacionar e pelas condições de nossas estradas, é uma pena. No entanto, neste universo, um marca e seus modelos de trailer ficaram famosos pelo seu visual arredondado e acabando em alumínio polido, o Airstream.
A empresa foi fundada Wally Byam, um advogado formado em Stanford em 1921, que começou a construir trailers em seu quintal na década de 1920, Byam fez várias coisas para pagar a sua formação e foi até marinheiro, dizem que isso incendiou o seu gosto para viagens e daí para fabricar os seus reboques.
O primeiro modelo de trailer de Byam utilizava uma barraca sobre um chassi Modelo T, mas não funcionou muito bem chuva. Na segunda tentativa, em 1929, a lona foi trocada por uma estrutura permanente em forma de lágrima e já contava com certas utilidades como um fogão. A facilidade de ser rebocado começou a chamar a atenção de outros viajantes, na época o automóvel começava a dominar a América e oferecia possibilidades de liberdade jamais imaginadas, disso para virar um negócio foi fácil.
A origem do estilo dos trailers de Byam está muito ligada ao trabalho do design Hawley Bowlus, um renomado engenheiro e projetista americano que entre outras coisas fez simplesmente o avião de Charles Lindbergh – Espírito de Saint Louis. Em 1931 o quintal de Byam já não era mais adequado para a produção, seja pela demanda como pelo barulho, então ele alugou um prédio e abriu a primeira fábrica de reboques/trailers em Culver City, Califórnia. 
Em 1936 foi lançado o "Clipper", considerado o primeiro “Airstream” e que criou algumas tendências que permanecem até hoje, como a porta deslocada da frente para o lado. Na época custava cerca de US$1.200,00 e oferecia luz elétrica e tanques para água potável, o design arredondado do modelo reduzia a resistência do vento e o esforço para ser rebocado, isso foi importante na época porque os automóveis não eram assim tão potentes, trazendo também melhorias no consumo de combustível. 
O sucesso do “Clipper” ajudou a empresa a superar a depressão econômica, em 1936 existiam mais de 400 fabricantes de trailers, mas apenas a Airstream sobreviveu. A segunda guerra trouxe mais dificuldades, o preço do combustível subiu muito e o alumínio passou a ser destinado para fabricar aviões militares, vários funcionários da Airstream foram recrutados pela indústria militar por suas aptidões com o alumínio.
O término da guerra trouxe uma grande vontade das pessoas retomarem suas vidas e as viagens tinham grande espaço neste desejo, a produção foi retomada com força em 1948 e a Airstream abriu uma nova fábrica em Jackson Center, Ohio, em julho 1952, que é onde opera até os dias de hoje.
Outro fato pitoresco da Airstream são as famosas caravanas “The Wally Byam Caravan Club”, a primeira ocorreu em 1951 quando Wally Byam decidiu viajar, de trailer claro, com um grupo de amigos do Texas para a Nicarágua. Ao todo participaram 63 trailers, mas apenas 14 conseguiram completar a viagem devido a problemas mecânicos e as péssimas condições da estrada. Byam chegou a pensar em desistir da ideia, mas um ano depois voltou atrás.
As inovações nos trailers da Airstream não cessaram e com o tempo isso virou uma marca dos seus produtos. Em 1954 foi lançado o primeiro sistema de água quente, em 1958 foi apresentado o modelo “Airstream International” quer era compatível com todos os tipos de conexões de reboque e fontes externas de energia. 
A década de 1960 trouxe outro grande desafio para a empresa, em 22 de julho de 1962 Wally Byam perdeu a luta contra um câncer, um ano depois Art Costello foi eleito o novo presidente da Airstream. A companhia estava no seu auge, tanto que em 1969 a NASA encomendou a uma “unidade móvel de quarentena” que pudesse ser levada a bordo do porta-aviões USS Hornet para receber os astronautas vindos da Apollo 11. O fato ficou imortalizado pela foto do Presidente Nixon falando com os astronautas do lado de fora, a NASA continuou utilizando Airstreams modificados para transportar as tripulações Apollo e do ônibus espacial.
A fábrica de Jackson Center passou por muitas ampliações e modernizações, em 1971 já era considerada a mais moderna fábrica de trailers do mundo. Em 1974 a empresa diversificou a sua linha de produtos com os motorhomes “Argosy” (A class), as primeiras vendas foram baixas e a linha foi descontinuada em 1979, mas outros modelos foram lançados e a ideia retornou com força (B Class em 1989).
Desde o falecimento de Wally Byam até a década de 1980, o controle da companhia trocou de mãos várias vezes até que Wade Thompson e Peter Orthwein, proprietários da empresa de trailers Hi-Lo, adquiriram a Airstream e fundaram a Thor Industries. 
Hoje a empresa continua cativando admiradores dos Estados Unidos (e de outros países), em 1987 a revista Money elegeu o trailer Airstream como uma das "99 coisas que os americanos fazem melhor". Será?😉
A partir dos anos 1990 os trailers Airstream antigos começaram a ser muito procurados, hoje são objetos de desejo de colecionadores para restaura-los a sua forma original. Existem diversos clubes e associações de proprietários destes trailers, sempre com mais de 25 anos de idade. 
Após quase 30 anos sem grandes atualizações, a linha dos trailers passou por várias mudanças a partir de 1994. As dimensões foram ligeiramente aumentadas, foram introduzidas melhorias na estrutura e no interior, com isso os trailers ficaram maiores e ainda mais confortáveis, mantendo o bom desempenho de sempre.
A partir dos anos 2000 a Airstream expandiu a sua linha de produtos, além dos trailers, motorhome (B Class) também passaram a oferecer ônibus convertidos. Atualmente a empresa continua sendo uma divisão da Thor Industries, emprega cerca de 400 pessoas na fábrica de Jackson Center, Ohio, com produção anual girando em torno de 2.000 unidades, nada mal para este tipo de produto.
Independente da evolução dos modelos, a empresa não perde a qualidade e o espírito de inovação, fica fácil de entender porque a Airstream tornou-se um “ícone pop” (Já imaginou viajando pela Rota 66 em um desses?).
Para saber mais, ou encomendar um... https://www.airstream.com

Nenhum comentário: