Gene Winfield é mais um dos pioneiros da customização que é reverenciado até os dias de
hoje. Robert Eugene Winfield nasceu em 16 de junho de 1927 em Springfield,
Missouri, com apenas 18 meses de idade se mudou com a família para Modesto,
Califórnia.
Conhecido como "Windy" pelos amigos, começou logo cedo construindo e personalizando modelos e
desenhos de aviões e carros, tinha o hábito de fotografar todos os carros
modificados que encontrava para tirar novas ideias.
O primeiro carro de Gene foi um Ford Modelo A Coupe 1929 onde aplicou suas primeiras tentativas de modificações, passando o carro de preto para azul.
O primeiro carro de Gene foi um Ford Modelo A Coupe 1929 onde aplicou suas primeiras tentativas de modificações, passando o carro de preto para azul.
Depois de se formar no ensino médio entrou para a Marinha
em 1945, a segunda Guerra finalizou seis meses após se alistar e assim
sua carreira militar terminou após um ano.
Ao voltar para Modesto colocou em prática o seu sonho de trabalhar com customização, começou a trabalhar sozinho em um galinheiro de terra batida atrás da sua casa criando a “Windy´s Custom Shop”.
Ao voltar para Modesto colocou em prática o seu sonho de trabalhar com customização, começou a trabalhar sozinho em um galinheiro de terra batida atrás da sua casa criando a “Windy´s Custom Shop”.
Um dos primeiros “clientes” foi o Plymouth 1941 do seu
irmão Frank, o trabalho foi bem recebido e começou a receber pedidos de amigos e também foi aumentando o leque de
customizações: alterações de grades, modificações de farol, luzes traseiras e até
cortar tetos.
Em 1946 a cena Hot Rod estava cada vez mais
forte na Califórnia, junto com alguns amigos formaram o “The Modesto Century
Toppers”, Gene foi o primeiro presidente eleito.
The Thing |
Em 1948 Gene construiu o seu primeiro Hot Rod com base de
um Ford modelo T Roadster 1927 e entrou no primeiro “National Roadster Show” em
Oakland, algum tempo depois também começou a correr nos lagos secos. Em 7
de maio de 1949 em El Mirage, Gene levou o seu roadster a 112,35 mph logo em
sua primeira corrida, na segunda passagem atingiu 121,45 mph. Buscando algo
“diferente”, Gene construiu um outro carro a partir de um Ford Modelo T Cupê 1927, o carro
ficou conhecido como “The Thing” e atingiu 135 mph em
Bonneville, em 1951.
Gene resolveu fechar a sua “oficina” e retornar ao Exército
em 1949, no ano seguinte foi enviado ao Japão para trabalhar com “cozinheiro”,
porém trabalhou na loja de conveniência do seu batalhão e a noite ensinava um
pouco de suas habilidades com couro, customizações e manipulação de metal. Lá
mesmo no Japão começou a construir carros com outros 3 amigos soldados e
chegaram a finalizar 4 carros, contrataram um artesão local que também ajudou a
aprimorar as suas habilidades de soldagem, moldagem de chapa metálica e
acabamento de metais.
Ao final de 1951, Gene retornou do Japão e voltou a
trabalhar na antiga oficina, diga-se galinheiro, e também voltou a participar das
corridas. Aos poucos o negócio começou a recuperar vitalidade até que ele
decidiu tirar o foco das corridas e ampliar a sua oficina, mudou o nome para
“Winfield´s Custom Shop”.
Novamente, Gene percebeu que precisava de uma nova criação
para personificar o seu novo negócio, comprou um Mercury 1950 e customizou os
faróis e grade, marcando a sua primeira “customização” ao novo estilo dos
rodders dos anos 1950. Em 1953 Gene Winfield abandonou definitivamente as
corridas após casar-se.
Em 1957, Gene Winfield apresentou uma inovadora técnica de
pintura que combinava duas cores cuidadosamente combinadas e desbotadas em
conjunto, a técnica foi desenvolvida após ele tentar combinar duas cores
“candy” diferentes. Esta técnica de pintura desbotada acabou virando a marca
registrada de Gene Winfield, ele viajou por todo o mundo divulgando os seus
trabalhos.
Em
1958, Gene Winfield construiu “The Jade Idol”, projeto baseado em um Mercury
1956 que levou 2 anos para ser finalizado e trouxe um reconhecimento nacional
ao seu trabalho.
The Jade Idol |
Em
1962 Gene foi contratado pela AMT (Aluminum Model Toys) para ser designer para
kits de modelos de carros, ficou como responsável da nova divisão “Speed and
Custom Division Shop” onde construiu modelos de escala 1/1 para serem usados em
promoções, foi lá que Gene começou a se relacionar com a indústria do cinema de
Hollywood criando veículos para filmes e séries de televisão, podemos citar
entre suas criações e
começou a fazer carros para filmes e séries de televisão. Entre a longa lista
de criações estão o carro d Maxwell Smart "Get Smart", “The Reactor”
para a série de TV "Bewitched"e o "Galileo 7" da série
Jornada na Estrelas.
Em
1970 Winfield decidiu abrir sua própria empresa em North Hollywood e se
aproximar mais da indústria do cinema e suas criações aparecerem em mais de 20
filmes, sucessos como "Bladerunner" (construiu 25 veículos),
"Robocop" e "The Last Starfighter", talvez a sua criação
mais emblemática tenha sido o Delorean para "Back to the Future".
Em
1974 fechou a empresa em North Hollywood, passou pela Coach Works em Chatsworth
e atualmente mantem seus negócios em Mojave, Califórnia. Entre outros prêmios,
ele foi induzido no "Custom Car" e "Hot Rod Hall of Fame" e
também recebeu o prêmio de "Construtor do Ano" no Detroit Autorama de
2008.
Em
2011 foi lançado o documentário “Kings of Kustoms” sobre a vida de Gene
Winfield, ele continua na ativa até os dias hoje. Longa vida ao “The King of
Kustoms”.
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