A customização de motocicletas vem desde a década de 1920, quando o estilo “Cut Down” apareceu nos Estados Unidos. O objetivo das modificações era dar um visual mais moderno, melhorar o desempenho ou simplesmente dar mais personalidade para a motocicleta. O “cut Down” consistia basicamente em remover o para-lama dianteiro, encurtar a traseira e remover acessórios para aliviar o peso da motocicleta e melhorar o desempenho.
O motociclismo se consolidava nos Estados Unidos, em 1933, a AMA criou um campeonato nacional das corridas de Classe C, participavam basicamente motocicletas Indian Daytona Scout, Harley-Davidson WLDR e WR, o visual das motos de pista lembrava muito o estilo “cut down”.
Corridas "C Class" em 1935 |
Pouco depois desta época as motos britânicas começaram a chegar no mercado Americano, além de serem mais rápidas e leves, tinham estilo próximo ao “cut down”, assim logo começaram a dominar a cena das corridas e rachas, deixando os donos Harleys e Indians desesperados.
Este pessoal tentou reagir, começaram a modificar o quadro, abaixar o selim e encurtar a distância entre eixos das suas motos, tirando o máximo de peso possível para se manterem competitivos. As motos modificadas desta forma passaram a serem conhecidas como “bob job”, bobbing era um termo usado em corridas de cavalo, onde os treinadores cortavam (to bob) o rabo de um cavalo.
Este pessoal tentou reagir, começaram a modificar o quadro, abaixar o selim e encurtar a distância entre eixos das suas motos, tirando o máximo de peso possível para se manterem competitivos. As motos modificadas desta forma passaram a serem conhecidas como “bob job”, bobbing era um termo usado em corridas de cavalo, onde os treinadores cortavam (to bob) o rabo de um cavalo.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, os milhares de soldados americanos tentavam retomar suas vidas e deixar os traumas da guerra para trás, alguns tiveram dificuldades em se readaptar e adotavam os Moto Clubes como estilo de vida, aproveitando as milhares de motocicletas excedentes de guerra que foram vendidas muito barato.
O estilo “bob job” caiu no gosto deste pessoal para deixar as motos mais leves e rápidas, não existia muito glamour, geralmente as customizações eram feitas na garagem de casa com ferramentas e materiais simples: adeus aos pesados para-lamas, proteções, luzes indicadoras, mas mantendo o quadro da moto original.
Paralelamente aos primórdios dos "hot rod", a customização de motocicletas foi se desenvolvendo e o estilo minimalista passou a dar espaço para grandes modificações decorativas; muita cromagem, pintura especiais, pinstriping etc. Em 1946, Kenny " Von Dutch" Howard começou a colocar tanques de gasolina menor, guidões erguidos e canos de escapamento virados para cima na parte traseira, este estilo caiu no gosto dos entusiastas e logo virou uma espécie de padrão para os “bob-jobs”.
O estilo evoluiu nos anos 1950 e 1960, vários “sub estilos” passaram a ser aceitos de acordo com o gosto dos seus donos, chegando até influenciar alguns fabricantes como Harley-Davidson e a Honda.
O termo “Bob Job” (to bob, deixar mais curto em inglês) acabou sendo popularizado e encurtado para “bobber”, nos dias atuais dominam a cena de customização de motocicletas ao lado do estilo “choppers”, de garfo alongado que surgiram no final dos anos 1960. A principal diferença entre os dois estilos é que os Bobbers usam quadros originais, enquanto os Choppers usam quadros modificados, mas choppers é assunto para outro post...
O estilo “bobber” continua em destaque porque são bastante fáceis de criar a partir de motocicletas originais, demanda baixo orçamento e alguns construtores não tem receio de utilizar peças antigas ou de segunda mão.
Nos anos 1990 aos poucos a customização de motocicletas e a kultura kustom retomaram sua popularidade, muito em função de programas de TV, as “bobbers”, apesar de se apresentarem mais requintadas, estão de novo no topo do gosto dos amantes das motocicletas.
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