09/11/2018

Bonneville Salt Flats (Parte 4 - Final)

Vamos a parte final da nossa viagem por Bonneville...
O recorde de velocidade em terra estabelecido por Gabelich durou 13 anos, sendo quebrado em 1983 por Richard Noble. Porém, como o recorde de Noble foi feito em um deserto em Nevada, o recorde de Gabelich ainda permanece como o mais rápido em Bonneville. 😏
Atualmente em Bonneville são realizados diversos eventos de velocidade nos períodos de verão, em agosto ocorre o maior deles, o “Speedweek”, organizado pela SCTA e Bonneville Nationals Inc atraindo centenas de pilotos de carros e motos, divididos em diversas categorias.
No final de agosto ocorre outro evento importante chamado “BUB Motorcycle Speed Trials” e em setembro acontece o “World of Speed”, semelhante ao Speedweek, mas organizado pelo USFRA (Utah Salt Flats Racing Association).
Nos eventos geralmente são demarcadas até 4 faixas cronometradas (de acordo com as condições da pista), a extensão varia até 8 milhas e a cronometragem é feita no meio da faixa, deixando as 2 primeiras milhas para acelerar e um longo trecho final para desaceleração.
Os competidores são divididos em classes considerando cinco critérios: categoria da carroceria, modificações aerodinâmicas, tamanho do motor, com ou sem sobrealimentação e tipo de combustível.
As principais categorias atualmente são;
1) Construção Especial: Streamliners com rodas fechadas e Lakesters com rodas abertas, não podem ser baseados em carros de série.
2)  Vintage: Roadsters de 1923 a 1938, Coupês até 1948 com motores antigos, 
3) Clássicos: Carros americanos de 1928 a 1981, sem injeção eletrônica.
4) modificados: Permitidos praticamente de qualquer ano e marca, incluindo esportivos e picapes.
5) Produção: Carros de séries, carros esportivos e caminhões.
Além das categorias (vintage, clássico e Modificado), existem classes por modificações aerodinâmicas. 
Exemplos: na categoria modificados temos a classe “Competition Coupe” que permite tetos recortados, frentes aerodinâmicas e bellypans, enfim, a lista é extensa...
Mas, nem tudo são flores hoje em dia, alguns problemas causados pelas condições naturais vêm preocupando os fãs de Bonneville. O “Speedweek” teve que ser cancelado em 2014 e 2015 por causa de más condições da pista, ocorreram fortes chuvas que levaram uma camada de lama das montanhas para a pista. Outra preocupação recente é a profundidade da crosta de sal do deserto que também tem diminuído, com isso o número de trechos cronometrados está ficando limitado.
Com tudo isso o “Speedweek” continua atraindo cada vez mais competidores para Bonneville, desde 2005 tivemos um aumento de 26% de inscrições, em 2009 ocorreram o recorde de 3.108 corridas cronometradas. 
Além do lado esportivo, o evento representa muito para a economia local em Wendover, Nevada.
Bonneville continua sendo um lugar único e especial, a meca da velocidade!

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