16/08/2019

Digger

Embalado pelo sucesso do filme “Easy Rider” lançado em 1969, a customização de motocicletas se popularizou rapidamente no começo dos anos 1970, principalmente nos Estados Unidos.
Neste movimento muito estilos de customização apareceram, tais como Chopper, Bobber, Scrambler, Tracker, Custom e o assunto deste post: DIGGERS.
As primeiras motos customizadas no estilo “Digger” (escavadeira) também surgiram no início dos anos 1970, recebendo forte influência das motos dragsters, chamadas de "drag bikes". 
O mestre Arlen Ness, que infelizmente faleceu recentemente em 22 de março de 2019, é considerado por muitos o criador deste estilo, dizem que ele criou a sua primeira digger baseada numa Harley Sportster depois de participar de um evento de drag Racing...
Na verdade, não sabemos se isso é verdade e nem mesmo importa tanto, o fato é que Ness foi mesmo o principal responsável por desenvolver e divulgar o estilo, criando trabalhos fantásticos ao lado de outros consagrados customizadores como Dave Perewitz, Donnie Smith e Barry Cooney.
As versões da origem do nome “digger” também diverge, alguns dizem que foi pela semelhança do estilo destas motos com as "drags bikes" da época, que também chamadas de “digger”, outra versão sustenta que as motos eram tão baixas que pareciam mesmo estar escavando o chão, logo a associação pegou... 
A definição de uma moto customizada no estilo Digger também sofre distorções, como as Chopper e Bobber, aqui vão as principais características de um bom projeto;
1) O visual da moto precisa ser longo e baixo, para obter esta aparência a estrutura do chassis é alongada com “backbones”.
2) Normalmente, são utilizados garfos dianteiros alongados, tipo Springer.
3) Tanques de combustível longos em forma de diamante e hexágono.
4) Escapamento destacado e barulhento.
5) Rodas grandes, no estilo "drag race".
6) E o motor? São bem vindas combinações de super chargers, turbos ou carburadores de corrida.
7) Pintura, claro, exclusiva bem trabalhada, abusando das cores chamativas e grafismo personalizado. 
Por tudo isso, muitos customizadores exploram estas características ao máximo, ao ponto das pessoas se perguntarem “como é que o piloto consegue se equilibrar nisso?”, de fato essa receita normalmente sacrifica o ponto de equilíbrio e a dirigibilidade da moto, mas isso faz parte do barato...
A capa de março de 1971 da revista Street Chopper foi a primeira revista especializada a mostrar uma Digger, durante a década de 1970 outras revistas deram muito espaço para o estilo em suas capas, as diggers eram as grandes estrelas de eventos como o Daytona Bike Week e Sturgis Rally
Porém, aos poucos, a partir da década de 1980 o estilo perdeu boa parte de sua notoriedade, ficando praticamente restrito aos concursos de customização. Não houve exatamente um motivo para tal, talvez parte desde "esquecimento" venha justamente da dificuldade de se usar uma moto digger no dia a dia ou simplesmente foi uma mudança de moda.
A boa notícia é que, gradativamente, nos últimos anos parece haver um resgate do espaço das diggers no universo da customização. 
Recentemente a empresa da família de Arlen Ness lançou um “kit” de chassis para montar motos Digger, além da consolidação de novos customizadores que fazem projetos neste estilo, tais como a OCC (da série de TV American Chopper).
Aqui ficamos na torcida, para nós, esse estilo é o maior barato.

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