27/10/2020

Carros Feios (Parte 8)

Nossa destemida e implacável série avança mais um pouco, neste post temos 3 exemplos americanos, aliás, os Yankees vira e mexe não nos desapontam em termos de bizarrices;
22) AMC Gremlin
O Gremlin foi lançado pela AMC (American Motors Corporation) no mercado americano em 1970 e ficou em produção até 1978. O carro usava a plataforma do modelo Hornet encurtada.
A proposta de mercado da AMC era ter um carro econômico e versátil, pronto para competir contra o Chevrolet Vega e o Ford Pinto, além dos importados Fusca e Toyota Corolla.
Apesar de ser um carro com boa qualidade e desempenho honesto, em termos de estilo não foi unanimidade, ao todo foram produzidos 671.475 unidades. 
Parece que temos aqui outro caso clássico de "ame ou odeie", talvez seja por isso que o Gremlin ainda é bem lembrado até hoje. 
23) Aurora
Foi fabricado (😳) pela norte-americana "Aurora Motor Company", por seus itens de segurança é considerado o primeiro carro "Experimental Safety Vehicle".
Idealizado pelo padre (😲) Alfred A. Juliano, que antes de ser padre tinha estudado artes e gostava de design automotivo.
projeto utilizou chassi de Buick e motor de Cadillac, a carroceria era de fibra de vidro, entre seus itens de segurança tinha janelas em plástico e para-brisa curvo para atenuar os riscos de impactos em acidentes. 
Entre 1957 e 1958 foi produzido somente o protótipo (uma unidade), como não tiveram nenhum pedido de fabricação a empresa acabou sendo fechada. Depois, ainda, a igreja católica ainda processou o padre Juliano por uso indevido de dinheiro da congregação e acabou resultando na sua expulsão da Ordem do Espírito Santo.
Com o devido respeito, será que depois desse "belo" projeto o padre Alfred Juliano foi aceito no paraíso?
24) Saturn (S séries)
Aqui o post é sobre uma "família" de carros, não apenas um modelo, a Saturn foi uma "submarca" de compactos da GM criada para competir contra japoneses no mercado americano e para mercados de exportação.
A família "S" foi vendida entre 1990 e 2002, oferecendo modelos de 3, 4 e 5 portas e alguns aspectos interessantes no projeto, os carros incorporavam uma estrutura espacial e os painéis laterais podiam ser feitos de plástico.
Ao todo foram produzidos mais de 2.400.000 carros neste período. Se não foi um "estouro" para os padrões americanos, também ficou longe de ser um fracasso. A marca Saturn foi descontinuada pela GM em 2010 por conta da crise financeira mundial iniciada em 2008.
Um fato curioso sobre o Saturn SL, em 1995 foi o veículo mais roubado em 2003 nos EUA, mas engana-se quem acha que é por causa da sua beleza ou valor, na verdade o uso da chave desgastava a porta e os mecanismos de ignição, então uma simples chave em branco podia abrir porta e ligar o motor... 
Sem comentários!

Nenhum comentário: