Podemos considerar que Ed Roth foi um dos grandes, senão o maior, personagem da Kultura Kustom, alem de pioneiro na customização de carros e grande ícone do movimento Hot Rod e afins.
Se você tiver mais de 35 anos e for homem (gênero), ao final deste “post” você deverá lembrar de alguns dos seus queridos Hot Wheels ou Matchbox que ganhou quando era criança.
Admirando os carros de Roth certamente você também entenderá que os estilos dos carrinhos não eram coisa de brinquedo, tinha gente grande fazendo isso antes! Nada é coincidência...
Ed "Big Daddy" Roth nasceu em Beverly Hills em 4 de Março de 1932, curiosamente ele só foi aprender inglês na escola porque cresceu em uma família de língua alemã.
Desde cedo, Roth tinha um enorme gosto em desenhar, seu pai era marceneiro e na sua oficina passava o conhecimento de construção em madeira para o filho, o que certamente foi muito útil nas suas criações artísticas.
Depois Ed cursou a faculdade de engenharia e em 1951 ingressou na USAF, sendo dispensado em 1955. Nesta época já era casado e pai de cinco filhos (todos meninos), foi então que percebeu ser necessário fortalecer o seu orçamento 👶.
Em 1958 passou a trabalhar integralmente nas suas criações, utilizava muitas peças de ferro-velho e um produto revolucionário chamado fibra de vidro!
E foi desta forma que ele foi criando automóveis inovadores em sua garagem, basicamente, financiava as suas invenções com a venda de desenhos e camisetas em eventos, feiras e exposições de carros. Diziam que a multidão enlouquecia quando viam suas camisetas e desenhos de monstros estilizados dirigindo hot rods.
Seu primeiro carro de sucesso foi chamado de "Little Jewel", um Ford 1930 Model A Tudor finalizado em 1955. O segundo sucesso foi o "Outlaw" em 1959, criação que quebrou paradigmas mostrando que para construir um carro o que você realmente precisava era imaginação, um pouco de conhecimento e muita mão suja de graxa!
Em 1961 veio o "Beatnik Bandit", depois o "Mysterion", depois muitos outros.
No ano seguinte, 1962, a Revell lançou diversos kits plásticos dos carros de Roth e diversos modelos dos monstros criados por Roth; Rat Fink, Brother Rat Fink, Drag Nut, Mother's Worry, Mr. Gasser entre outros.
A Revell pagou US$0,01 de royalties para cada modelo vendido, somente naquele em 1963 Roth ganhou US$32.000,00, se trazermos para valores atuais dá para ter uma ideia do sucesso, isso em uma época que não existia internet, redes sociais, etc.
Porém, de todas as criações de Roth a mais famosa não foi uma maquina, foi um rato!?!?!
Bem, na verdade era um rato meio "diferente", quase um monstro, chamado RAT FINK.
Isso foi em 1963, o Rat Fink começou meio sem pretensão como um desenho colocado em sua geladeira, diziam ser uma antítese do Mickey Mouse; não tinha ar ingênuo e inofensivo, era mal arrumado, tinha dentes toscos e passava a impressão de mau cheiro.
Numa época onde os valores e costumes sociais estavam sendo constantemente questionados, o Rat Fink acertou em cheio os adolescentes americanos.
Além de artista, cartunista, pinstriper, designer e construtor de carros personalizados, Ed Roth também se aventurou pela música e fez várias capas de discos.
Roth liderou uma banda que se chamava Mr. Gasser & the Weirdos (Mr. Gasser era o próprio Roth), eles lançaram alguns álbuns de surf music que contavam histórias sobre a gangue e seus passatempos favoritos.
Ed Roth casou-se quatro vezes, em 1974 ele entrou para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, raspou o indefectível cavanhaque e se envolveu a fundo em trabalhos sociais através de sua igreja.
Aos 69 anos, no dia 4 de abril de 2001, Roth faleceu de um ataque cardíaco.
A sua ultima esposa, Ilene Roth, criou um museu para homenagear seu marido com exposições de obras de arte de Ed e outras recordações, atualmente se seu filho Darryl trabalha na coleta e exibição de trabalho de seu pai, vale lembrar que os Kits dos carros da Revell são encontrados até hoje.
Ainda vamos abordar os carros em detalhes, por enquanto segue um aperitivo das criações espetaculares;
Nenhum comentário:
Postar um comentário