16/02/2014

Mercedes-Benz (Parte 1 - Origens)

(Escolhi a Mercedes-Benz como meu primeiro post sobre marcas porque, para quem não sabe, meu pai trabalhou por mais de 27 anos na fábrica de S.Bernardo do Campo.  Essa é uma forma de homenageá-lo também).


No final do século XIX, Gottlieb Daimler (Schorndorf, Alemanha 1834-1900), Wilhelm Maybach (Heilbronn, Alemanha 1846-1929) e Karl Benz (Ladenburg, Alemanha 1844-1929) inventavam o que conhecemos como primeiro automóvel movido por um motor de combustão interna. A invenção causou espanto, mas o mais curioso é que ainda não se conheciam.

Karl Benz tinha uma loja em Mannheim e inventou o primeiro automóvel movido através de um motor de combustão interna em 1885, com três rodas.
No mesmo ano, 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega Wilhelm Maybach trabalhavam em Cannstatt, Stuttgart e construíram o primeiro protótipo de um motor movido a gás.
Em 1871 Karl Benz fundou a "Benz & Cia", a "DMG" foi fundada por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach em 1890. Daimler faleceu em 1900 e Maybach deixou a empresa em 1907. Inicialmente as 2 empresas, DMG e Benz & Cia, eram grande rivais, mas em 1924 foi assinado um acordo de ajuda mútuo por conta dos esforços de estímulo econômico após a I Guerra Mundial. 
Posteriormente em 1926, quando então se formou a empresa Daimler-Benz AG, um novo símbolo foi criado para cada parte (Daimler e Benz) e cada empresa continuou construindo seus próprios modelos de automóveis. O famoso logo com a estrela de três pontas foi desenhado por Gottlieb Daimler, dizem que ele se inspirou numa figura que ele mesmo desenhou num postal remetido à sua esposa com o comentário: "Um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra". 
E afinal, de onde veio o nome "Mercedes"??

Nesta parte da história entra um comerciante alemão chamado Emil Jelinek.  O Sr. Jelinek era cliente da Daimler desde 1897 e apaixonado por corridas, em 1900 solicitou à Daimler que construísse um automóvel rápido, leve e seguro, mas fez uma exigência inusitada: o carro deveria levar o nome de sua filha Mercedes (na época com 11 anos). Em março de 1901 na semana de Nice, o carro foi imbatível!
Em 1902, a Daimler registrou a marca “Mercedes”. E só 24 anos mais tarde, com a fusão das empresas fundadas por Gottlieb Daimler e Karl Benz, é que a marca passou a se chamar “Mercedes-Benz”.
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

Cada uma das pontas representa um elemento; AR, TERRA e o MAR para mostrar que os seus motores adaptavam-se aos três meios.  Este logo foi usando primeiro num automóvel Daimler em 1901 e adotada como logotipo em 1909, após a morte de Daimler posteriormente passou a ser usado então pela Mercedes. 
Para evitar problemas legais em 1929, a DMG decidiu vender o nome registrado "Daimler", mantendo o nome Mercedes.  O círculo à volta da estrela viria a ser desenhada por Karl Benz juntando na parte inferior o seu nome. Também foi acrescentada uma auréola à volta da estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz juntamente com o seu símbolo que dura até aos dias de hoje.

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.


Nenhum comentário: