30/03/2014

Seu carro tem prazo de validade?

Poucos sabem que um carro ou moto pode estragar mais fácil por falta de uso do que por andar. Esta lógica vale para máquinas de qualquer idade, ou seja, algumas peças e componentes vão envelhecer e precisam serem trocadas, mesmo abaixo da quilometragem de utilização.
Não vou abordar limites e especificações técnicas, isso varia muito de fabricante e condições de uso, vamos nos ater apenas ao fator "tempo";
ÓLEO DE MOTOR; Cada tipo de óleo tem uma especificação distinta e junto com as condições de uso (tráfico pesado, estradas de terra, temperatura externa) teremos a quantidade de quilômetros que você poderá rodar entre uma troca e outra. Normalmente as trocas são indicadas para serem feitas entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados. 
Até ai tudo bem, mas fique atento para trocar o óleo anualmente mesmo que a quilometragem indicada não for atingida. Isso é necessário porque ocorreram reações químicas internas no motor devido o contato do óleo com combustível, constantes variações de temperatura e resíduos de outras trocas de óleo de características diferentes.  
Estas reações ao longo do tempo podem afetar características lubrificantes do óleo, o que acelera o desgaste das partes internas do motor.  Principalmente nos carros antigos que costumar sair das garagens com menor frequência.
PNEUS; A calibragem precisa ser verificada semanalmente, rodando fora da calibragem correta o consumo aumenta, a durabilidade do pneu diminui e pode comprometer a segurança.
Fora isso os pneus tem validade de 5 anos, a contar da data de fabricação marcada na lateral do mesmo. Além deste tempo os pneus ficam sujeitos a problemas estruturais, fique de olho nas deformações e rachaduras. Para quem tem carro antigo essa é uma péssima notícia porque pneus são um dos maiores custos para se manter um antigo.
FLUÍDO DE FREIO; Além das verificações a cada 10 mil quilômetros, o líquido absorve umidade, por isso é recomendável esgotar todo o sistema e trocar a cada 2 anos (alguns mais precavidos citam trocar anualmente).
FILTRO DE AR CONDICIONADO; Não precisa de muita discussão, com tanta poluição troque o filtro anualmente, mesmo que o sistema seja pouco utilizado. Importante também ligar o sistema semanalmente (por uns 20 minutos) para evitar a proliferação de ácaros e outras substâncias devido a umidade e poeira acumulada no sistema. 
EXTINTOR DE INCÊNDIO; Claro que a torcida é para não ser necessário utiliza-lo, mas mesmo que estiver no prazo de validade troque anualmente. O custo x benefício da certeza que o extintor funcionará "se" for necessário é imensurável.
PALHETA DO LIMPADOR; A borracha das palhetas sofrem pelo contato com poluição, óleo e partículas de poeira, principalmente quando são acionadas com o vidro pouco molhado. Para evitar problemas e proteger o vidro troque anualmente, mesmo que você more em um lugar que chova pouco tipo nordeste ou Abu Dhabi.
ROLAMENTOS; Além da quilometragem especificada pelos fabricantes, existem teorias que os mesmos não devem ser estocados por mais de 5 anos antes de serem instalados. A explicação está no óleo que reveste a peça e com o tempo vai perdendo suas características, possibilitando oxidação ou comprometimento de componentes de borracha, tipo juntas.
ADITIVO DO RADIADOR; Normalmente os aditivos são à base de monoetilenoglicol, este componente aumenta o ponto de ebulição da água e ajuda a manter a temperatura ideal do sistema. Com o passar do tempo o líquido perde eficiência e recomenda-se trocar a cada 30 mil km ou anualmente, o que acontecer primeiro.
LÂMPADAS DE FARÓIS; A recomendação dos fabricantes é para trocar a cada 2 anos, assim é garantido o mesmo poder de iluminação. A queda de eficiência ocorre porque o bulbo de vidro vai escurecendo as suas paredes e impedindo a passagem da luz.
CORREIA DENTADA; Se a quilometragem indicada pelo fabricante não for excedida, dizem ser prudente trocar a cada 4 anos porque a borracha pode começar a ressacar e comprometer a resistência. Não consegui achar nada comprovando esta regra, mas considerando o custo x beneficio da troca versus arrumar os estragos que uma quebra de correia provoca, acho prudente seguir este conselho.
BATERIA; Vou tratar em post a parte, em breve, este é um grande problema para quem tem carro antigo.
Outras peças como filtros de ar, filtros de combustível e peças de borracha também estão sujeitos a estragarem por falta de uso. Não existe uma regra definitiva para cada caso, o tempo de inutilização, o tipo da peça, a qualidade do fabricante e, principalmente, a forma como o carro é mantido parado afetam a vida útil. 
O fato é que muitas vezes você "guarda" o carro em ordem e depois de poucos quilômetros rodados, mas muitos meses parado, aparecem surpresas como vazamentos, panes e novas idas ao mecânico.
Vale ficar atento para que coisas desta natureza não estrague o seu passeio em uma manhã ensolarada de domingo, mas para tem carro antigo isso é fichinha, faz parte do show...

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