No início o movimento, fabricar um Hot Rod era na base da tentativa e erro, era assim que o "rodders" descobriam o que fazer para
seus carros serem mais rápidos, o desafio
ficava ainda mais complicado por causa das finanças e recursos limitados, afinal, eram
tempos pós-depressão econômica e também se recuperar da Segunda Guerra Mundial.
O irônico disso tudo foi que, em vez de enfraquecer, estas dificuldades foram os principais fatores para fortalecer e elevar o padrão do movimento
Hot Rod, afinal, se você não pode pagar por alguma coisa, então tente você mesmo fazer (boa
lição para nós brasileiros)!
Na busca de sempre serem mais rápidos, os entusiastas foram experimentando e improvisando com os recursos que tinham
em mãos, o resultado e sucesso eram determinados apenas pela capacidade
criativa de cada um (por minha conta, eu coloco aqui também o nível da paixão😏).
Foi neste contexto de “fazer o máximo tirando proveito do pouco que se tem em mãos” que um rodder chamado Bill Burke introduziu uma das coisas incríveis do mundo Hot Rod; os “Belle Tanks Streamliners”.
Na verdade
Burke já construía “streamliners” para correr nos lagos secos do sul da Califórnia na década de 1930 e início dos anos 40, como outros milhares de jovens americanos ele respondeu ao chamado do Tio Sam e entrou nas forças armadas na segunda guerra mundial, indo servir no Pacífico em um PT Boat.
Quando Burke estava em Guadalcanal, ele notou alguns tanques auxiliares de combustível de P-51 Mustang que estavam sendo descarregados de um navio cargueiro, estes tanques eram alojados na barriga dos aviões e tinham forma de lágrima, projetados para serem leves e aerodinâmicos em velocidades muito altas.
Burke mediu um deles e percebeu que era possível usar um desses tanques para fazer... um carro!
Após o final da guerra Burke voltou para o sul da Califórnia e levou a sua ideia adiante, havia farta oferta destes tanques e podiam ser comprados como espólio de guerra por US$ 35,00 cada um, ou seja, apenas uma fração do custo de projetar e construir uma carroceria do zero.
O primeiro "carro" de Burke neste conceito foi feito em 1946 a partir de um tanque de um P-51 Mustang, o carro era alimentado por um motor Mercury V8 e atingiu uma velocidade de 131,96 MPH 😱.
Foi neste contexto de “fazer o máximo tirando proveito do pouco que se tem em mãos” que um rodder chamado Bill Burke introduziu uma das coisas incríveis do mundo Hot Rod; os “Belle Tanks Streamliners”.
Na verdade
Burke já construía “streamliners” para correr nos lagos secos do sul da Califórnia na década de 1930 e início dos anos 40, como outros milhares de jovens americanos ele respondeu ao chamado do Tio Sam e entrou nas forças armadas na segunda guerra mundial, indo servir no Pacífico em um PT Boat.
Quando Burke estava em Guadalcanal, ele notou alguns tanques auxiliares de combustível de P-51 Mustang que estavam sendo descarregados de um navio cargueiro, estes tanques eram alojados na barriga dos aviões e tinham forma de lágrima, projetados para serem leves e aerodinâmicos em velocidades muito altas.
Burke mediu um deles e percebeu que era possível usar um desses tanques para fazer... um carro!
Após o final da guerra Burke voltou para o sul da Califórnia e levou a sua ideia adiante, havia farta oferta destes tanques e podiam ser comprados como espólio de guerra por US$ 35,00 cada um, ou seja, apenas uma fração do custo de projetar e construir uma carroceria do zero.
O primeiro "carro" de Burke neste conceito foi feito em 1946 a partir de um tanque de um P-51 Mustang, o carro era alimentado por um motor Mercury V8 e atingiu uma velocidade de 131,96 MPH 😱.
No ano seguinte ele finalizou um novo carro, mas desta vez feito a
partir do tanque da asa de um P-38 Lightning de 315 litros, este projeto já contava com algumas evoluções como o piloto na frente e o motor na parte traseira,
assim tudo se encaixava no interior do tanque, exceto as rodas e um pequeno
para-brisa do piloto.
A ideia acabou sendo comprada por muitos outros rodders, um dos mais conhecidos e bem sucedidos pilotos de Belle Tanks foi Alex Xydias, proprietário da loja e equipe “So-Cal Speed Shop”.
A ideia acabou sendo comprada por muitos outros rodders, um dos mais conhecidos e bem sucedidos pilotos de Belle Tanks foi Alex Xydias, proprietário da loja e equipe “So-Cal Speed Shop”.
Os projetos de Alex seguiam mais ou menos a linha de
Burke, exceto que ele tinha uma bolha (canopy) no estilo aeronáutico e era
alimentado por um motor Ford V8 de 156 polegadas Flathead.
Na semana da velocidade de Bonneville em 1951, a equipe de So-Cal estabeleceu um novo recorde para a sua classe atingindo uma média de 145,395 MPH.
Dizem que no mesmo dia a equipe So-Cal levou o carro de volta para seu motel e ali mesmo, no estacionamento, trocou o motor por um Mercury Flathead de 259 polegadas cúbicas, colocaram o carro em uma classe maior e estabeleceram o recorde dessa classe, atingindo incríveis 181,085 MPH.
Esse é o espírito Hot Rod! 😛😛
Ainda não estavam satisfeitos, eles trocaram novamente o motor 259 por outro ainda maior, um Mercury de 296 polegadas cúbicas e chegaram a 198,340 MPH em uma volta unidirecional e 195,77 MPH na média de duas passagens.
Na semana da velocidade de Bonneville em 1951, a equipe de So-Cal estabeleceu um novo recorde para a sua classe atingindo uma média de 145,395 MPH.
Dizem que no mesmo dia a equipe So-Cal levou o carro de volta para seu motel e ali mesmo, no estacionamento, trocou o motor por um Mercury Flathead de 259 polegadas cúbicas, colocaram o carro em uma classe maior e estabeleceram o recorde dessa classe, atingindo incríveis 181,085 MPH.
Esse é o espírito Hot Rod! 😛😛
Ainda não estavam satisfeitos, eles trocaram novamente o motor 259 por outro ainda maior, um Mercury de 296 polegadas cúbicas e chegaram a 198,340 MPH em uma volta unidirecional e 195,77 MPH na média de duas passagens.
É bom lembrar que a marca de 198,340 MPH da So-Cal ainda é a mais rápida passagem para motores sem superalimentação (blower, turbo, etc) em Bonneville.
Se você não é tão acostumado ao que estas marcas significam, considere que no mesmo ano de 1952 o piloto Troy Ruttman venceu a Indy 500 com uma velocidade média de "apenas" 128,92 mph.
Uau!!! Esse pessoal conseguiram ser mais rápidos do que o vencedor da Indy 500 da mesma época, isso tudo sentados em um tanque de combustível de barriga de avião, comprado em um feirão de sucata e utilizando motores projetados antes da segunda guerra mundial...
Ah, e tudo isso sem patrocinadores!!!
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