15/03/2015

Qual é a sua receita? (Nitro)

Depois de falamos sobre preparação aspirada, blower, turbo e algumas formas mais leves, chegamos ao final do nosso giro sobre as receitas de preparação de motores com o NITRO.
O nitro, NOS ou Óxido Nitroso ficou famoso entre os entusiastas após o lançamento do primeiro filme da saga "Velozes e Furiosos". Nem é necessário lembrar que em algumas cenas do filme existe o tradicional exagero Hollywoodiano.
O óxido nitroso, também conhecido como protóxido de nitrogênio ou protóxido de azoto, foi descoberto na Inglaterra em 1772 por Joseph Priestley, inicialmente a sua utilização não tinha nada a haver com mecânica, na verdade era mais um dos gases inalatórios utilizados para o tentar curar doenças, como a tuberculose, e também como anestésico. Quimicamente é um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, sua fórmula química é N2O.
Como este não é um blog de medicina ou química, vamos voltar ao assunto propriamente dito. Antes, vamos lembrar do conceito básico para se envenenar um motor; Precisamos faze-lo receber mais oxigênio, e este conceito também será válido para preparação com turbo, aspirados ou blower.  
No caso do Nitro descobriu-se que os átomos de oxigênio e hidrogênio do Óxido Nitroso, sob o efeito do calor do motor, se separam e desta forma fornecem mais oxigênio, o nitrogênio por sua vez muda a densidade do combustível por resfriamento, tornando-o mais denso, por consequência mais mistura será admitida no interior das câmaras de combustão.  
Na prática quando o Óxido Nitroso é injetado nas câmaras de combustão passa para o estado gasoso, esta transformação vai resfriar a câmara de combustão e as moléculas resfriadas se contraem, possibilitando mais oxigênio e combustível dentro do motor melhorando a queima na câmara de combustão, e aumentando a força do motor em potência (CV´s) e também no torque. O gás fica acondicionado em um cilindro de alumínio, com tamanhos variados de 2,5 lbs a 20 lbs, sendo possível fazer a instalação em diversos lugares no carro.
Outra grande diferença é que o efeito da preparação é pontual, ou seja, é feito a instalação do sistema e o mesmo só entra em ação quando o motorista decide, a má notícia é que o efeito é temporário, geralmente poucos segundos, de modo cavalar. Por outro lado você pode instalar um sistema de Nitro no carro e se quiser pode sair andando sem maiores complicações.
Afinal, o sistema é bom ou ruim?
Como falamos nos outros posts deste assunto, vale lembrar que a utilização é importante na definição da receita de preparação, portanto não dá para falar que o sistema é bom, melhor ou pior do que outras receitas, todos tem prós e contras. 
Por exemplo, os turbos costumam ter uma demora na resposta (turbo lag), devido o tempo de reação do turbo, motores aspirados costumam "embaralhar" em marcha lenta mais baixas devido o comando bravo, já os motores com blower sofrem com a temperatura alta. Outra característica que pode ser uma boa vantagem para o Nitro é que o sistema pode ser retirado e reinstalado em outro carro, ou seja, boa parte do investimento inicial é preservado.
Em termos de números podemos dizer, apenas para estimativa, que em motores 4 cilindros e 2.000 cm3 podemos ganhar 70 CV adicionais com o Nitro, os números não são desprezíveis.
Se houver interesse em atingir resultados mais expressivos, como nas outras receitas, será necessário um investimento mais agressivo como pistões forjados, lógico que os ingredientes orçamento e qualidade da mão de obra serão fundamentais para o sucesso. O nitro também pode ser combinado com outras receitas.
Agora é escolher a sua receita e "taca le pau" neste carrinho...

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