01/05/2015

HOG

Várias pessoas devem lembrar-se do filme “Motoqueiros Selvagens”, uma comédia estrelada por John Travolta em 2007, mas imagino que poucos devem ter reparado no título original (“Wild HOGs”) e se perguntado; Afinal, o que é um “HOG”?
HOG na verdade não é uma palavra e sim uma sigla cujo significado é “Harley Owners Group”. É um clube, ou comunidade, criado, operado e patrocinado pela própria Harley-Davidson. A ideia nasceu em 1983, como estratégia de marketing, para fortalecer os laços da empresa com seus clientes e com uma proposta muito bem definida; cultivar e multiplicar amigos, fazer passeios e eventos em grupo, realizar ações sociais e filantrópicas e, por que não, incentivar os membros a consumir mais produtos oficiais da marca!
Do ponto de vista de marketing os clientes da Harley têm algumas características distintas, eles costumam consumir muito mais em acessórios e produtos licenciados do que os clientes de outros grandes fabricantes de motocicleta. Por sua vez, os membros das comunidades HOG, normalmente, gastam 30% a mais do que os proprietários de Harley-Davidson em geral. Entre os produtos mais consumidos estão roupas (licenciadas pela marca), acessórios originais e participação em eventos patrocinados pela Harley-Davidson.
Este esforço da marca fez parte de uma estratégia maior que levou a Harley-Davidson a tornar-se um ícone americano mundial, criando uma identidade própria dos seus consumidores; Não basta gostar de moto, tem que ser dono de uma Harley, não basta ter uma Harley, tem que ser um HOG! 
Toda esta sinergia impulsiona as vendas da marca e fortalece o estilo de vida e valores dos seus entusiastas / consumidores; orgulho, autenticidade, liberdade e espirito de aventura. A própria marca entende que os HOG´s passaram a serem mais importantes na construção de uma comunidade em torno da marca, do que apenas promover um produto de consumo. 
Chega mesmo a ser um estilo de vida!
Estima-se que existam no mundo mais de um milhão de membros ativos, organizados em “chapters” por cidades ou região. Isso representa “apenas” o maior clube de consumidores patrocinado por uma fábrica no mundo. Ao comprar uma moto 0 km o proprietário torna-se parte deste clube, com direito a kit de boas vindas, carteira de associado, informações de rotas de viagens nos EUA e no mundo e um “guia de aventura”, explicando o que significa ser um HOG. Cada concessionária Harley-Davidson pode, não obrigatoriamente, patrocinar um grupo local, mas não pode existir uma comunidade HOG (oficial) sem estar associado com uma concessionária ou subsidiária patrocinadora. 
Os grupos HOGs são dirigidos por uma diretoria voluntária (Diretor, Diretor Assistente, Primeiro Capitão de Estrada, Auxiliares de Capitão de Estrada), eleitos anualmente entre seus membros locais. Entre as “obrigações” da diretoria está a produção de um boletim de notícias e organização de eventos e passeios durante todo o ano. 
Os HOGs não são os únicos grupos de motociclistas que reúnem entusiastas da Harley-Davidson, de fato não existe impedimento legal para a existência de comunidades ou grupos de proprietários e entusiastas da Harley-Davidson sem o envolvimento oficial da marca mundo afora, além do que os grupos de motoqueiros já existiam desde o final da segunda guerra mundial. A questão é que algumas vezes o comportamento de tais grupos, como os Hells Angels, até prejudicaram a imagem da marca, talvez por isso a estratégia de envolvimento direto também tenha sido uma necessidade e não apenas uma estratégia bem sucedida de marketing. 
Existe também alguma associação, indireta, entre os HOGs com a Kultura Kustom, lógico que não existe regras rígidas para determinar se isto é correto ou não, mas alguns mais puristas rejeitam esta associação porque um dos valores da Kultura Kustom está justamente em não se prender a regras rígidas para curtir o seu estilo de vida.
No final, o que vale é a diversão, viver a vida e curtir os amigos, isso os HOGs fazem muito bem... 

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