19/01/2016

Trem e afins...

(Mais um post com a colaboração do Joris Morelli, que está se tornando o mais ativo colaborador deste blog e também aniversariante do último dia 08 de Janeiro)

Quase todo gearhead gosta de James Bond (ah, o Aston DB5...), então, certamente lembrará desta cena do filme "007 contra Octopussy" onde o Mercedes anda nos trilhos, lá pelos 50 segundos do filme...


...aqui vai a prova de que nada disso é marmelada;

Apesar de não ser muito popular para as pessoas em geral, o uso de carros para inspeção e manutenção de linhas férreas são relativamente comuns nas companhias ferroviárias, desde os primeiros Fords Modelo A!

No começo estes veículos eram construídos pelas próprias companhias ferroviárias...
...depois de um tempo percebeu-se que seria melhor (prático ou barato?) adaptar veículos comuns.

As adaptações envolviam trocar os eixos originais por ferroviários, mas a evolução levou a adaptações mais simples colocando rodas ferroviárias e guias escamoteáveis na dianteira e na traseira, assim seria possível levantar as rodas dianteiras e deixando as traseiras sobre os trilhos para a tração e frenagem. E o melhor, o veículo poderia ser usado fora dos trilhos também.
E vejam que não faltam exemplos de transformações deste tipo usadas no Brasil, prova que o iniciativa realmente não é tão exótica assim;



Nenhum comentário: