04/02/2017

Indian Larry

Um dos assuntos preferidos deste blog é a customização de carros e motos,
sempre que possível reverenciamos os grandes gênios desta arte. Nesta oportunidade vamos falar de um dos maiores na customização de motocicletas, Larry DeSmedt ou como era conhecido “Indian Larry”.
Nascido em 28 de abril de 1949, Cornwall on Hudson, estado de Nova Iorque, Larry teve uma juventude muito conturbada, ainda na adolescência foi preso mais de 30 vezes por envolvimento com drogas, assaltos e roubos. Quando tinha 18 anos participou de um assalto frustrado a um banco e levou um tiro na cabeça, sendo preso em seguida. 
Justamente durante a sua estada na prisão ele começou a mudar o seu comportamento, teve acesso à biblioteca da prisão e virou um leitor voraz. Conseguiu terminar o ensino fundamental, mas desistiu do curso superior para se dedicar a sua grande paixão, as motocicletas.
Ao sair da prisão procurou se relacionar com pessoas mais corretas, foi quando conheceu um cara legal chamado Ed Roth e passou a pintar carros para ele, depois conheceu outro cara bacana chamado Von Dutch com quem fez diversos trabalhos. Esta convivência o influenciou a tornar-se mais do que um mecânico competente, ele virou um artista da customização.
A origem do apelido veio justamente por tornar-se um especialista em motos Indians, ele foi o responsável por colocar Nova York no cenário das customizações, na época totalmente dominada pelo pessoal da Califórnia.  Em 1991 ele abriu a sua loja no Brooklyn chamada “Gasoline Alley”.
Acabou ficando famoso pelo seu estilo old-school, misturando características choppers e de motos de corrida, e por suas manobras que fazia sobre as suas motos (surfar sobre o banco era a principal delas), uma ideia não tão boa como veremos a frente.
No seu currículo também temos participações em corridas de motocicletas, filmes, vídeos, televisão e revistas. Larry conseguiu ser uma grande atração da mídia e com isso arrebatar uma grande legião de fãs. Foi destaque do show “Motorcycle Mania” com Jesse James.
Indian Larry participou de quatro episódios da série “Biker Build-Off” do Discovery Channel, estava filmando a sua famosa manobra de surfar sobre o banco quando, infelizmente, sofreu um acidente e veio a falecer logo em seguida, ele tinha apenas 55 anos de idade. Dessa forma tão estupida, no dia 30 de agosto de 2004, em Charlotte na Carolina do Norte, o mundo das motos perdia um dos seus maiores talentos de todos os tempos.
Após a sua morte seus amigos e sócios Bobby e Elisa Seeger deram continuidade aos seus negócios: uma linha de peças exclusivas, roupas especializadas e a oficina de customização, que anos mais tarde foi rebatizada para “Indian Larry Motorcycles”.
A empresa continua criando motos personalizadas conforme o estilo de Indian Larry, mas já sem a magia que somente o grande gênio das motocicletas Indian tinha.
Para saber mais: https://indianlarry.com/

Nenhum comentário: