03/11/2017

March Engineering (Round 2)

Vamos continuar a com a segunda da saga da March...
Ao final da temporada de 1977 a March vendeu seus equipamentos para a nova equipe ATS, Herd também se mudou para a nova equipe e March abandonava a F1, Max Masley também deixou a equipe para atuar como dirigente na FOCA.
March 772P
Para alegria da BMW o foco da March finalmente passou a ser todo na F2, foi lançado o modelo 772P e em seguida o 782 com o qual a equipe recuperou o domínio da categoria com Bruno Giacomelli sendo campeão em 1978. A BMW formou uma parceria com a March na produção de carros baseados no BMW M1 visando campeonatos e provas de resistência no Grupo 4 e o Grupo 5, além da série Procar que era evento monomarca de abertura de várias etapas do mundial de F1.
Com a adoção do efeito do solo pela F2 em 1979 a equipe Toleman apareceu como grande concorrente, mas no final de uma disputada temporada Marc Surer trouxe outro campeonato da F2 para a March.
O sonho de triunfar na F1 não deixou de existir para a March, em 1981 a equipe conseguiu viabilizar um aporte financeiro para retomar o fornecimento de chassis para equipes clientes, foi produzido um carro para a RAM Racing para os pilotos Eliseo Salazar e Derek Daly, na verdade o carro era uma cópia do Williams FW07.
March 81C
Em 1982 houve novo reforço de patrocínio com a Rothmans, mas o dinheiro chegou um pouco tarde para Robin herd e Adrian Reynard (engenheiro chefe) corrigir a performance dos carros, em 1983 a equipe RAM começou a produzir o seu próprio chassis e a March deixou a F1 mais uma vez sem atingir o seu propósito. Nesta época outros projetos foram conduzidos pela March Engines (outra empresa do grupo) como o BMW M1C modificado para o Grupo C e para a IMSA GTP também não deram muito certo.
Em 1982 a March decidiu abandonar a F3, seria necessário um investimento muito alto para brigar com a Ralt e as margens de lucro eram muito baixas, as apostas seriam na F2 com um chassi baseado no chassi 792 e na F-Indy com o 81C.
O piloto Corrado Fabi trouxe o último título de F2 para a March, depois disso o domínio da categoria passou para os Ralt com motor Honda, o March 81C foi vencedor das 500 milhas de Indianapolis cinco vezes consecutivas entre 1983 e 1987, o seu sucessor 86C venceu mais duas vezes seguidas, 1986 e 1987, além de vencer o campeonato com Bobby Rahal de 1986.
Nos campeonatos de esporte-protótipo a March, com motores Porsche ou Chevrolet, a March teve um sucesso considerável na IMSA, o auge veio na vitória nas 24 Horas de Daytona de 1984.
March 842
Em 1985 a FIA introduziu o novo Campeonato Fórmula 3000 no lugar da F2 na Europa, com o 842 da F2 aprimorado a March levantou três títulos em sequência: 1985 com Christian Danner, 1986 com Ivan Capelli e em 1987 por Stefano Modena. Na F-Indy o domínio seguia cada vez maior, tanto que nas 500 milhas de Indianapolis de 1986 tivemos 30 dos 33 carros do grid sendo March.
O final da década de 1980 marcou o declínio da March na F3000, os concorrentes Lola e Ralt e depois a Reynard (com o seu ex-engenheiro chefe Adrian Reynard), praticamente destruíram a concorrência.
A vontade, ou insanidade, de vencer na F1 ainda pesava na March, em 1987 foi iniciado um novo projeto com a Leyton House (empresa Japonesa do ramo imobiliário), os pilotos seriam Ivan Capelli e Maurício Gugelmin, um projetista pouco conhecido chamado Adrian Newey assinava o projeto do March 881.
O carro foi um verdadeiro sucesso marcando 21 pontos em 1988, incluindo um segundo lugar no Grande Prêmio de Portugal. Parece estranho afirmar isso perante do massacre da McLaren MP4/4 Honda-turbo da dupla Senna – Prost na concorrência, mas o 881 foi o único carro de motor aspirado (Judd V8) a incomodar a McLaren em algumas provas de um campeonato que marcava o último ano do motor Turbo. A aerodinâmica e o balanço refinado do 881 foram copiados pela maior parte das equipes para 1989, este projeto colocou Adrian Newey como um dos maiores projetistas da F1.
A expectativa com a March aumentou muito, afinal “se um carro aspirado era capaz de acompanhar um turbo, como seria quando todos estivessem usando motores aspirados?”.
Assunto para o último post desta história!

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