Para a galera deste blog carros (e motos, barcos, etc) são obras de arte, ponto final, não tem muita dúvida ou discussão.
A BMW levou esse assunto às vias de fato com o seu projeto “BMW Art Car”.
O projeto começou em 1975 através de uma ideia do leiloeiro e piloto francês Hervé Poulain, ele iria participar das 24hs de Le Mans daquele ano com um BMW 3.0 CSL e chamou o seu amigo e artista americano Alexander Calder para pintar o carro.
O resultado, da pintura de Calder e não da corrida de Poulain, foi um sucesso e com o apoio da BMW foi continuado. Em 1976 foi a vez do artista nova-iorquino Frank Stella, depois uma série de trabalhos de artistas pop: Roy Lichtenstein, Andy Warhol e Robert Rauschenberg.
FRANK STELLA |
As obras de arte são bem diversificadas, indo do impressionismo e surrealismo até a pop art, fazendo uma bela junção entre o mundo dos carros e o mundo das artes.
Obras de arte são feitas para se apreciar em alguma parede de museu?
Nada disso!
Os carros de corrida sempre acabam participando de alguma corrida tradicional, como as 24 horas de Le Mans ou 24 horas de Daytona, alguns deles até tiveram bons resultados.
ROY LICHTENSTEIN |
Em mais de 30 anos de projeto tivemos 19 artistas notáveis participando do BMW Art Car, não considerando a obra não oficial de Frank Stella no BMW M1 Procar para o piloto de Peter Gregg em 1979, os artistas sempre são escolhidos por um painel de juízes internacionais.
ANDY WARHOL |
Desde 2004 o gerente cultural Thomas Girst comanda o projeto, ele explica que no começo não havia muita preocupação com a divulgação como forma de arte, mas com o tempo isso mudou e deixou de ser apenas uma forma de publicidade em torno dos produtos BMW, hoje são reconhecidamente obras de artes e alguns trabalhos tornaram-se verdadeiros ícones, como o BMW M1 de Andy Warhol em 1979.
JEFF KOONS |
O projeto é divulgado mundialmente através de inúmeras exposições, entre elas podemos citar a turnê nos Estados Unidos de 2009, mostrada em grande cidades como o Museu de Arte de Los Angeles e em Nova York no Grand Central Terminal - Vanderbilt Hall. Também houve uma grande exposição no México em Guadalajara e na Cidade do México no mesmo ano. Em julho de 2012, parte da coleção foi apresentada pelo Instituto de Artes Contemporâneas em Shoreditch como parte do Festival de Londres.
Além dos carros encomendados pela BMW, outros artistas vendo sendo inspirados a fazer projetos não oficiais, entre eles Walter Maurer, Keith Haring, Christie Chandler e Andy Reiben.
Para saber mais e se impressionar com os carros, veja o site do projeto...
RELAÇÃO DOS ARTISTAS E MODELOS
- 1975 Alexander Calder (3.0 CSL)
- 1976 Frank Stella (3.0 CSL)
- 1977 Roy Lichtenstein (320i Turbo)
- 1979 Andy Warhol (M1 Group 4)
- 1982 Ernst Fuchs (635 CSi)
- 1986 Robert Rauschenberg (635 CSi)
- 1989 Michael Nelson Jagamarra (M3)
- 1989 Ken Done (M3 Group A)
- 1990 Matazo Kayama (535i)
- 1990 Cesar Manrique (730i)
- 1991 A. R. Penck (Z11)
- 1991 Esther Mahlangu (525i)
- 1992 Sandro Chia (M3 GTR)
- 1995 David Hockney (850 CSi)
- 1999 Jenny Holzer (V12 LMR)
- 2007 Olafur Eliasson (H2R)
- 2010 Jeff Koons (M3 GT2)
- 2016 John Baldessari (M6 GTLM)
- 2017 Cao Fei (M6 GT3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário