15/04/2018

Ed Iskenderian

Por volta de 1910 a família armênia Iskenderian migrou para os Estados Unidos, estavam fugindo de conflitos na Turquia e acabaram se estabelecendo no norte da Califórnia, onde começaram a cultivar uvas para a indústria vinícola da região. Em 1921, em Tulare, nascia o filho Ed destinado a ser um enólogo no futuro, porém, para a nossa sorte os céus tinham outros planos para ele...
Após geadas pesadas destruírem suas plantações, a família mudou-se para Los Angeles onde começaram a vender sapatos. Ed frequentou a “Polytechnic High School”, em Los Angeles, onde aprendeu mecânica e fez o seu primeiro projeto um roadster Ford Model T, se especializando em customização de motores.
Depois de se formar começou a trabalhar como aprendiz de mecânico, adquiriu habilidade e experiência, desde o começo de sua carreira chamava atenção pelos seus esforços pela qualidade e perfeição. 
Por volta de 1933, Ed começou a frequentar os lagos secos da Califórnia para ver os amigos correrem. Hoje ele explica que na época não havia revistas de carros ou muita literatura técnica disponível, por isso teve que aprender com os colegas mais velhos, na prática, daí a sua grande admiração e amizade por Ed Winfield. 
Em 1939, Ed Iskenderian começou a ajudar um jovem piloto da Flórida chamado Don Garlits, foi o primeiro patrocínio corporativo para uma equipe de corrida, nesta época que ele recebeu o apelido de “Isky” o "Camfather". 
Em 1942, Ed atingiu 120 mph no lago seco em El Mirage com um hot rod, mas veio a Segunda Guerra Mundial e interrompeu a sua carreira. Ed decidiu se alistar no “Army Air Corps”, servindo no Comando de Transporte Aéreo no Pacífico. Após a Guerra Ed voltou para as corridas, mas nesta época eram comuns dificuldades com fornecedores e recebimento de peças, foi então que decidiu começar a produzir os seus próprios virabrequins (árvores de cames).
Utilizando sua experiência na fabricação de ferramentas, Ed conseguiu converter uma máquina universal em uma retifica para produzir virabrequins.
Iskenderian começou a vender seus produtos através de anúncios na revista Hot Rod, estava feliz vendendo em torno de 5 unidades por semana faturando US$20,00! 
Logo, passou a vender para as “speed shops” e meses depois recebeu o contato de um homem da Carolina do Norte que participava de um campeonato novo, organizado por uma tal de NASCAR. Haviam interessados em peças para motores Ford V8 “flathead” e a partir daí o seu negócio decolou. A Iskenderian saiu de 2 funcionários para cerca de 60 pessoas poucos meses depois, Isky sempre teve receio de que algum engenheiro copiasse seus projetos, mas na prática ninguém conseguia superar a sua experiência prática.
No final dos anos 1950 a empresa de Ed foi a pioneira na utilização de computadores no design dos virabrequins, os seus “5-Cycle” e “Polydyne Profile 505 Magnum” tornaram-se famosos, a “Isk Racing Cams” também foi pioneira na utilização virabrequins hidráulicos nas corridas.
Apesar de estar focado nas corridas, Isky nunca deixou de dar atenção para as ruas e os entusiastas, em 1963, ele e outros pioneiros da indústria, criaram a "Speed Equipment Manufacturers Association", depois conhecida como "Specialty Equipment Market Association" ou simplesmente "SEMA". Ed foi o seu primeiro presidente nos anos de 1963 e 1964, que foram considerados cruciais para o estabelecimento da indústria de customização. 
Talvez, nem em seus melhores sonhos, Isky nunca teria imaginado que a SEMA chegaria onde chegou. Sorte nossa de novo!
Com a mudança do mercado que passou a dar valor para economia além do desempenho, novas linhas de comandos de válvulas foram lançadas como as “SuperCams” e as “MegaCams”. 
Com mais de 90 anos de idade Ed ainda continua em atividade, mas passou o controle das operações para os seus filhos Ron e Richard, a sua empresa continua sediada em Gardena, Califórnia, empregando mais de 100 especialistas e oferecendo comandos de válvulas para carros de corrida em categorias ovais, off road, drag racing, monster trucks, carros de rua e barcos. Isky também é autor de centenas de artigos técnicos sobre preparação mecânica. 
Por suas importantes contribuições para a indústria automotiva e de hot rod recebeu muitos prêmios e reconhecimento, em 1985 ele foi indicado como membro do "Legends of Performance" da Chevrolet, foi introduzido no hall da fama da SEMA, em 2012 Iskenderian recebeu o prêmio "Robert E. Peterson Lifetime Achievement", no “Hot Rod & Restoration” em Indianapolis.
Definitivamente, o nome Ed Iskenderian é uma lenda entre os pilotos e entusiastas de todo o mundo.

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