10/08/2018

Altamont, 1969

Quando abordamos algumas histórias dos clubes de motocicletas mais notórios, como os Hells Angels, e seus personagens, como "Sonny" Barger), citamos os acontecimentos de Altamont como decisivos para cristalizar a má fama dos MC perante a opinião pública e a justiça americana.
Mas, o que de fato aconteceu em Altamont?
O “The Altamont Speedway Free Festival" foi um grande festival de rock realizado em 6 de dezembro de 1969, com detalhes interessantes: entradas e bebidas gratuitas (!!!). 
Olhem só o nível da lista de artistas envolvidos no show: Santana, Jefferson Airplane, Crosby, Stills, Nash & Young... 😍😍
Quer mais?!?! Ainda teve o Grateful Dead (responsáveis pela organização) e os Rolling Stones (responsáveis pela produção) fechando a noite. Uhu! 😝😝
O festival foi idealizado para ser uma espécie de “Woodstock West”, mas não foi tão "paz e amor" assim...
Antes de falar dos acontecimentos do festival vamos lembrar um pouco do contexto da época, fica mais fácil para entender toda a repercussão. O movimento "hippie" estava no seu ápice após Woodstock, mas apesar de todo apelo "paz e amor" junto à juventude, os "hippies" enfrentavam fortes críticas da conservadora sociedade americana, que não queria saber de viver na base do “paz, amor, sexo, drogas e muito rock’n’roll”👅. 
Veremos adiante que o saldo final de Altamont foi um prato cheio para estes críticos!
Voltando ao festival... Os problemas de organização já começaram na dificuldade em definir um local para o show, o Altamont Speedway acabou sendo escolhido de última hora e restou pouco tempo para preparação da infraestrutura. 
O local ficava no condado de Alameda, 90 km ao leste de San Francisco, faltavam banheiros, tendas médicas e o palco ficou pequeno e mal colocado, num lugar baixo, deixando os músicos totalmente expostos perante mais de 300 mil participantes.
Ficou a preocupação, como garantir a ordem e a segurança das bandas? 
Simples! Coloquem os Hells Angels para isolar e proteger o palco!!😳😳
Apesar de ser uma ideia de jerico, a decisão não era bem uma novidade porque os Stones já tinham utilizado os “serviços” dos Hells Angels, foi no famoso show do Hyde Park, o último antes da morte de Brian Jones em 3 de julho. Além deles, o Grateful Dead e o Jefferson Airplane também já tinham utilizado os “serviços” dos Angels em outros shows.
Em Altamont foram convocados os Angels do capítulo de Oakland, liberados por um tal "Sonny" Barger. 
O show começou com Santana e até que estava indo tudo bem, mas com cerveja grátis para todos não demorou para o pessoal dos Hell Angels ficarem bêbados, a multidão também foi ficando mais agitada e imprevisível e não demorou muito para começarem os tumultos próximos ao palco, nisso um dos Angels foi derrubado, e aí...😱
A resposta dos Hells Angels não podia ser outra a não ser farta distribuição de porrada para todo lado, sobrou até para Marty Balin, vocalista do Jefferson Airplane (veja vídeo), o guitarrista Paul Kantner ironicamente agradeceu aos Angels por derrubar Balin e um dos motociclistas pegou o microfone e começou a discutir com ele (surreal!). Sinal que viria coisa mais séria...
Por falta de segurança o Grateful Dead decidiu não se apresentar, isso deixou a multidão mais irritada e para salvar o dia (ou a pele de todos) os Stones, que iriam fechar a noite, decidiram antecipar a sua apresentação.
Se a chegada dos Stones à Altamont já tinha sido complicada, Mick Jagger foi agredido, o show já começou no meio do caos! 
Desde as primeiras músicas Mick Jagger tentava acalmar a multidão (dá para imaginar isso?!?!), quando eles cantaram “Sympathy for the Devil” o tumulto aumentou e a banda pediu para os Angels controlarem a situação novamente, porém quando veio “Under My Thumb” o pau comeu de vez. 
Nisso um rapaz  ensandecido chamado Meredith Hunter, de apenas 18 anos, tentou invadir o palco e acabou tomando um “corretivo” dos Angels, Meredith saiu e voltou pouco tempo depois com um revólver, um Angel chamado Alan Passaro percebeu e com sua faca partiu para cima de Hunter esfaqueando o rapaz, a briga causou mais pânico e um corre corre generalizado ferindo muita gente. Hunter chegou a ser atendido, mas morreu ali mesmo. 
O saldo final do festival ainda teve mais 3 pessoas mortas: duas por acidentes de carros, provocados pela bebedeira e drogas, e um afogamento de um rapaz com overdose de LSD.
Além das 4 mortes foram registrados inúmeros casos de carros roubados, grandes danos a propriedade e centenas de lesões corporais, no fim os Stones terminaram o seu show e tiveram que sair do local de helicóptero.
Todo esse caos acabou sendo retratado no documentário "Gimme Shelter" (1970) dirigido por Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin, a revista Rolling Stone descreveu o show como o "pior dia de todos os tempos do rock and roll, 6 de dezembro, um dia em que tudo deu muito errado".
Dizem que o festival de “Woodstock”, realizado em agosto do mesmo ano, marcou o início de uma fase importante da contra-cultura, mas “Altamont” pouco tempo depois marcou o começo do fim de tudo. Uau!
Os organizadores do festival nunca admitiram que contrataram os Hells Angels para fazer a segurança do palco, dizem que o acordo era apenas para vigiarem os geradores, já os Angels sustentam que foram contratados por US$500 em cervejas e o acordo foi feito numa reunião entre Sam Cutler e Rock Scully, staffs do Grateful Dead, e Pete Knell, membro da filial do Hells Angels em São Francisco. 
No jogo do empurra-empurra, o dono do Altamont Speedway, Dick Carter, também se defendeu dizendo que contratou centenas de seguranças apenas para proteger a sua propriedade e não para garantir a segurança do público, pelo qual ele não era o responsável.
O documentário “Gimme Shelter” retratou os Stones como vítimas e não co-responsáveis pela organização caótica, afinal eles eram a segunda banda mais importante do momento. 
Assim, ficou fácil culpar os Hells Angels por toda a confusão, 
Era evidente que os Angels frequentavam os shows de rock para se divertir e beber, e que não tinham o mínimo preparo para garantir a segurança de ninguém, nem deles mesmos...
Por fim, se desde o final da década de 1950 os motorcycle clubs eram mal vistos em geral, após os eventos de Altamont viraram verdadeiros "inimigos públicos", passando a enfrentar aumento da repressão das autoridades. Na prática Altamont foi só a gota que faltava, porque o envolvimento real de alguns com o crime não era exatamente uma novidade.
E os Angels? Eles ficaram muito contrariados por terem sido considerados os grandes responsáveis pela tragédia de Altamont, chegando ao ponto de, dizem, bolar um plano para se vingar de Mick Jagger pela falta de apoio dos Rolling Stones após o show.

Nenhum comentário: