05/10/2018

Bonneville Salt Flats (Parte 3)

Green Monster
Continuando a história do santo deserto de sal deBonneville...
A partir de 1962 os carros a jato começaram a tomar a cena em Bonneville, com eles chegaram ambições (velocidades) até então impossíveis de se pensar. 
A coisa virou um negócio sério!
Os principais protagonistas desta “loucura” foram Art Arfons, com seu famoso "Green Monster” que era impulsionado por um motor de jato General Electric J79, extraído de um F-104 Starfighter, o seu irmão mais velho Walt Arfons com o “Wingfoot Express” movido por uma turbina Westinghouse J49, e por último o piloto de caça Craig Breedlove. 
Breedlove e o Dr. Nathan Ostich construíram um elegante carro com três rodas chamado “Spirit of America”, a máquina era empurrada por um motor General Electric J47, os mesmos utilizados nos caças F-86 Sabre.
Wingfoot Express
A guerra pelos recordes na era jato iniciou em agosto de 1963. 
Craig Breedlove foi o primeiro a superar o antigo recorde de Mickey Thompson com 407,45 mph, o recorde durou pouco mais de um ano, em outubro de 1964 Walt Arfons e seu piloto Tom Green estabeleceram 413,20 mph com o “Wingfoot express”. 
Art Arfons queria tomar o recorde do irmão mais velho, então apenas três dias após o recorde do “Wingfoot Express” o “Green Monster” atingiu a velocidade recorde de 434,02 mph.😱
A ironia é que apenas 8 dias depois, Craig Breedlove trouxe um renovado Spirit Of America e alcançou insanos 468,72 mph. Breedlove ainda não estava satisfeito, após alguns ajustes ele alcançou a velocidade de 539 mph, entretanto ele não conseguiu repetir a passagem para homologar a média. 
Spirit Of America
O problema foi que Breedlove perdeu o controle após o paraquedas rasgar, derrubou um poste e acabou mergulhado no lago de sal. Por muita sorte ele não sofreu nada, mas o Spirit of America ficou completamente destruído.
Art Arfons renovou o “Green Monster” disposto a recuperar o recorde e acabou conseguindo no final com 536,71 MPH.
Para 1965 a perspectiva era enorme e preocupante, aonde eles iriam chegar?
Para esta temporada Breedlove construiu um novo carro batizado de “América Sonic 1”, desta vez com 4 rodas e com um motor J79 mais potente. Após superar um acidente e alguns problemas do projeto, em 02 de novembro de 1965, Breedlove estabeleceu um novo recorde de 555,483 mph. 
Spirit Of America - Sonic I
Art Arfons ainda recuperou o recorde com 576,553 mph, mas a festa durou apenas oito dias porque Breedlove quebrou a barreira de 600 mph estabelecendo 600,601 mph! 😱😱😱
Em 1966 Art Arfons retornou com uma nova versão do “Green Monster”, na sua primeira tentativa um dos rolamentos da roda dianteira quebrou e Art perdeu o controle a cerca de 610 mph destruindo o carro. Art teve sorte, sofreu apenas pequenos arranhões e algumas queimaduras de sal nos olhos, mas o acidente foi o suficiente para ele decidir se retirar, pois as coisas pareciam estar saindo de controle...
O recorde de Craig Breedlove durou até 1970, neste ano um piloto chamado Gary Gabelich trouxe um carro chamado “Blue Fame”, a novidade era que o Blue Fame usava um motor de foguete alimentado por peróxido oxidante de hidrogênio, combinado com gás natural liquefeito. Loucura total!
Em 28 de outubro de 1970, Gary levou o Blue Fame a uma velocidade média de simplesmente 630,478 mph!!
E teve mais... com a ultima parte da história de Bonneville!

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