Vamos continuar a nossa viagem por Bonneville, seus personagens e recordes...
Em 1947 as coisas começavam a voltar ao normal após o termino
da guerra, John Cobb voltou para Bonneville com um renovado Railton-Special, em
16 de setembro ele fez uma passagem em 385,6 mph e outra de 403,1 mph, atingindo a média de 394,196 mph, um novo recorde mundial!
Em 1949 Bonneville atingiu outro patamar quando a SCTA (Southern Califórnia Timing Association)
decidiu levar seus eventos de velocidade da Califórnia para Utah, agora
não apenas “streamliners”, mas também uma legião de aficionados com seus hot
rods Ford Coupé 32 e Highboy Roadsters tomaram conta das pistas de sal.
Apareceram novos corredores, que depois viraram lendas, como Vic Edelbrock, Bill Burke, DeanMoon e Alex Xydias e tantos outros.
Apareceram novos corredores, que depois viraram lendas, como Vic Edelbrock, Bill Burke, DeanMoon e Alex Xydias e tantos outros.
Foi nesta época que surgiram os incríveis “lakesters” idealizados por Bill Burke, que eram carros feitos de tanques de combustível de aviões
da segunda guerra.
Em 1951, outro maluco chamado Alex Xydias (proprietário da famosa So-Cal Speed Shop) levou um lakester da equipe So-Cal aos 145,40 mph, o carro era alimentado por um motor V8 de 156 polegadas. No dia seguinte, trocaram o motor por um Mercury 259 e conseguiram chegar aos 181,08 mph! Uau!
Em 1951, outro maluco chamado Alex Xydias (proprietário da famosa So-Cal Speed Shop) levou um lakester da equipe So-Cal aos 145,40 mph, o carro era alimentado por um motor V8 de 156 polegadas. No dia seguinte, trocaram o motor por um Mercury 259 e conseguiram chegar aos 181,08 mph! Uau!
Vic Edelbrock e sua equipe foram outros que também quebraram muitos recordes, em
1950 eles levaram um roadster alimentado por um motor Ford Flathead 259 polegadas a incríveis 146,36 MPH, uma marca sensacional para um roadster feito em “casa” e com
baixo orçamento!
Dean Moon também teve um papel importante nesta época, seja
construindo Hot Rods ou desenvolvendo peças de alta performance. Sua primeira peça a ser sucesso de vendas pedal em forma de pé 😳, a peça vendeu muito e Dean usava os lucros para
desenvolver novas peças para ajudar a melhorar o desempenho dos carros, coisas do
espírito hot rod...
Voltando aos recordes, a marca 394 mph estabelecida em 1947 por John Cobb
ainda persistia, então um "rodder" americano chamado Mickey Thompson que decidiu quebrar a barreira dos 400 mph, Mickey hoje é considerado
o criador do primeiro dragster.
Ele construiu um streamliner personalizado chamado
de “Challenger I”, o carro era alimentado por quatro motores V8 Pontiac de 415 polegadas ligados
a quatro transmissões Cadillac 1937.
Em outubro de 1959 o "Challenger I" atingiu a velocidade de 363,48 mph, ainda longe dos 400 mph.
No ano seguinte, Thompson melhorou a aerodinâmica e desempenho do motor, adicionou um compressor em cada motor chegando aos 750 HP, rumou para Bonneville decidido a atingir o seu objetivo, assim em 09 de setembro de 1960 ele conseguiu incríveis 406,60 mph, tornando-se o homem mais rápido na Terra!
Em outubro de 1959 o "Challenger I" atingiu a velocidade de 363,48 mph, ainda longe dos 400 mph.
No ano seguinte, Thompson melhorou a aerodinâmica e desempenho do motor, adicionou um compressor em cada motor chegando aos 750 HP, rumou para Bonneville decidido a atingir o seu objetivo, assim em 09 de setembro de 1960 ele conseguiu incríveis 406,60 mph, tornando-se o homem mais rápido na Terra!
Porem, o feito de Mickey durou pouco, pois junto com os anos 1960 Bonneville entrava numa nova era: A era do jato!
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