10/02/2020

Mille Miglia (Parte 1)

Mille Miglia 1927
Aqui no blog já falamos sobre famosas (e perigosas) corridas de rua, Targa Florio, Vanderbuilt Cup e a Carrera Panamericana, faltava contar um pouco daquela que, talvez, tenha sido a mais icônica prova de estradas: Mille Miglia.
Essa história, na verdade, começa como uma boa "vendetta" bem a italiana...
No começo do século 20 a cidade de Brescia se considerava o berço do automobilismo italiano, motivo de orgulho para seus cidadãos, mas em 1922 eles ficaram chocados quando o GP da Itália foi transferido para Milão, por conta de uma nova pista chamada "Autodromo Nazionale Monza" 😏😏 que seria administrada pelo "Automobile Club de Milano" clube rival de Brescia e, para piorar, o GP começou a ser dominado por marcas estrangeiras.
Nuvolari e o Alfa Romeo 6C
Decididos a recuperar o orgulho ferido da cidade, o Conde Aymo Maggi, Giovanni Canestrini (reporter automobilístico), Conde Franco Mazzotti e Renzo Castagneto decidiram criar um novo evento automobilístico...
Para eles construir um novo autódromo seria copiar os rivais de Milão, então idealizaram uma nova e grandiosa corrida de estrada. A corrida começava em Brescia, passava por Roma e terminaria em Brescia (Brescia-Roma-Brescia), a distância seria de aproximadamente 1.600 quilômetros, ou mil milhas romanas, assim nasceu a Mille Miglia.
Inicialmente a prova foi restrita aos carros de produção não modificados, a taxa de inscrição era 1 lira, a primeira edição da prova ocorreu em 26 de março de 1927 com 77 carros (todos Italianos) e o vencedor foi Giuseppe Morandi com um OM de 2 litros, ele completou o percurso em 21 horas e 5 minutos, com a média de quase 78 km/h (48 mph).
Caracciola e o SSKL
O "Ás" Tazio Nuvolari venceu a edição de 1930 ao volante de um Alfa Romeo 6C, mas conta-se uma história inusitada, Nuvolari venceu seu companheiro de equipe Achille Varzi se aproximando a noite com os faróis apagados. 
A edição seguinte de 1931 marcou a vitória do primeiro piloto estrangeiro na prova, quando o alemão Rudolf Caracciola com um Mercedes-Benz SSKL venceu, também foi a primeira vez que a média ficou acima de 100 km/h (63 mph).
Porém, infelizmente, nem tudo era uma festa do esporte a motor. Como em outras corridas de estradas a Mille Miglia teve muitos e graves acidentes, a velocidade crescia e também a repercussão negativa junto a imprensa e o público em geral, tanto que o líder italiano Benito Mussolini decidiu proibir a prova em 1938. 
Após algum lobby e promessas de melhorar a organização, a corrida retornou em 1940 e neste ano tivemos uma estreia importante; o primeiro carro construído por Enzo Ferrari, o tipo 815 da AAC (Auto Avio Costruzioni).
Mas, logo veio a segunda a segunda Guerra Mundial e a prova foi interrompida de novo até 1947... (assunto para estes post).
A primeira "Ferrari"; o 815 da AAC

Nenhum comentário: