09/03/2020

Carros Feios (Parte 4)

Na quarta parte desta série (veja a parte 3 aqui), mais 3 casos de carros, digamos, pouco charmosos...😖😖 
Desta vez vamos com um da Coréia do Sul, um Russo oriundo dos tempos da União Soviética e uma outra joia do Japão (será que no final vale fazer uma contagem por país?).
10) SsangYong Actyon
Este SUV usa um motor diesel 2.0 litros originado da Mercedes-Benz, oferece tração 4x2 ou 4x4.
Foi lançado em 2005 e relançado em 2010, como Actyon Sport, mas acabou saindo do mercado em 2018 e até não temos registro de corações desesperados pela partida... 
E não é só na aparência que o Action gerava controvérsia, o chassis usa longarinas como se fosse um jipe, mas não é era uma solução muito adequada para um SUV. 
E quer saber uma coisa espantosa desse carro? 
Foi desenhado pelo conceituado estúdio de Giorgetto Giugiaro!!! Talvez numa jornada não muito inspirada.
11) Lada Samara
Usando a plataforma do FIAT 124 (igual ao Laika), a Lada lançou o carro em 1984 no mercado da URSS, o nome era VAZ-2108, depois rebatizado como SAMARA (uma cidade russa) para o mercado internacional. 
Foi projetado para ser simples, durável e barato, bem ao padrão comunista da época, mas o acabamento, qualidade e motor deixavam muito a desejar. 
Sem falar no design que, sinceramente, é complicado de opinar.
No mercado brasileiro chegou aos montes em 1990, quando da liberação do mercado feita pelo presidente Fernando Collor. Foi vendido em versões de 3 e 5 portas, motores 1.3 de 65 cv ou 1.5 de 72 cv (carburados).
Começou vendendo bem, mas os graves problemas de qualidade, pós-venda e falta de adaptação matou o modelo em 1995, em 2013 saiu de linha de vez na Rússia. 
É impressionante ter sobrevivido por quase 30 anos, resta saber duraria tanto se o mercado da URSS fosse mais aberto...
12) Mitsuoka Orochi
Acreditem, o Orochi entra na categoria de "super esportivo". Seu nome é uma referência ao mítico dragão japonês Yamata no Orochi que tinha 8 cabeças (esta parte é legal!).
O carro foi apresentado como conceito no Tokyo Motor Show de 2001, depois o projeto mudou entre 2003 e 2005 entrando em produção somente em 2006, em 2014 a produção foi encerrada após, aproximadamente, 50 unidades.
O site Jalopnik costuma se referir ao Orochi como "O Carro Mais Feio do Mundo", só aí nem precisaria dizer mais...

Nenhum comentário: