10/03/2020

Mile Miglia (Parte 2 - Final)

Após de ser interrompida por questões de segurança e depois por causa da Segunda Guerra Mundial, as disputas da Mile Miglia voltaram em 1947...
Nesta época a Mille Miglia já contava com mais de 20 anos de história, além de famosa, era uma corrida com muitas particularidades de regulamento, tais como; 
- Os carros menores e mais lentos largavam antes. O objetivo era diminuir o tempo que as estradas ficavam fechadas, mas mesmo assim eram tantos competidores que as largadas demoravam mais de 16 horas!! 
- A partir da edição de 1949 a numeração dos carros passou a ser definida pelo horário de partida, por exemplo: Stirling Moss na sua lendária vitória na edição de 1955 usou o #722, porque partiu de Brescia às 07:22!!!
Neste período seguinte ao "pós-guerra" poucos pilotos não italianos conseguiram chegar ao pódio, exceções para quebrar essa escrita só mesmo com grandes ases como Juan Manuel Fangio, Peter Collins, Stirling Moss e Wolfgang von Trips.
A edição de  1955, de 30 de abril a 1 de maio, marcou a primeira vitória da Mercedes, justo naquele ano que ficaria tão dolorido para a marca após Le Mans. 
Para chegar a vitória a equipe inscreveu um verdadeiro "dream team"; o vencedor Stirling Moss (#722), Juan Manuel Fangio (#658), Hans Herrmann (#704)  e Karl Kling (#701). Detalhe: Kling e Fangio correram sem navegador.
O carro era o fantástico Mercedes-Benz 300 SLR, modelo baseado no modelo de F1 W196, e mesmo com grande carro e pilotos teve momentos de superação. De fato o feito de Moss e seu co-piloto Norman Jenkinson, na edição de 1955, merece mesmo um post parte.
O auge esportivo e do prestígio da Mille Miglia foi entre os anos de 1953 a 1957, quando a prova fazia parte do Campeonato Mundial de Carros Esportivos, mas em 1957 a corrida foi banida após contabilizar mais 2 acidentes fatais graves.
No primeiro deles o piloto espanhol Alfonso de Portago e o seu navegador Edmund Nelson se acidentaram em uma Ferrari 335S de 4.0L, os dois e mais nove espectadores (sendo 5 crianças) morreram no acidente. Uma investigação apontou que Portago estava com pneus gastos demais, o fabricante do pneu e a equipe Ferrari chegaram até a ser processados. Na outra tragédia, o piloto Joseph Göttgens perdeu a vida ao voltante de um Triumph TR3.
De fato, era difícil defender o evento, entre os anos 1927 a 1957 ocorreram 56 fatalidades na corrida!
Moss e Jenkinson

Entre os anos de 1958 a 1961 a "Mille Miglia" virou um rali, os deslocamentos eram feitos dentro da velocidade legal e só em alguns trechos (etapas) era permitida a velocidade plena, mas a prova perdeu prestígio e foi novamente interrompida.
Apenas em 1977 a "Mille Miglia" retornou, agora com o nome "Mille Miglia Storica" e virou uma corrida de regularidade para carros clássicos e antigos. 
A participação na "Storica" é limitada aos carros que já haviam participado da prova original, ou seja, que foram fabricados até 1957. O traçado segue ida e volta de Brescia-Roma, semelhante ao traçado original da prova. 
Na realidade, vamos falar sério, é mais uma festa para donos de carros clássicos de corrida (endinheirados) do que uma competição propriamente dita...
Apesar do final até certo ponto triste da competição, é inegável o prestígio que a corrida atingiu. Um exemplo deste prestígio vem dos vários produtos que foram criados inspirados na prova, tais como; as jaquetas da CP Company, com óculos embutidos no capuz e uma pequena abertura na manga para o usuário ver o relógio, ou a linha de relógios esportivos Chopard, e por fim a cor "Mille Miglia Red" usada pela Chevrolet nos Corvettes e em versões de vários carros esportivos da marca.
Nada justifica a falta de segurança, mas hoje em dia faz falta eventos com este nível de desafio e competição.
Lista dos vencedores da Mille Miglia
 Ano  | Piloto e Co-Piloto | País | Carro
1927 | Giuseppe Morandi, Ferdinando Minoia (Itália), OM 665 S
1928 | Giuseppe Campari, Giulio Ramponi (Itália), Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport Spider Zagato
1929 | Giuseppe Campari, Giulio Ramponi (Itália), Alfa Romeo 6C 1750 Super Sport Spider Zagato
1930 | Tazio Nuvolari, Battista Guidotti (Itália), Alfa Romeo 6C 1750 Gran Sport Spider Zagato
1931 | Rudolf Caracciola, Wilhelm Sebastian (Alemanha), Mercedes-Benz SSK L
1932 | Baconin Borzacchini, Amedeo Bignami (Itália), Alfa Romeo 8C 2300 Spider Touring
1933 | Tazio Nuvolari, Decimo Compagnoni (Itália), Alfa Romeo 8C 2300 Spider Zagato
1934 | Achille Varzi, Amedeo Bignami (Itália), Alfa Romeo 8C 2600 Monza Spider Brianza
1935 | Carlo Maria Pintacuda, Alessandro Della Stufa (Itália), Alfa Romeo Tipo B
1936 | Antonio Brivio, Carlo Ongaro (Itália), Alfa Romeo 8C 2900 A
1937 | Carlo Maria Pintacuda, Paride Mambelli (Itália), Alfa Romeo 8C 2900 A
1938 | Clemente Biondetti, Aldo Stefani (Itália) Alfa Romeo 8C 2900 B Spider MM Touring
1939 | A corrida não foi realizada
1940 | Huschke von Hanstein, Walter Bäumer (Alemanha), BMW 328 Berlinetta Touring
1941 | A corrida não foi realizada
1942 | A corrida não foi realizada
1943 | A corrida não foi realizada
1944 | A corrida não foi realizada
1945 | A corrida não foi realizada
1946 | A corrida não foi realizada
1947 | Clemente Biondetti, Emilio Romano (Itália) Alfa Romeo 8C 2900 B Berlinetta Touring
1948 | Clemente Biondetti, Giuseppe Navone (Itália), Ferrari 166 S Coupé Allemano
1949 | Clemente Biondetti, Ettore Salani (Itália), Ferrari 166 MM Barchetta Touring
1950 | Giannino Marzotto, Marco Crosara (Itália), Ferrari 195 S Berlinetta Touring
1951 | Luigi Villoresi, Pasquale Cassani (Itália), Ferrari 340 America Berlinetta Vignale
1952 | Giovanni Bracco, Alfonso Rolfo (Itália), Ferrari 250 S Berlinetta Vignale
1953 | Giannino Marzotto, Marco Crosara (Itália), Ferrari 340 MM Spyder Vignale
1954 | Alberto Ascari (Itália), Lancia D24 Spider
1955 | Stirling Moss, Denis Jenkinson (Reino Unido), Mercedes-Benz 300 SLR
1956 | Eugenio Castellotti (Itália), Ferrari 290 MM Spyder Scaglietti
1957 | Piero Taruffi (Itália), Ferrari 315 S
Resultados Mille Miglia Storica
 Ano  | Piloto e Co-Piloto | País | Carro
1977 | Hepp / Bauer - Alfa Romeo RL SS - 1927
1982 | Bacchi / Montanari - OSCA MT 4-1956
1984 | Palazzani / Campana - Stanguellini 1100 S - 1947
1986 | Schildbach / Netzer - Mercedes-Benz SSK - 1929
1987 | Nannini / Marin - Maserati 200 SI - 1957
1988 | Rollino / Gaslini - Fiat 1100 S MM - 1948
1989 | Valseriati / Favero - Mercedes-Benz 300 SL - 1955
1990 | Agnelli / Cavallari - Cisitalia 202 SC - 1950
1991 | Panizza / Pisanelli - Renault 750 Sport - 1954
1992 | Itáliacana / Galliani - BMW 507 - 1957
1993 | Vesco / Bocelli - Cisitalia 202 SC - 1948
1994 | ItáliaCanè / Galliani - Lancia Aurelia B 20-1957
1995 | Ferrari / Salza - Abarth 750 Zagato - 1957
1996 | ItáliaCanè / Galliani - BMW 328 MM - 1937
1997 | Valseriati / Sabbadini - Mercedes-Benz 300 SL Pr - 1952
1998 | Canè / Galliani - BMW 328 MM - 1937
1999 | Canè / Auteri - Ferrari 340 MM - 1953
2000 | Canè / Galliani - BMW 328 MM - 1937
2001 | Sisti / Bernini - Healey Silverstone - 1950
2002 | Canè / Galliani - BMW 328 Touring - 1940
2003 | Sielecki / Hervas - Bugatti T 23 Brescia - 1923
2004 | Canè / Galliani - BMW 328 MM Coupé - 1939
2005 | Viaro / De Marco - Alfa Romeo 6C 1500 S - 1928
2006 | Canè / Galliani - BMW 328 MM Coupé - 1939
2007 | Viaro / Bergamaschi - Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport - 1928
2008 | Luciano e Antonio Viaro - Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport - 1928

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