03/11/2017

March Engineering (Round 2)

Vamos continuar a com a segunda da saga da March...
Ao final da temporada de 1977 a March vendeu seus equipamentos para a nova equipe ATS, Herd também se mudou para a nova equipe e March abandonava a F1, Max Masley também deixou a equipe para atuar como dirigente na FOCA.
March 772P
Para alegria da BMW o foco da March finalmente passou a ser todo na F2, foi lançado o modelo 772P e em seguida o 782 com o qual a equipe recuperou o domínio da categoria com Bruno Giacomelli sendo campeão em 1978. A BMW formou uma parceria com a March na produção de carros baseados no BMW M1 visando campeonatos e provas de resistência no Grupo 4 e o Grupo 5, além da série Procar que era evento monomarca de abertura de várias etapas do mundial de F1.
Com a adoção do efeito do solo pela F2 em 1979 a equipe Toleman apareceu como grande concorrente, mas no final de uma disputada temporada Marc Surer trouxe outro campeonato da F2 para a March.
O sonho de triunfar na F1 não deixou de existir para a March, em 1981 a equipe conseguiu viabilizar um aporte financeiro para retomar o fornecimento de chassis para equipes clientes, foi produzido um carro para a RAM Racing para os pilotos Eliseo Salazar e Derek Daly, na verdade o carro era uma cópia do Williams FW07.
March 81C
Em 1982 houve novo reforço de patrocínio com a Rothmans, mas o dinheiro chegou um pouco tarde para Robin herd e Adrian Reynard (engenheiro chefe) corrigir a performance dos carros, em 1983 a equipe RAM começou a produzir o seu próprio chassis e a March deixou a F1 mais uma vez sem atingir o seu propósito. Nesta época outros projetos foram conduzidos pela March Engines (outra empresa do grupo) como o BMW M1C modificado para o Grupo C e para a IMSA GTP também não deram muito certo.
Em 1982 a March decidiu abandonar a F3, seria necessário um investimento muito alto para brigar com a Ralt e as margens de lucro eram muito baixas, as apostas seriam na F2 com um chassi baseado no chassi 792 e na F-Indy com o 81C.
O piloto Corrado Fabi trouxe o último título de F2 para a March, depois disso o domínio da categoria passou para os Ralt com motor Honda, o March 81C foi vencedor das 500 milhas de Indianapolis cinco vezes consecutivas entre 1983 e 1987, o seu sucessor 86C venceu mais duas vezes seguidas, 1986 e 1987, além de vencer o campeonato com Bobby Rahal de 1986.
Nos campeonatos de esporte-protótipo a March, com motores Porsche ou Chevrolet, a March teve um sucesso considerável na IMSA, o auge veio na vitória nas 24 Horas de Daytona de 1984.
March 842
Em 1985 a FIA introduziu o novo Campeonato Fórmula 3000 no lugar da F2 na Europa, com o 842 da F2 aprimorado a March levantou três títulos em sequência: 1985 com Christian Danner, 1986 com Ivan Capelli e em 1987 por Stefano Modena. Na F-Indy o domínio seguia cada vez maior, tanto que nas 500 milhas de Indianapolis de 1986 tivemos 30 dos 33 carros do grid sendo March.
O final da década de 1980 marcou o declínio da March na F3000, os concorrentes Lola e Ralt e depois a Reynard (com o seu ex-engenheiro chefe Adrian Reynard), praticamente destruíram a concorrência.
A vontade, ou insanidade, de vencer na F1 ainda pesava na March, em 1987 foi iniciado um novo projeto com a Leyton House (empresa Japonesa do ramo imobiliário), os pilotos seriam Ivan Capelli e Maurício Gugelmin, um projetista pouco conhecido chamado Adrian Newey assinava o projeto do March 881.
O carro foi um verdadeiro sucesso marcando 21 pontos em 1988, incluindo um segundo lugar no Grande Prêmio de Portugal. Parece estranho afirmar isso perante do massacre da McLaren MP4/4 Honda-turbo da dupla Senna – Prost na concorrência, mas o 881 foi o único carro de motor aspirado (Judd V8) a incomodar a McLaren em algumas provas de um campeonato que marcava o último ano do motor Turbo. A aerodinâmica e o balanço refinado do 881 foram copiados pela maior parte das equipes para 1989, este projeto colocou Adrian Newey como um dos maiores projetistas da F1.
A expectativa com a March aumentou muito, afinal “se um carro aspirado era capaz de acompanhar um turbo, como seria quando todos estivessem usando motores aspirados?”.
Assunto para o último post desta história!

02/11/2017

Qual é a sua receita? (Aerodinâmica - Round 1)

Já falamos de algumas receitas diferentes (aspirados, nitro, blower, preparação leve) para melhorar os motores, mas como dizem os “especialistas” a potência não é tudo na arte de fazer um carro andar mais rápido. Uia!
O equilíbrio do carro ou moto é tão importante quanto um motor nervoso, em particular no mundo das corridas. No entanto, para se conseguir esse tal equilíbrio vamos depender de muitos fatores; aerodinâmica, distribuição de peso, pneus e engenharia de suspensões, e por aí vai...
Agora vamos focar na aerodinâmica.
A medida que as velocidades nas pistas aumentaram com o tempo (em especial a partir dos anos 1960), os regulamentos técnicos começaram o impor limites e restrições visando aumentar a segurança, principalmente nas categorias de fórmulas e protótipos. As restrições mais comuns eram limitações (redução) da capacidade volumétrica dos motores, redução forçada da potência, aumento de peso, dimensão dos pneus, entre outros.
Neste universo cada vez mais restritivo, a aerodinâmica passou a ser o foco dos projetistas para se fazer um carro ou moto andar mais rápido, pois era uma das poucas áreas que ainda permitia liberdade de criação. 
A aerodinâmica nos automóveis e motos tem estreita relação com os conceitos da aerodinâmica dos aviões, com uma sútil diferença! 
No mundo aeronáutico o objetivo é aumentar a sustentação, diminuir o arrasto e aumentar a resistência ao fenômeno de perda da sustentação (Estol ou Stall em inglês), ou seja, tudo para ajudar a empurrar o avião “para cima”.
Nos carros e motos a necessidade é o contrário, a aerodinâmica precisa ajudar a puxar o veículo “para baixo”. A medida que o veículo se movimenta o ar tende a passar em velocidades diferentes entre a superfície superior (carroceria) e inferior (assoalho), a diferença de pressão entre as duas superfícies gera a força de sustentação.
A pressão aerodinâmica nos carros, naturalmente, provoca a tendência de abaixar a frente perdendo aderência nas rodas traseiras, além de abaixar a altura do carro como um todo. Maior proximidade com o chão por um lado ajuda a aumentar a pressão aerodinâmica, mas deixa o veículo muito mais suscetível as imperfeiçoes do solo comprometendo as frenagens e estabilidade nas curvas.
Como podemos ver, encontrar o equilíbrio aerodinâmico é uma verdadeira arte; velocidade em curva, estabilidade nas frenagens, velocidade nas retas, preservar os pneus e boa tração nas saídas de curva.
Por tudo isso dá para entender porque não é por acaso que grandes projetistas,
como Adrian Newey, Rory Byrne, Gordon Murray e Colin Chapman, também são grandes especialistas em aerodinâmica.
Além do perfil da carroceria, os projetistas trabalham com um vasto arsenal de artefatos para gerar ou atenuar os efeitos aerodinâmicos do veículo, é necessário salientar que a maioria deste apêndices aerodinâmicos só funciona bem após muitos testes e condições favoráveis, ou seja, alta velocidade e ar limpo pela frente, por isso aqui comentamos um pouco o "outro lado" da aerodinâmica.
Por tudo isso vale ter cuidado nas intervenções no seu possante para desfilar pelas ruas, saiba que o efeito será praticamente só na aparência, portanto; Cuidado com “exageros”!
Quais são os principais artefatos, apetrechos, componentes aerodinâmicos e afins?

22/10/2017

Hot Poster - Rallye Monte Carlo

fazia algum tempo que não postamos posters promocionais das mais tradicionais e legais corridas do mundo.
Agora vamos de Rallye Monte Carlo, teve a primeira edição disputada em 1911 quase que sem interrupções (exceto 1913 a 1923, 1940 a 1948, 1957 e 1974), temos a impressão que é o Rallye mais antigo do mundo, precisamos pesquisar. 
Além do rallye oficial válido pelo WRC existe uma versão só para carros históricos, o "Rallye Monte Carlo Historique" que vem sendo disputado desde 1998 (acho que deve ser mais legal do que a prova do WRC)...
  

21/10/2017

Advertising - Monotonia

Vamos começar uma lista de posts com algumas propaganda memoráveis, a primeira é a campanha da Honda de 1984 chamada "monotonia", vencedora de muitos prêmios em 1984 e 1985.
Na opinião deste blog uma das mais engraçadas e originais...