03/08/2018

SO-CAL

Aqui neste Blog já falamos bastante, mas nunca o suficiente, sobre algumas histórias, marcas e pioneiros da cena Hot Rod, lembrando de alguns; Ed Roth, Dean Moon, Von Dutch, Barney Navarro, Rat Fink, Ed Iskenderian, entre outros... 😆😃
Agora vamos falar um pouco mais sobre uma das primeiras lojas especializadas no ramo, a SO-CAL Speed Shop.
Essa história começa na Califórnia (onde mais?), em 3 de março de 1946, quando o rodder Alex Xydias abriu sua loja que ficava na Olive Avenue, em Burbank, Califórnia.

Não por acaso, era o mesmo dia em que Alex dava baixa no serviço do Exército Americano, dizem que ele teve essa ideia meses antes quando estava de folga, assistindo uma corrida de rua em San Fernando Valley.
Diferente da maioria das outras “speed shops” que existiam da época, a So-Cal vendia somente peças e não oferecia serviços como mecânica e pintura,  mesmo assim o que atraia muitos clientes para a loja era a grande amizade deles com Alex. 
A mistura de negócios e amizade deu muito certo, logo muitos hot rods que rasgavam os desertos secos de Bonneville e El Mirage, quebrando muitos recordes, tinham estampados com o logo da “So-Cal” e isso atraia ainda mais clientes
Um dos primeiros recordes estabelecido por essa turma foi por um belle tank lakester, que atingiu 136 mph em 1948, esse carro com o logo da So-Cal foi capa da edição de janeiro de 1949 da revista “Hot Rod Magazine”.
No ano seguinte Alex e alguns amigos, entre eles Dean Batchelor, decidiram formar uma equipe própria, a SO-CAL Speed Shop.
O objetivo da equipe era construir hot rods para quebrar novos recordes, atraindo ainda mais a atenção do público e, por consequência, alavancar as vendas da empresa. 
Não demorou muito para o nome “So-CAL” tornar-se sinônimo de vencedores!!
Em 1952 os editores da Mechanix Illustrated elegeram a SO-CAL como a melhor equipe de corridas, na direção da equipe, além de Alex Xydias, passaram outros rodders pioneiros como Dave DeLangton, Bill Barker, Clyde Sturdy e Loren Miller.
O negócio de equipamentos de velocidade naturalmente mudou com o tempo, tanto que o motor flathead Ford que era uma especialidade da SO-CAL acabou sendo deixado de lado. Essas mudanças começaram a preocupar Alex com o futuro dos negócios da loja, além disso, Alex começou outro projeto pessoal; documentar os principais eventos automobilísticos no mundo.  
Assim, mesmo com toda a tradição, a SO-CAL Speed Shop não era exatamente uma grande empresa e passou a sofrer com a concorrência das empresas maiores. 
O cenário foi se complicando gradativamente até que, em 1961, Alex decidiu fechar as portas. A gota d’água para essa decisão foi o seu braço direito, Keith Baldwin, decidir sair da empresa.
Porém, a história felizmente não acaba aqui, Alex tinha outro grande amigo e rodder chamado Pete Chapouris...
Chapouris era dono da PC3g (The Pete Chapouris Group), uma das principais empresas de customizações e construção de hot rods do mundo e com clientes famosos como o guitarrista do ZZ Top Billy Gibbons e vencedora dos mais importantes concursos, como o “Pebble Beach Historic Concours d'Elegance”.
Em 21 de novembro de 1995, os dois amigos se uniram para “ressuscitar” A SO-CAL, na verdade o que ocorreu foi a PC3g mudar o seu nome para “So-Cal Speed Shop”, mas o que importava era que o mito seria ressuscitado!
Em 1997, Pete e Alex foram escolhidos entre as 100 pessoas mais influentes do setor de alta performance e entraram para o “Hall of fame” da revista Hot Rod. 
Infelizmente, em 6 de janeiro de 2017, Pete Chapouris faleceu aos 74 anos. 
Depois desta triste notícia houve muitas dúvidas da continuidade da SO-CAL sem Chapouris, mas a empresa logo emitiu um comunicado tranquilizando o mercado e se comprometendo a manter os sonhos de Chapouris mais vivos do que nunca.
Ao contrário de muitas empresas, a história e sucesso da SO-CAL Speed Shop não é feita apenas de negócios e finanças, é muito mais uma relação de amizades verdadeiras e de muito amor pela velocidade. 
Coisas que só acontecem no mundo hot rod....

Nenhum comentário: