Este blog gosta do bom gosto e estilo Italiano para os carros, já falamos sobre isso contando a história do Studio Pininfarina, agora é o momento de falar de outro grande expoente desta arte que é o Gruppo Bertone.
Giovanni e Nuccio |
A empresa chegou a ser fechada por causa da Primeira Guerra Mundial, após o final da guerra Bertone voltou aos negócios, mas focado apenas no setor automotivo. Em 1921 foi fechado o primeiro contrato importante com a FIAT para projetar um modelo de alto desempenho "501 Desporto Siluro Corsa". A cidade de Turim era o centro automotivo mundial na época, Bertone já tinha parcerias com as duas maiores empresas, a FIAT e a Lancia, além de Itala, Diatto e SPA.
A depressão de 1929 afetou profundamente as montadoras, mas a Bertone seguiu firme e em 1932 projetou o imponente elegante Lancia Artena. Em 1934 o nome da empresa já começava a ser conhecido fora da Itália, foi neste ano que o filho de Giovani, Giuseppe “Nuccio” Bertone, então com dezenove anos começou a trabalhar com o pai.
Alfa Romeo Giulietta Sprint |
Veio a segunda guerra mundial e a empresa, como quase todas, acabou focando no desenvolvimento de veículos militares, após a guerra Nuccio Bertone assumiu o comando da empresa e comandou a sua divisão; a “Carrozzeria” ficou responsável pela fabricação e a “Stile Bertone” responsável pelos projetos. Vieram as primeiras encomendas de países fora da Itália, com a MG e a Bristol Cars Limited. No salão de Paris em 1952 foi apresentado o cupê Abarth com linhas aerodinâmicas. No seguinte, em Turim, a Bertone mostrou o famoso "BAT" (Berlinetta aerodinâmica Tecnica), um Sprint montado sobre a plataforma do Alfa Romeo 1900.
Em 1954 foi apresentado o Alfa Romeo Giulietta Sprint, novamente em Turim, havia um plano de produzir 1000 unidades, mas o sucesso levou a uma produção de cerca de 40.000 unidades entre 1954 e 1965.
Em 1954 foi apresentado o Alfa Romeo Giulietta Sprint, novamente em Turim, havia um plano de produzir 1000 unidades, mas o sucesso levou a uma produção de cerca de 40.000 unidades entre 1954 e 1965.
1963 Chevrolet Corvair Testudo |
Os anos 1960 marcaram o auge do estilo italiano no mercado mundial, vieram modelos como o Alfa Romeo 2600 Sprint, Ferrari 250 GT e o Maserati 5000 GT, além de duas novas parcerias com a SIMCA e a BMW. Em 1965, a Carrozzeria Bertone lançou o Fiat 850 Spider com grande sucesso comercial, este modelo levou Nuccio Bertone a aumentar a produção da empresa para 120 unidades por dia, chegando a 30.000 carros produzidos em 1968.
Lamborghini Miura |
A parceria com a Lamborghini se fortaleceu em 1970, vieram os modelos Jarama e Urraco e aquele que tornou-se um dos carros mais icônicos do mundo, o Lancia Stratos Zero. Este foi o modelo gerou o Lancia Stratos Stradale, que fez história nos campeonatos mundiais de rallye.
Lancia Stratos |
Em 1982, Nuccio Bertone assinou outro projeto importante, o Citroën BX. Foi fechado um novo acordo comercial com a General Motors Europa, em 1986, para a produção do Kadett Cabrio e o design do Pontiac Fiero GT, além de muitos outros projetos de sucesso com outras montadoras.
Alfa Romeo Carabo |
Bertone Nuccio |
As condições financeiras só pioraram, chegando ao ponto da empresa vender parte de seu acervo precioso de carros-conceito em 2011, como tentativa desesperada de reverter o quadro financeiro. A situação continuou se deteriorando, no dia 18 de março de 2014 foi anunciado que a empresa seria fechada se não fosse definido um novo comprador até o final do mês seguinte. Infelizmente, isso não ocorreu e o Gruppo Bertone, oficialmente, teve a sua falência decretada.
A família Bertone, tal qual a família Pininfarina, definiu e revolucionou os conceitos de estilo e design dos automóveis. Em 2006, Nuccio Bertone foi introduzido no Hall da Fama do Automóvel em Detroit, ao lado de outros ícones como Henry Ford, Giovanni Agnelli, Louis Renault e os irmãos Michelin.
Uma "parte" da lista das maravilhosas criações de Giovanni e Nuccio Bertone;
1921 |
SPA 9000 Sport |
1923 |
Fiat 501
|
1934 |
Bertone
Superaerodinamica
|
1936 |
Bertone
Fiat 508
|
1952 |
Abarth
1500
|
1953 |
Arnolt-MG
Convertible Coupe, Alfa Romeo BAT-5, Fiat 1100 TV e Fiat 8V
Spider
|
1954 |
Alfa
Romeo: 1900 Sport Spider, 2000 Sportiva, BAT-7 e Giulietta
Sprint, Aston Martin DB2 / DB4 Spider
|
1955 |
Alfa
Romeo BAT-9, Arnolt-Bristol Spider e Coupé
|
1958 |
Abarth
1000 GT Coupé
|
1959 |
NSU Prinz
Sport, Ferrari 250 GT SWB "Competição" Berlinetta Speciale
|
1960 |
Alfa
Romeo Giulietta Sprint Speciale, Gordon-Keeble, NSU Wankel Spider
|
1961 |
Aston
Martin DB4 GT Jet
|
1962 |
Alfa
Romeo: 2600 Sprint, Giulia Sprint, GTA, ASA 1200 G.T. Coupé
Bertone, BMW 3200 CS, Iso Rivolta, Simca 1000
|
1964 |
Alfa
Romeo Canguro
|
1965 |
Abarth OT
1000 Spider, Fiat 850 Spider, Iso Grifo, Mazda Luce
|
1967 |
Alfa
Romeo: GT 1300 júnior, Montreal, Fiat Dino Coupé, Jaguar
Pirana, Lamborghini Marzal e Miura, Simca 1200S
Coupé
|
1968 |
Alfa
Romeo Carabo, Fiat 850 Sport Spider, Lamborghini Espada, Lambretta Luna Gama:
Lui / Vega / Cometa
|
1969 |
BMW 2800
Spicup, Lambretta GP / DL Scooter
|
1970 |
Lancia
Stratos Zero, Lamborghini Urraco, BMW Garmisch 2200Ti
|
1971 |
Lamborghini
Countach
|
1972 |
Lancia
Stratos , Fiat X1 / 9, Citroen Camargue, Maserati Khamsin
|
1973 |
NSU
Trapeze
|
1974 |
Lamborghini
Bravo, Ferrari 208/308 GT4, Maserati Quattroporte II
|
1976 |
Alfa
Romeo Navajo
|
1977 |
Volvo
262C, Jaguar Ascot
|
1978 |
Fiat
Ritmo, Alfa Romeo Alfetta, Lancia Sibilo
|
1979 |
Volvo
Tundra
|
1980 |
Alfa
Romeo Alfetta 2000, Lamborghini Athon
|
1981 |
Mazda
MX-81, Mercedes-Benz W126 Limousine
|
1982
|
Citroën
BX
|
1983
|
Alfa
Romeo Delfino
|
1984
|
Chevrolet
Camaro, Alfa Romeo 90
|
1985 |
Volvo 780
|
1986 |
Citroen
Zabrus, Pontiac Fiero GT
|
1987 |
Škoda
Favorit, Opel Kadett e Cabrio
|
1988 |
Lamborghini
Genesis
|
1989 |
Citroën
XM, Bertone Freeclimber
|
1990 |
Lamborghini
Diablo, Chevrolet Nivola, Daewoo Espero
|
1991 |
Citroën
ZX, Cizeta-Moroder V16T
|
1992
|
Bertone
Blitz
|
1993
|
Citroën
Xantia
|
1994
|
Opel
Astra Cabrio
|
1995
|
Fiat
Punto Cabriolet
|
1998
|
BMW
Pickster
|
2001
|
Opel
Astra Coupe / Cabrio
|
2003
|
Alfa
Romeo GT, Bertone Birusa, Changhe Ideal
|
2004 |
Aston
Martin Vanquish Jet 2
|
2005 |
Bertone
Villa
|
2006 |
Bertone
Suagnà, Mini Cooper GP
|
2007 |
Bertone Fiat Barchetta
|
2008 |
Chery
Kimo, Alfa Romeo BAT-11
|
2009 |
Bertone
Mantide, Chevrolet Niva, Riich G5
|
2010 |
Alfa
Romeo Pandion
|
2011 |
Jaguar B99
|
2012 |
Bertone Nuccio
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário