03/04/2015

Hot Wheels

(Este post também é uma homenagem ao amigo e colecionador Milton Piratello) Foi no ano de 1968 que um cara chamado Elliot Handler, co-fundador da empresa de brinquedos Mattel, decidiu que a sua empresa faria uma linha de miniatura de carros, os chamados “die-cast” ou "carrinhos de ferro" no Brasil. A ideia não era original, pois na verdade a Mattel queria tomar uma parte do enorme mercado de miniaturas que a empresa britânica Lesney Products, com seus carrinhos “Matchbox”, havia desenvolvido e dominava na Europa e nos Estados Unidos.
No inicio não houve grande empolgação interna na Mattel, mas o sucesso foi imediato. No primeiro ano foram lançados dezesseis “castings”, a maioria desenhada por Harry Bentley Bradley, o primeiro modelo produzido foi um Camaro personalizado azul escuro.
Bradley era engenheiro de formação e com carreira na indústria automobilística, mas não se apegou a colocar em seus carrinhos apenas aspectos funcionais, também houve reproduções de carros conceitos como o “Dodge Deora”, que era um carro conceito real construído por Mike e Larry Alexander. Para se destacar da concorrência e mesmo sendo "apenas" brinquedos, foram introduzidas diversas novidades como a pintura "Spectraflame", rolamentos, rodas “redline” e suspensão funcional.

Os primeiros anos da "Hot Wheels" são conhecidos como “Redline” porque causa da linha vermelha gravada nos pneus, esta fase durou até 1977. Também foram lançados diversos conjuntos de pistas de plástico, com disparadores movidos por elástico ou pilhas, que foram um enorme sucesso. Não era a toa, pois alguns carrinhos chegavam a 200 MPH!

A combinação de velocidade, pintura caprichada, estilos e temas ligados ao gosto americano transformaram a linha “Hot Wheels” em fenômenos de mercado.

DEORA
Em 1969, Harry Bentley Bradley decidiu voltar para a indústria automobilística e recomendou o amigo Ira Gilford como seu sucessor. Gilford também era engenheiro e atuava na Chrysler, ele projetou alguns dos maiores sucessos de todos os tempos como o “Twin Mill”, ”Splittin”, "Torero” que fizeram parte da série "Show & Go". Alguns destes modelos viraram carros ou showcars em tamanho natural.

Podemos dizer que o início da década de 1970 foram as melhores, em termos de projetos. Projetistas do calibre de Howard Rees, Larry Wood e Paul Tam criaram dezenas de modelos de sucesso, juntando modelos futuristas, modelos próximos de carros reais e muita imaginação com carros customizados. Mas, a crise econômica de 1972 e 1973 também atingiu em cheio as vendas e poucas novidades foram lançadas. Em 1974 apareceram os primeiros modelos com decalques, o que foi uma inovação para a indústria. Em 1975, a Hot Wheels lançou os seus primeiros modelos de motocicletas.

TWIN MILL
A década de 1980 marcou diversas mudanças nos processos produtivos visando ganhos de escala e custos, nada diferente das outras empresas do mundo, foi nesta época que a Mattel reforçou parcerias com empresas de sucesso, como o McDonald´s, para lançar modelos temáticos, em 1985 a Hot Wheels apareceu pela primeira vez nas caixas de cereais da Kellogg.

Já a década de 1990 marcou o lançamento de modelos de helicópteros, em 1999 a "Hot Wheels"
assinou um acordo de licenciamento com cinco equipes de Fórmula 1 para a fabricação de seus modelos em escala. Uma nova geração de designers como Eric Tscherne, Fraser Campbell, Alec Tam (filho do ex-designer Paul Tam) entraram para o time da Mattel, alguns estão na ativa até hoje. Em 1993 a Hot Wheels celebrou o seu 35º aniversário lançando filmes e animações, também foi inaugurado o “Hot Wheels Hall of Fame” no Museu Automotivo Petersen, em Los Angeles, Califórnia. Para marcar a data a lenda Chip Foose construiu um modelo em tamanho 1/1 chamado de Deora II, tendo como inspiração o Deora.

DEORA II
Em 2005 a "Hot Wheels" lançou um segundo filme de animação chamado “Hot Wheels Acceleracers”, fez muito sucesso entre a criançada e impulsionou as vendas. Todas as linhas e pistas citadas na série viraram brinquedos de verdade, o que tornou-se uma nova tendência nos lançamentos da marca desde então.
2008 foi o ano do 40º aniversário e para comemorar uma série de promoções e produtos foram lançados e mostrados no Sema Show, em Las Vegas, Nevada. O ano seguinte marcou a aposentadoria do chefe de design Larry Wood, após 40 anos de Hot Wheels. Atualmente Larry ainda presta consultorias eventuais.
Os modelos antigos tornaram-se objeto de desejo valioso para colecionadores, soube-se que na última década um dos únicos dois exemplares do “The Bomb Rear-Loader Beach” foi vendido por um preço acima de US$70.000,00 para um colecionador.
Carros com janelas pequenas, rodas grandes e perfil baixo são tendências atuais no design automotivo, mas o fato é que "Hot Wheels" faz isso desde 1968! Quem será que influência quem?
Me deu saudade e vou ver os meus carrinhos, companheiros de mais de 40 anos de brincadeiras e que hoje pertencem aos meus filhos.
Mas, confesso, a maioria dos meus carrinhos eram Matchbox...

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