12/04/2015

Os melhores carros de corrida... (Round 2)

Algum tempo atrás falamos dos carros de corrida preferidos deste blog. Como o fanatismo nos leva a corrermos o risco de praticar algumas injustiças, resolvemos voltar ao assunto...
Ainda bem que existem muitas outras máquinas de corrida fantásticas, então vamos falar de mais alguns queridinhos!
A ordem é aleatória e se quiser, ou discordar, monte a sua própria lista;

1) Lotus 72D: Talvez seja a obra prima das obras primas criadas por Colin Chapman, a série 72 teve na versão 72D o seu grande ápice. Correu nas temporadas de F1 de 1970 até 1975, foram 74 corridas e 20 vitórias, sendo guiado por alguns dos melhores pilotos de F1 de todos os tempos como Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson e Jacky Ickx.
Com ele a Lotus conseguiu "apenas" três títulos mundiais de construtores; Em 1970 com o 72C, 1972 com 72D e 1973 com o 72E, também fora dois campeonatos de pilotos com Rindt em 1970 (pos-morten) e Fittipaldi em 1972.
2) Bugatti Type 35: Ettore Bugatti transformou o Type 35 em um carro imortal, talvez tenha sido o carro que mais tenha vencido corridas em todos os tempos (o 911 não conta porque teve muitas mudanças de modelos).
Sua marca registrada são as rodas de alumínio e o famoso radiador em forma de ferradura.
Era equipado com um motor de oito cilindros em linha, comando no cabeçote e três válvulas por cilindro e freios nas quatro rodas, um espanto para a época! 
Teve uma longa carreira, de 1924 até 1931, foram feitos cerca de 600 unidades e estima-se que venceram "aproximadamente" 1.800 corridas...
3) Porsche 956: Bicho papão dos campeonatos de esporte-protótipos e verdadeiro sucessor do 917! O 956 foi a resposta da Porsche para as novas regras do campeonato Grupo C de 1982, o motor era um Flat-6 Turbo de 2.650 cm3 e gerava 635HP em versão de corrida.
Números aproximados indicam 75 vitórias em 107 corridas, conseguiram 3 vitórias seguidas em Le Mans. Foi substituído pelo Porsche 962, que na verdade era uma evolução do projeto, em 1985.
4) McLaren M23: Participou dos campeonatos de F1 de 1973 até 1977, foram 83 corridas, 16 vitórias, 14 poles e 2 títulos mundiais de pilotos, Fittipaldi em 1974 e James Hunt em 1976.
Precisa falar mais? 
O M23 foi projetado por Gordon Coppuck e teve participação de um tal John Barnard, usava motor Ford Cosworth DFV e produzia aproximadamente 490HPs
5) Audi Quattro Rally: O Quattro foi um modelo preparado pela Audi para o campeonato mundial de rali, como grande novidade tinha tração integral. 
Simplesmente é considerado o melhor carro de ralis da história!
Tinha um motor de 420 CV e depois com a versão turbo chegou a impressionantes 509 CV, arrebentou no brutal Grupo B da FIA no mundial de rallye.
Teve 23 vitórias no mundial de rallye (WRC) entre 1981 e 1985, sendo campeão em 1983 com Hannu Mikkola e no ano de 1984 com o sueco Stig Blomqvist. 

Nenhum comentário: