21/04/2015

Bertone

Este blog gosta do bom gosto e estilo Italiano para os carros, já falamos sobre isso contando a história do Studio Pininfarina, agora é o momento de falar de outro grande expoente desta arte que é o Gruppo Bertone.
Giovanni e Nuccio
A empresa foi fundada em 1912 por Giovanni Bertone como “Carrozzeria Bertone”, em Grugliasco, norte da Itália. Nas primeiras décadas do século passado eram comum os carros não terem carrocerias únicas, havia muito espaço para os estúdios de design desenvolver carrocerias exclusivas sobre a mesma plataforma, a Bertone era um destes estúdios, na verdade a empresa já era conhecida pela qualidade e estilo dos seus produtos: carroças puxadas a cavalo.
A empresa chegou a ser fechada por causa da Primeira Guerra Mundial, após o final da guerra Bertone voltou aos negócios, mas focado apenas no setor automotivo. Em 1921 foi fechado o primeiro contrato importante com a FIAT para projetar um modelo de alto desempenho "501 Desporto Siluro Corsa". A cidade de Turim era o centro automotivo mundial na época, Bertone já tinha parcerias com as duas maiores empresas, a FIAT e a Lancia, além de Itala, Diatto e SPA. 
 Alfa Romeo Giulietta Sprint
A depressão de 1929 afetou profundamente as montadoras, mas a Bertone seguiu firme e em 1932 projetou o imponente elegante Lancia Artena. Em 1934  o nome da empresa já começava a ser conhecido fora da Itália, foi neste ano que o filho de Giovani, Giuseppe “Nuccio” Bertone, então com dezenove anos começou a trabalhar com o pai.
Veio a segunda guerra mundial e a empresa, como quase todas, acabou focando no desenvolvimento de veículos militares, após a guerra Nuccio Bertone assumiu o comando da empresa e comandou a sua divisão; a “Carrozzeria” ficou responsável pela fabricação e a “Stile Bertone” responsável pelos projetos. Vieram as primeiras encomendas de países fora da Itália, com a MG e a Bristol Cars Limited. No salão de Paris em 1952 foi apresentado o cupê Abarth com linhas aerodinâmicas. No seguinte, em Turim, a Bertone mostrou o famoso "BAT" (Berlinetta aerodinâmica Tecnica), um Sprint montado sobre a plataforma do Alfa Romeo 1900.
Em 1954 foi apresentado o Alfa Romeo Giulietta Sprint, novamente em Turim, havia um plano de produzir 1000 unidades, mas o sucesso levou a uma produção de cerca de 40.000 unidades entre 1954 e 1965. 
1963 Chevrolet Corvair Testudo
A empresa investia pesado em tecnologia, em especial na área aerodinâmica, em 1956 produziram o Abarth 75 sobre um chassis Fiat 600, com ele conseguiram quebrar 10 recordes mundiais de velocidade e distância em Monza. Em 1957 a empresa começou a trabalhar com a NSU e lançou o modelo Prinz, o aumento da demanda levou a construção de uma nova fábrica em 1959, nesta época Bertone fazia história com carros como o Alfa Romeo Giulietta Sprint Especial, Aston Martin DB2 e DB4 e a Maserati 3500 GT.
Os anos 1960 marcaram o auge do estilo italiano no mercado mundial, vieram modelos como o Alfa Romeo 2600 Sprint, Ferrari 250 GT e o Maserati 5000 GT, além de duas novas parcerias com a SIMCA e a BMW. Em 1965, a Carrozzeria Bertone lançou o Fiat 850 Spider com grande sucesso comercial, este modelo levou Nuccio Bertone a aumentar a produção da empresa para 120 unidades por dia, chegando a 30.000 carros produzidos em 1968.
Lamborghini Miura
O mundo assistiu em 1966 no salão de Genebra o primeiro modelo de uma grande parceria com Ferruccio Lamborghini, o Lamborghini Miura. O Miura é considerado o carro que reinventou o conceito de alto desempenho. Desta parceria vieram o Marzal (1967) e o Espada (1968). As características da Bertone estavam mundialmente consolidadas: carros inovadores, estilo surpreendente e linhas que definiam o futuro do design automotivo.
A parceria com a Lamborghini se fortaleceu em 1970, vieram os modelos Jarama e Urraco e aquele que tornou-se um dos carros mais icônicos do mundo, o Lancia Stratos Zero. Este foi o modelo gerou o Lancia Stratos Stradale, que fez história nos campeonatos mundiais de rallye.
Lancia Stratos
Aos 88 anos, Giovanni Bertone morreu em 1972. Mesmo com a sua ausência, a empresa não parava de lançar super carros de sonhos como o Lamborghini Countach e a Ferrari 308 GT4 (1973), ou modelos de sucesso como o Audi 50 (1973), Mini 90 (1974), Fiat 131 Abarth Rally (1975) e o protótipo Alfa Romeo Navajo (1976). No mesmo ano, a empresa começou a trabalhar para a Volvo, a Bertone também passava além de projetar e produzir carros em nome das grandes montadoras, a ser responsável pela rede de vendas e assistência pós-venda.
Em 1982, Nuccio Bertone assinou outro projeto importante, o Citroën BX. Foi fechado um novo acordo comercial com a General Motors Europa, em 1986, para a produção do Kadett Cabrio e o design do Pontiac Fiero GT, além de muitos outros projetos de sucesso com outras montadoras.
Alfa Romeo Carabo
Na década de 1990 a empresa começou as pesquisas de veículos de baixo impacto ambiental, foi apresentado a releitura futurista do Abarth 750 Record elétrico, com baixo coeficiente aerodinâmico quebrou o recorde mundial de distância em uma hora de duração (199,822 km), também estabeleceu o novo recorde mundial de velocidade para carros elétricos com 303,977 km/h. Em 1994 foi o primeiro fabricante na Itália a receber o certificado ISO 9001.
Bertone Nuccio
Em 26 de fevereiro de 1997, durante o Salão Automóvel de Genebra, Nuccio Bertone morreu. A sua viúva Lilli Bertone assumiu a gestão da empresa, mas a empresa sentiu muito o desaparecimento de Nuccio. O mercado automobilístico mundial estava mudando com a entrada de montadoras asiáticas e veio a crise mundial de 2008, este cenário complicado levou a Bertone a vender a fábrica de Grugliasco para FIAT. Foi feita uma grande reestruturação e o foco passou para serviços integrados nos setores de design industrial automotivo e de transporte. 
As condições financeiras só pioraram, chegando ao ponto da empresa vender parte de seu acervo precioso de carros-conceito em 2011, como tentativa desesperada de reverter o quadro financeiro. A situação continuou se deteriorando, no dia 18 de março de 2014 foi anunciado que a empresa seria fechada se não fosse definido um novo comprador até o final do mês seguinte. Infelizmente, isso não ocorreu e o Gruppo Bertone, oficialmente, teve a sua falência decretada.
A família Bertone, tal qual a família Pininfarina, definiu e revolucionou os conceitos de estilo e design dos automóveis. Em 2006, Nuccio Bertone foi introduzido no Hall da Fama do Automóvel em Detroit, ao lado de outros ícones como Henry Ford, Giovanni Agnelli, Louis Renault e os irmãos Michelin.

Uma "parte" da lista das maravilhosas criações de Giovanni e Nuccio Bertone;

1921

SPA 9000 Sport
1923
Fiat 501
1934
Bertone Superaerodinamica
1936
Bertone Fiat 508
1952
Abarth 1500 
1953
Arnolt-MG Convertible Coupe, Alfa Romeo BAT-5, Fiat 1100 TV e Fiat 8V Spider
1954
Alfa Romeo: 1900 Sport Spider, 2000 Sportiva, BAT-7 e Giulietta Sprint, Aston Martin DB2 / DB4 Spider
1955
Alfa Romeo BAT-9, Arnolt-Bristol Spider e Coupé
1958
Abarth 1000 GT Coupé
1959
NSU Prinz Sport, Ferrari 250 GT SWB "Competição" Berlinetta Speciale
1960
Alfa Romeo Giulietta Sprint Speciale, Gordon-Keeble, NSU Wankel Spider
1961
Aston Martin DB4 GT Jet
1962
Alfa Romeo: 2600 Sprint, Giulia Sprint, GTA, ASA 1200 G.T. Coupé Bertone, BMW 3200 CS, Iso Rivolta, Simca 1000
1964
Alfa Romeo Canguro
1965
Abarth OT 1000 Spider, Fiat 850 Spider, Iso Grifo, Mazda Luce
1967
Alfa Romeo: GT 1300 júnior, Montreal, Fiat Dino Coupé, Jaguar Pirana, Lamborghini Marzal e Miura, Simca 1200S Coupé
1968
Alfa Romeo Carabo, Fiat 850 Sport Spider, Lamborghini Espada, Lambretta Luna Gama: Lui / Vega / Cometa
1969
BMW 2800 Spicup, Lambretta GP / DL Scooter 
1970
Lancia Stratos Zero, Lamborghini Urraco, BMW Garmisch 2200Ti
1971
Lamborghini Countach
1972
Lancia Stratos , Fiat X1 / 9, Citroen Camargue, Maserati Khamsin
1973
NSU Trapeze
1974
Lamborghini Bravo, Ferrari 208/308 GT4, Maserati Quattroporte II
1976
Alfa Romeo Navajo
1977
Volvo 262C, Jaguar Ascot
1978
Fiat Ritmo, Alfa Romeo Alfetta, Lancia Sibilo
1979
Volvo Tundra
1980
Alfa Romeo Alfetta 2000, Lamborghini Athon
1981
Mazda MX-81, Mercedes-Benz W126 Limousine
1982
Citroën BX
1983
Alfa Romeo Delfino
1984
Chevrolet Camaro, Alfa Romeo 90
1985
Volvo 780
1986
Citroen Zabrus, Pontiac Fiero GT
1987
Škoda Favorit, Opel Kadett e Cabrio
1988
Lamborghini Genesis
1989
Citroën XM, Bertone Freeclimber
1990
Lamborghini Diablo, Chevrolet Nivola, Daewoo Espero
1991
Citroën ZX, Cizeta-Moroder V16T
1992
Bertone Blitz
1993
Citroën Xantia
1994
Opel Astra Cabrio
1995
Fiat Punto Cabriolet
1998
BMW Pickster
2001
Opel Astra Coupe / Cabrio
2003
Alfa Romeo GT, Bertone Birusa, Changhe Ideal
2004
Aston Martin Vanquish Jet 2
2005
Bertone Villa
2006
Bertone Suagnà, Mini Cooper GP
2007
Bertone Fiat Barchetta
2008
Chery Kimo, Alfa Romeo BAT-11
2009
Bertone Mantide, Chevrolet Niva, Riich G5
2010
Alfa Romeo Pandion
2011
Jaguar B99
2012
Bertone Nuccio

Nenhum comentário: