Lola T70, 1969 |
Em 1969 veio a Lola conseguiu a primeira vitória no Campeonato Mundial de Carros Esportivos, foi nas 24 horas de Daytona com os pilotos Mark Donohue e Chuck Parsons, depois veio outra vitória com a dupla Jo Bonnier e Herbert Muller nos 1000 km de Zeltweg, dando a Lola o terceiro lugar geral no campeonato.
Já no campeonato Can-Am a Lola nunca mais triunfou até 1977, depois quando a categoria entrou em nova fase foi lançado o T333, modelo que vez a Lola campeã cinco vezes consecutivamente até 1981.
Lola T333 |
O antigo campeonato da Fórmula A organizado pela SCCA virou a Fórmula 5000 em 1968, o campeonato virou uma opção interessante de corridas de monopostos, usavam motores V8 derivados de blocos de série, mais simples e baratos que a F1.
Equipe Embassy-Hill |
Nesta época a Lola desenvolveu vários carros esporte para os novos Grupo 5 e Grupo 6, incluindo as séries T212 e T28x / T29x / T38x / T39x, que foram grandes rivais da Chevron e March, entre outros.
Mas sem esquecer da F1, Graham Hill estava em final da carreira de piloto e decidiu criar sua própria equipe patrocinada marca de cigarros da Embassy, então a Lola, que vinha de uma parceira ruim com a Shadow em 1973, decidiu apoiar o projeto da Embassy-Hill. O engenheiro da Lola Andy Smallman desenhou o “Hill GH2” para o campeonato de 1975, mas o projeto teve que ser interrompido após o trágico acidente aéreo que vitimou Graham Hill, Tony Brise, Smallman e outros membros da equipe, em novembro de 1975.
Lola T500 |
Mesmo assim a obsessão pela F1, talvez, tenha feito a Lola não dar a devida importância ao mercado americano, pelo menos até meados da década de 1980...
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