27/01/2016

Italdesign Giugiaro

Ao longo da história, a indústria automobilística de cada país ficou conhecida por características específicas, exemplo; marcas Alemãs são famosas pela engenharia, o Japão pela qualidade, os Estados Unidos pelo conforto, a Itália pelas obras primas de design e por aí vai.... 
Falando em design Italiano, já escrevemos sobre dois grandes estúdios (aqui e aqui), então vamos falar de outra fonte de obras primas; a Italdesign.
Aldo Mantovani nasceu em Turim, em 17 de outubro de 1927, ele teve uma breve experiência com o desenvolvimento de motores dos aviões e depois, aos 19 anos, entrou para a Fiat.
Na Fiat, Aldo trabalhou sob a orientação de Antonio Fessia e depois de Dante Giacosa, ele teve participação em quase todos os modelos de sucesso da Fiat no pós-guerra, mas estava decidido a ter a sua própria empresa.
Ele deixou a Fiat para abrir, com Luciano Bosio, a "Ufficio tecnico industriale vetture e veicoli (Utivv)”, depois se associou com Gino Boaretti para fundar a "Studio tecnico industriale veicoli (Stiv)", mas por fim tornou-se sócio de Giorgetto Giugiaro e juntos mudaram a história. 
 Mantovani e Giugiaro
Giorgetto Giugiaro nasceu em 1938 em Garesio,  cresceu em uma família de artistas, seu avô foi pintor de igrejas e seu pai também era pintor artístico. 
O pai de Giugiaro queria que o filho também fosse um pintor, mas o garoto não ficou muito animado porque achava que a vida dos artistas era muito dura e pouco valorizada. Durante a sua vida escolar um dos seus professores o incentivou a se aventurar por outras carreiras onde pudesse expor seus talentos artísticos e melhor remunerado.
Foi assim, aos 17 anos, que Giugiaro conseguiu o seu primeiro emprego no centro de estilo da Fiat, mas trabalhar em uma grande empresa foi um período difícil para alguém sem experiência, embora muito talentoso. 
Em dezembro de 1959 ele decidiu deixar Fiat e tornou-se chefe do centro de estilo da Bertone, onde ficou por seis anos. Esse período foi importante para lapidar o seu talento e se preparar para abrir a sua própria empresa, o seu grande sonho. Mas, antes de realizar o seu grande sonho ainda ficou alguns anos trabalhando em outro tradicional estúdio de design, a Carrozzeria Ghia.
Em 13 de fevereiro de 1968 na cidade de Moncalieri, o “Studi Italiani Realizzazione Prototipi S.p.A” era fundado por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani, mais tarde a empresa passou a ser conhecida simplesmente por Italdesign.
Ao contrário de outros estúdios que ficaram famosos por projetos de grandes esportivos, a Italdesign criou um número enorme de carros de produção em massa para marcas como Alfa Romeo, BMW e Ford, mas também criou modelos esportivos de sucesso com a Ferrari, Lamborghini e Maserati, e carros-conceito como o Bugati EB218 e a Maserati Buran.
Outro fato relevante na história da Italdesign foi a forte parceria estabelecida com uma montadora não italiana, a Volkswagen, juntos construíram uma história de sucesso com vários modelos formidáveis desde o início dos anos 1970; a primeira geração do Golf (1974), Scirocco (1974), Passat (1973) e o Audi 80 (1974). O ex-presidente da Volkswagen AG, Ferdinand Piëch, foi aprendiz de engenharia e design na Italdesign em 1972...
Em 1996, Giorgetto passou o controle da Italdesign para a geração mais jovem, o seu filho Fabrizio e Marco Mantovani, filho de Aldo. Aldo faleceu em 16 de junho de 2009, na Itália aos 82 anos.
Italdesign Columbus
As obras Giugiaro ganharam uma vasta lista de prêmios, certamente o mais importante foi o " Designer Carro do Século " em dezembro de 1999, em Las Vegas. 
Nesta premiação competiram 24 designers de automóveis famosos de todos os tempos, incluindo Jean Bugatti, Nuccio Bertone, Marcello Gandini e Bruno Sacco, um júri composto de 132 jornalistas especializados decidiu que Giugiaro deveria receber o prêmio.
Giorgetto foi o pioneiro em muitas técnicas de projeto, é justo dizer que o seu trabalho e estilo influenciou toda a indústria automobilística através de projetos como o Fiat Croma e o De Lorean DMC-12, que abusam de linhas retas e arestas afiadas. 
A Italdesign também contribuiu com muitos projetos inovadores em outros mercados, como telefones, relógios, máquinas fotográficas e até no design
Uno Capsule System
de computadores. 
Em maio de 2010 a Italdesign fechou um acordo e transferiu 90,1% de suas ações para a subsidiária da Audi AG, a Lamborghini Holding SpA, a compra abrangeu a marca e todas as patentes. A família Giugiaro ficou com o restante das ações, Giorgetto Guigiaro e seu filho, Fabrizio Giugiaro, continuaram a ter papéis de destaque na empresa até julho de 2015 quando foi anunciado a venda das ações remanescentes da famíla para a Audi AG .
Atualmente a matriz da empresa continua localizada em Moncalieri, 10 km ao sul de Turim, o grupo emprega cerca de 1.100 pessoas com faturamento anual acima de €100 milhões. No seu portfólio oferece projetos de estilo, engenharia e prototipação para automóveis e outros produtos.
Alguns dos seus principais projetos;
1973; VW Passat
Passat 1973

1974; VW Golf
1976; Lotus Sprit S1
1978; Audi 80
1979; Lancia Delta
1980; Fiat Panda, De Lorean DMC-12
1983; Fiat Uno
1984; Saab 9000
1986; Fiat Croma
1992; Subaru SVX 
VW W12
1993; Bugatti EB112, Fiat Punto, Seat Ibiza 
1996; SEAT Cordoba
1997; VW W12
1998; Maserati 3200 GT
1999; Bugatti 18/3 Chiron
2002; Alfa Romeo Brera, Maserati Spyder
2003; Daewoo Magnus 
2005; Fiat Croma
2006; Fiat Grande Punto, Alfa Romeo 159, Ford Mustang Giugiaro

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