18/02/2016

The Outlaws


Nos Estados Unidos a A.M.A. (American Motorcycle Association) define regras de comportamento e conduta para Moto Clubes associados, isso foi um esforço para brecar a escalada de violência associada aos MC durante os anos 1960 e 1970, os clubes que não seguem estas regras são considerados como “outlaws”. Essa proximidade de nomes e conduta reforçou a fama de um dos mais antigos grupos de motociclistas em atividade, o “The Outlaws Motorcycle Club”. 
A reunião inaugural para criação do “McCook Outlaws Motorcycle Club” aconteceu em 1935 no Matilda´s Bar que ficava na antiga Rota 66 em McCook, um subúrbio do sudoeste de Chicago, Illinois. O MC atravessou o período da Segunda Guerra Mundial sem grandes atividades, após o término do conflito grande parte de seus membros passou a ser formada por ex-combatentes que buscavam recuperar a motivação pela vida e superar os traumas pós-guerra. 
Em maio de 1946 foi realizado um grande evento no Soldier Field, em Chicago, que marcou o "renascimento" do clube.
Ao longo de sua história os “Outlaws” desenvolveram grandes rivalidades com outros MC e em especial com os seus arquirrivais os “Hells Angels”. Os membros dos Outlaws usam bastante a expressão “ADIOS” cujo real significado não é “adeus” em espanhol, mas “Angels Die In Outlaw States". Tal quais os “Hell Angels” os “Outlaws” também tem seu lema: "Deus perdoa, Outlaws não", dispensa comentários...
Em 1950 o clube saiu de McCook para Chicago e decidiram mudar o nome de "McCook Outlaws" para "Chicago Outlaws". O logotipo do clube era uma motocicleta alada e foi alterado para uma pequena caveira com o nome do clube estampados com letras no estilo Old English. Em 1954 foram adicionados pistões cruzados reforçando o espírito fora da lei do grupo, uma versão final foi redesenhada em 1959.
Em 1964 os "Gipsy Outlaws" no estado de Milwaukee tornaram-se o segundo capitulo oficial do clube, em julho de 1967 era criado o primeiro capítulo na Flórida, não se sabe ao certo o número de membros ativos dos diversos capítulos dos "Outlaws", mas parece que número de associados não é o que define a relevância e atitude do grupo. 
Tradicionalmente o clube só aceita homens e as motocicletas tem que ser de fabricação americana, com cilindrada mínima, mas na Europa são aceitas motocicletas de outras marcas, desde que com o estilo correto. 
Fora dos Estados Unidos os “Outlaws” tem presença marcante em países como Nova Zelândia, Russia, Japão e diversos países da Europa. No Reino Unido os “Outlaws” surgiram com a junção de diversos MC menores em 1992, mas o capítulo da França é considerado o primeiro capítulo oficial aberto na Europa em 1993. Hoje os “Outlaws” se tornaram o maior MC no Reino Unido, com mais membros do que os “Hells Angels” local.
A proximidade com o crime e os excessos também foi marcante na história do grupo.
O FBI chegou a colocar o líder mundial dos “Outlaws” Taco Bownan como um dos dez mais procurados fugitivos do FBI. Bowman está na prisão desde 1999 acusado por três assassinatos, ele foi preso quando agentes federais e a SWAT invadiram a sede do grupo em Daytona Beach, Flórida, à procura de drogas, armas e contrabando.
Em 2007 Frank Rego Vital da cidade de Roberta, Georgia, membro dos “Outlaws” foi baleado e morto por dois membros do “Renegades MC” em um tiroteio no estacionamento de um clube de strip. Já em Chicago em 2008 a sede dos “Outlaws” foi invadida por agentes do FBI e uma equipe da SWAT, que utilizou até veículos blindados na invasão.
Em agosto de 2009, 15 membros do capítulo "Outlaws Philadelphia" foram presos por tráfico de drogas, entre os presos estavam alguns líderes do grupo Thomas "The Boss" Zaroff Jr. e Charles "Panhead" Rees. 
Em julho de 2012 os US Marshalls invadiram a sede de Indianópolis e prenderam 42 membros acusados de crimes como fraude postal e lavagem de dinheiro. 
Esses são só alguns exemplos, ocorreram muitos outros casos de violência e condenações em vários capítulo nos Estados Unidos e em outros países, em novembro de 2008 no Reino Unido, sete membros do capítulo de Warwickshire foram condenados à prisão perpétua por assassinato.
Polêmicas a parte, em 2005 o “Outlaws MC” celebrou o seu 70º aniversário, hoje os “Outlaws” continuam como um dos maiores clubes da motocicleta em todo o mundo, um dos “Big four” como explicamos aqui...

Nenhum comentário: