Para muitos entusiastas, um carro não é "customizado" de verdade sem uma pintura exclusiva...
Aqui não somos tão radicais assim, mas para estes "extremistas" isso quer dizer que não basta a cor ser diferente da original, a pintura terá que ter efeitos ou cores customizadas, o que normalmente só é conseguido através de técnicas especiais!!
Aqui não somos tão radicais assim, mas para estes "extremistas" isso quer dizer que não basta a cor ser diferente da original, a pintura terá que ter efeitos ou cores customizadas, o que normalmente só é conseguido através de técnicas especiais!!
Atualmente, temos varias opções para criar uma pintura customizada, mas ainda (ufa!) demanda muito talento e técnica, então dependendo de qual for a escolha haverá considerável aumento do custo da restauração ou personalização.
Mas, nem sempre foi assim...😕
Sabemos que a indústria automobilística surgiu na virada do século XIX para o século XX, na época os automóveis eram pintados à mão com um pincel, exatamente como as carruagens e carroças.
Mas, nem sempre foi assim...😕
Sabemos que a indústria automobilística surgiu na virada do século XIX para o século XX, na época os automóveis eram pintados à mão com um pincel, exatamente como as carruagens e carroças.
Nos anos 1900 as tintas usadas eram chamadas de "esmalte índia", muito rudimentares pelo tempo necessário para secagem, dificuldade de aplicação e baixa durabilidade.
Além disso tudo, basicamente, as opções de cores disponíveis eram; preto, marrom escuro e verde escuro.
Além disso tudo, basicamente, as opções de cores disponíveis eram; preto, marrom escuro e verde escuro.
Por volta dos anos 1920 ocorreu uma pequena revolução com o aparecimento dos esmaltes de nitrocelulose, estes secavam muito mais rápido e podiam ser pulverizadas em vez de aplicadas por pinceis (escovação), as variações de cores também aumentou bastante.
Na década seguinte vieram os acabamentos brilhantes e tintas mais duráveis, o gosto do público também mudou e o "pretinho básico" e cores escuras foram perdendo espaço para tons mais claros, alegres e efeitos como as pinturas em "2 tons".
A evolução continua até hoje com as tintas ecologicamente corretas a base de água, que estão rapidamente substituindo os produtos a base de petróleo muito mais poluentes e tóxicos...
Mas chega de história, o foco neste post são as técnicas (e artistas) de pintura personalizadas.
Esta forma de "arte" nos carros se desenvolveu junto com os movimentos de customização, kultura kustom e hot rods, que ocorreu a partir do final dos anos 1930, principalmente nos EUA.
Aqui no blog já falamos de alguns destes artistas em outros posts; Ed Roth, Von Dutch, Dean Jeffries, entre outros.
Antes de falar de técnicas, vale lembrar de 3 regrinhas importantes quando se fala de pintura customizada:
Mas chega de história, o foco neste post são as técnicas (e artistas) de pintura personalizadas.
Esta forma de "arte" nos carros se desenvolveu junto com os movimentos de customização, kultura kustom e hot rods, que ocorreu a partir do final dos anos 1930, principalmente nos EUA.
Aqui no blog já falamos de alguns destes artistas em outros posts; Ed Roth, Von Dutch, Dean Jeffries, entre outros.
Antes de falar de técnicas, vale lembrar de 3 regrinhas importantes quando se fala de pintura customizada:
1) Faça testes antes de começar a pintar para valer;
Não existe uma receita pronta, então como prever qual será o verdadeiro resultado?
Simples, testando!
Aqui vale esclarecer que os pintores experientes não confiam apenas em amostras de catálogo, sempre haverá uma diferença de tons. Isso ocorre porque a tonalidade real da tinta aplicada sofre variação conforme o ângulo de visão e, principalmente, da incidência de luz natural.
Não existe uma receita pronta, então como prever qual será o verdadeiro resultado?
Simples, testando!
Aqui vale esclarecer que os pintores experientes não confiam apenas em amostras de catálogo, sempre haverá uma diferença de tons. Isso ocorre porque a tonalidade real da tinta aplicada sofre variação conforme o ângulo de visão e, principalmente, da incidência de luz natural.
Mas atenção; não faça os testes direto no seu carro, comece fazendo testes em objetos para prova, óbvio!
2) Não esqueça de prever como será fazer retoques ou pequenos reparos;
Em um carro com pintura especial é complicado fazer um retoque ou uma repintura parcial, isso se for possível...
Muitas vezes para reparar um risco ou uma pequena batida será necessário pintar a peça toda, quando não o veículo inteiro, do contrário a área repintada ficará com manchas ou diferenças gritantes dos tons.
Combine a técnica de pintura escolhida com o uso final do carro, se for um carro de uso constante existirá muito mais probabilidade de pequenos riscos ou batidas.
Outra boa prática é guardar um pouco da tinta original, mesmo sendo difícil manter a tinta por muito tempo sem estragar.
Muitas vezes para reparar um risco ou uma pequena batida será necessário pintar a peça toda, quando não o veículo inteiro, do contrário a área repintada ficará com manchas ou diferenças gritantes dos tons.
Combine a técnica de pintura escolhida com o uso final do carro, se for um carro de uso constante existirá muito mais probabilidade de pequenos riscos ou batidas.
Outra boa prática é guardar um pouco da tinta original, mesmo sendo difícil manter a tinta por muito tempo sem estragar.
3) Gosto não se discute!
Dizem que no máximo se lamenta 😄😄...
O fato é que mesmo que o orçamento disponível for ilimitado, não haverá certeza de sucesso. Então, é melhor ir com calma na imaginação!
O fato é que mesmo que o orçamento disponível for ilimitado, não haverá certeza de sucesso. Então, é melhor ir com calma na imaginação!
As principais técnicas de pinturas estão citadas na segunda parte deste post...
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