19/03/2017

The Pagans

Aqui no blog já falamos sobre alguns MC´s famosos, “Hells Angels”, “The Outlaws” e “The Bandidos”, agora chegou a vez de fecharmos a quadra dos "Big four" com os “The Pagans”.
Os “Pagan's Motorcycle Club” ou simplesmente “The Pagans”, é um MC fundado em 1959 em Prince George's County, Maryland, o fundador foi Lou Dobkin que também foi o primeiro presidente do MC, a sede atual está localizada em Delaware County, Pensilvânia. 
O começo do MC foi tímido com apenas 13 membros, o curioso é que diferentemente de outros MC americanos da época, os Pagans andavam com motos Triumph e não Harley-Davidson.
Na década de 1960 o grupo se expandiu rapidamente, foi definida uma “constituição” formal e criada uma estrutura de governo formada por 13 a 18 membros com um presidente nacional, ainda hoje os Pagans são reconhecidos por ser um MC com organização rígida e hierárquica. Para se tornar um membro efetivo, os requisitos mínimos são ter pelo menos 21 anos de idade e ser dono de uma motocicleta Harley-Davidson, ah, o motor da moto precisa ser 900cc ou maior.
Os Pagans também tratam com muito cuidado as insígnias oficiais do MC, os membros usam coletes azul denim (jeans) e não o preto (couro). O logo caracteriza o gigante nórdico "Surtr" que se senta ao sol empunhando uma espada, a imagem foi tirada de uma ilustração de Jack Kirby na edição 97 dos quadrinhos "Journey into Mystery", acima da imagem aparece a palavra "Pagan's" e abaixo a sigla "MC", ambos escritos em vermelho, branco e azul.
Outros MC dificilmente admitem envolvimento com atividades ilegais, mas os Pagans não se importam com isso, talvez eles até gostem e por isso assumem explicitamente a sua cultura de violência. 
Após o ano de 1965, principalmente no período sob a liderança de John "Satan" Brown, o grupo evoluiu para uma gangue de motociclistas fora da lei com laços com o crime organizado, como a máfia americana. A sede principal (Mother Club) não fica muito tempo em um local fixo, ao contrário de outros MC os Pagans não incluem referências ao seu capítulo local em suas insígnias, as autoridades acreditam que o objetivo é dificultar a identificação de envolvidos em confusões.
Muitos membros são conhecidos por assumir opiniões fascistas ou racistas, e também não se importam de usar símbolos para ressaltar claramente suas crenças. 
O sargento nacional de armas do grupo é responsável por escolher 13 membros para atuar como "Enforcers", ou "Reguladores", o objetivo deste grupo é dissuadir toda a oposição ao MC, se necessário com métodos de intimidação e violência. As disputas normalmente são resolvidas através da violência, o que reforça a imagem geral do grupo ser formado por “bad boys”. 
Vamos ver alguns fatos da longa ficha corrida do envolvimento de membros do MC com atividades criminosas;
😠1994: Ocorria um evento de caridade organizado pelo Tri-County MC em Hackettstown, New Jersey. Os Pagans apareceram, mas o objetivo não era ajudar na caridade, mas intimidar os clubes de motos locais para manter longe os Hells Angels, seus grandes inimigos. Logo estourou uma briga que terminou com a morte de 2 Pagans, Glenn Ritchie e Diego Veja, além de vários feridos.
😠2002: 73 membros dos Pagans confrontaram membros dos Hells Angels no Hellraiser Ball em Long Island, Nova York. A briga resultou na morte de um Pagan e 10 feridos. A represália veio duas semanas depois, quando um salão de tatuagens de propriedade de um Pagan na Filadélfia foi incendiado.
😠2005: Os Hells Angels são mesmo os seus maiores desafetos, na Philadelphia, os Pagans supostamente assassinaram o vice-presidente do capítulo local dos Hells Angels. Os Hells Angels decidiram fechar o capítulo, indicando que eles podem mesmo terem sido expulsos da região.
😠2010: Uma investigação levou 19 membros dos Pagans foram presos em Rocky Point, Nova York, as acusações foram conspiração para assassinar membros dos Hells Angels, além de assalto, trafego de drogas, extorsão e porte ilegal de armas.
Atualmente, estima-se que os "The Pagans" são formados por 350 a 400 membros, distribuídos em 44 capítulos em 13 estados nos EUA; Delaware, Flórida, Kentucky, Maryland, Michigan, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia, Carolina do Sul, Virgínia e West Virginia.
O histórico de confusões e crimes envolvendo drogas, armas, violência e relações com o crime organizado fazem os Pagans serem considerados o MC mais temido do planeta. Oficialmente para as autoridades americanas os Pagans fazem parte dos grupos “one-percenter”, os MCs foras da lei, para muitos é supostamente um sindicato do crime organizado.
A questão é que após tantos anos desde a sua criação, ficou difícil diferenciar o que é estilo de vida dos seus membros e o que é parte de uma estratégia para criar uma imagem perante o público e MC rivais. O fato concreto é que os Pagans continuam se envolvendo em conflitos com policiais e outros MC, em especial com os Hells Angels.

Nenhum comentário: