19/05/2018

Alex Xydias


Em 22 de março de 1922, em Los Angeles, Califórnia, nascia Alex Xydias. O pai de Alex era um proeminente produtor de filmes (mudos), a sua infância foi tranquila, mas desde cedo muito apaixonado pelos automóveis. 
Enquanto Alex cursava a “Fairfax High School “ comprou o seu primeiro hot rod, um Ford roadster 1929, ele arrumou diversos trabalhos temporários para pagar o carro. Ao se formar na high school Alex ainda trabalhou em um posto de gasolina para economizar dinheiro até comprar um outro carro, um Ford cupê de três janelas e depois um cabriolet 1934. 
Em 1940, entrou para o clube “The Wheelers”, associado ao S.C.T.A. (Southern California Timing Association) em Norwalk, Califórnia, em 1942 ingressou no Army Air Corps, servindo como engenheiro de B-17 durante o período da segunda guerra mundial. 
Alex estava de folga e foi assistir uma corrida de rua, em San Fernando Valley, lá teve a inspiração de unir sua paixão por carros como um meio de ganhar a vida, decidiu abrir uma loja de peças, uma Speed Shop. Em 3 de março de 1946, com dinheiro emprestado, Alex abriu a loja da “So-Cal Speed” em Burbank. 
Logo depois, Alex se juntou ao lendário entusiasta Dean Batchelor e desenvolveram um “streamliner” para bater recordes de velocidade. Empurrado por um motor Mercury V8 e carburadores Edelbrock o carro atingiu 210 mph, em 1950. Em 1951, junto com alguns outros amigos formaram a Equipe de Corrida da “So-Cal Speed Shop”, os seus hot rods ficaram famosos, pois logo chegaram a 190 mph. 
Alex começou outro projeto pessoal, passou a documentar e filmar as principais corridas, como Bonneville, NASCAR, Pikes Peak, F-Indy e as 24 Horas de Sebring.
Em 1961 decidiu encerrar as atividades da SO-CAL, logo em seguida, em 1963 aceitou o cargo de editor da revista Car Craft da Petersen Publishing, trabalhando lá por mais de 12 anos até se transferir para a “Hot Rod Industry News”, onde se tornou editor. 
Enquanto esteve na “hot rod industry News” foi o diretor da anual “Petersen Trade Show”, que posteriormente acabou se tornando a SEMA (Specialty Equipment Market Association).
Por fim, após deixar a Petersen, Alex foi trabalhar com o sócio Mickey Thompson para organizar a feira de equipamentos off-road SCORE.
Em 1982, Alex foi introduzido no Hall of Fame da SEMA, além do hall da fama da Revista HOT ROD e no “Hall of Fame da Route 66”. 
Decidiu se aposentar em 1987, mas junto com o amigo Pete Chapouris conseguiu reviver a lendária “SO-CAL” em 1997, a nova "SO-CAL" está em atividade até hoje, apesar de não ter mais envolvimento com Xydias.
Alex também recebeu o prêmio “Robert E. Petersen Lifetime Achievement Award” em 2008.
Alex continua desfrutando da aposentadoria, aos 96 anos, na California. Pelo valor de sua carreira ele frequentemente é convidado de honra em eventos relacionados ao mundo hot-rod, do qual foi um importante pioneiro e incentivador.

Nenhum comentário: